alma lusitana: os autores de outubro

Fotografia da minha autoria



Uma viagem literária para descobrirmos autores portugueses


O sorteio do Alma Lusitana quis que outubro se revestisse de poesia, talvez por ser um género literário que combina tão bem com o outono. Se sou suspeita nesta observação? Completamente! Desta forma, a proposta será ler Al Berto, enquanto autor para descobrir, e Francisca Camelo, enquanto autora que já li e recomendo.


 al berto

Natural de Coimbra, o poeta e editor exilou-se em Bruxelas, entre 1967 e 1975, dedicando-se ao estudo de Belas-Artes. Publicou o seu primeiro livro dois anos depois de regressar a Portugal e a sua atividade literária encontrou na poesia a sua expressão principal. Ganhou o prémio Pen Club de Poesia, em 1987, e, a título de curiosidade, Al Berto é o pseudónimo de Alberto Raposo Pidwell Tavares.

      

      

      

      


 francisca camelo

Natural do Porto, a poeta é co-fundadora d' A Bacana, uma «plataforma online de divulgação de literatura e arte», e tem poemas compilados em várias revistas - para além dos livros. De acordo com a própria, gosta de ouvir Chavelas Vargas, de halloumi e de comprar flores sozinha. Em paralelo com a escrita, organiza perfomances de Spoken Word e «conversas mensais com outros poetas, no seu projeto Sin.Cera».

      

      


O Alma Lusitana tem grupo no Goodreads

Comentários

  1. Parece-me uma excelente aposta.

    Vou ficar de olho como sempre. Até porque leio pouca poesia.

    Beijinho grande, minha querida!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também é um compromisso que quero abraçar com mais regularidade, porque adoro poesia, mas sinto que ainda leio pouco este género.
      Embora só tenha lido um livro, recomendo imenso a Francisca Camelo 😍 mal posso esperar por descobrir Al Berto

      Eliminar
  2. Não li ainda nenhum dos livros que mencionas 🫣

    ResponderEliminar

Enviar um comentário