bullet journal literário 2025

Fotografia da minha autoria



O compromisso de preparar o Bullet Journal Literário para as leituras do ano seguinte tem sido um dos mais estimulantes: por um lado, porque fico com uma noção clara dos livros que ainda tenho para descobrir e, por outro, porque consigo desligar do que me rodeia, alinhando o meu lado criativo. Nem sempre sei a imagem que pretendo, aliás, na maior parte das vezes só a defino no momento em que me sento a construir as páginas, mas divirto-me muito no processo.

A única preocupação continua a ser mantê-lo prático e funcional a longo prazo. Por isso, prefiro dedicar mais tempo nesta produção inicial e, depois, partir livre para cada leitura - embora, em 2025, tenha decidido criar uma espécie de bilhete de identidade para os livros que for lendo.

Tudo organizado no seu devido lugar, o BuJo está pronto para embarcar nesta viagem.


o bullet journal literário

É importante, para mim, ter um caderno versátil e com uma certa mobilidade na sua estrutura, para o ir personalizando conforme as minhas necessidades. Por esse motivo, em 2021, fez-me todo o sentido adquirir um Caderno Inteligente, que correspondeu totalmente às expectativas. Já em 2023, como queria um modelo na cor lilás, mudei para uma versão mais económica, o Tália, que me tem acompanhado desde então. E renovamos a nossa união neste ano novo.

Os separadores que compõem o BuJo vão sendo adaptados de acordo com os desafios pensados. Assim, arquivei o Alma Lusitana, o Ler Djamilia e o 12 livros para 2024, já que não os faria transitar para 2025. Por oposição, sabia que ia querer incluir outras dinâmicas.


os separadores independentes

🔖 LIVROS E EBOOKS POR LER

   

A grande novidade é que, a juntar aos livros físicos, terei e-books para explorar, uma vez que me ofereci um Kobo. Combinando os dois formatos, e incluindo livros que me emprestaram, tenho 38 histórias para descobrir. Conforme as terminar, pinto o quadrado correspondente.

Uma vez mais, optei por indicar o ano de aquisição dos livros. Neste momento, só tenho títulos comprados em 2024, mas sei que comprarei mais e, assim, vou-me organizando melhor.


🔖 TO BE READ

   

Compreendi que criar listas de leituras mensais é uma dinâmica que funciona bem comigo. Não quer dizer que vá ler todos os livros que enumerei ou que leia apenas aqueles, mas ter esse guia facilita-me a vida. E achei que seria interessante, este ano, incluir um «expectativa vs realidade», para ver qual era a minha intenção para aquele mês e como é que, de facto, correu.


🔖 OS LIVROS DE 2025


Um separador que requer poucas explicações, já que será aqui que registarei todas as leituras de 2025: divididas por mês e enumeradas pela ordem em que forem lidas.


🔖 GASTOS E POUPANÇAS

   

Outra das novidades deste BuJo prende-se com o separador para Gastos e Poupanças.

Ser consciente na hora de comprar livros é uma preocupação cada vez mais evidente. Sei que nada substitui a magia da possibilidade, de olhar para as estantes e ter vários caminhos por onde seguir, mas não quero correr o risco de acumular e de ir deixando histórias para trás, quando as adquiri cheia de vontade de as descobrir. Portanto, pensei em três frentes:

1. Assinalar os livros que comprei em cada mês e quanto gastei;
2. Anotar se ativei a subscrição do Kobo Plus e os livros que li por lá (tendo em conta que comprei o Kobo, quero explorar mais este formato);
3. Registar o que amealhei na Apparte: desde meados de agosto, tenho posto 1€ de lado por cada livro terminado. Esse será o orçamento para a Feira do Livro do Porto e quero ter noção daquilo que consegui juntar em cada mês. 


🔖 CURIOSIDADES LITERÁRIAS


À semelhança do que fiz no ano passado, criei um separador para anotar dados que me pareçam interessantes acerca das minhas leituras mensais (pontos em comum, géneros, estatísticas, estados de espírito, entre outros).


🔖 FAVORITOS


Voltei a recuperar este separador, porque sinto que será um ótimo aliado. Deixei de atribuir estrelas aos livros lidos, mas continuo a ter um sistema de classificação pessoal, até para ser fácil de organizar os favoritos do ano. Em 2024, punha um coração nas obras que me marcavam em cada mês e acrescentava a anotação nas curiosidades literárias. No entanto, para 2025, queria algo que me ajudasse a filtrar melhor as histórias que me arrebataram.


os separadores dos desafios literários

🔖 GOODREADS READING CHALLENGE
O Goodreads Reading Challenge não tem separador específico, mas não queria avançar sem partilhar este dado. A minha estratégia tem sido definir como desafio o número de livros que tenho na estante por ler, contudo, para 2025, quis elevar um pouco mais a fasquia. Nos últimos anos, tenho ultrapassado os 100 livros lidos, mas ainda não me sinto capaz de pôr a meta nesse patamar, portanto, achei por bem comprometer-me a ler 52 (um livro por semana).


🔖 6 AUTORES PARA 2025

   

Converso muito com a Sofia sobre livros, leituras e desafios literários. E foi, precisamente, no decorrer de mais uma conversa dentro do tema que começamos a estruturar o desafio de lermos cinco autores em 2025. A ideia foi partir de nomes que já conhecemos ou que nos despertam curiosidade e com pouca bibliografia, para conseguirmos ler o que têm publicado. 

Eis os escolhidos:
  • João Pinto Coelho;
  • Ana Bárbara Pedrosa;
  • Lourenço Seruya;
  • Valérie Perrin;
  • Aurora Venturini;
  • Mafalda Santos.

A Wheel Of Names foi a nossa aliada para definirmos a ordem pela qual leremos os livros - com exceção de janeiro, que utilizaremos para descobrir aqueles que a outra já leu.


🔖 CLUBES/DESAFIOS DE LEITURA


O Livra-te é, neste momento, o único clube de leitura ao qual pertenço e, por esse motivo, gostava de ser ainda mais regular a participar. Aliás, queria muito, todos os meses, ler pelo menos uma das escolhas, mas sei que dependerá sempre do quanto quiser ler os livros.

Este separador foi criado a pensar no Livra-te, mas será utilizado para outros desafios/clubes que pretenda abraçar - ou, inclusive, para livros que possam ser enviados por editoras e que acabo por priorizar, ainda que não exista qualquer compromisso nesse sentido.


🔖 ESTANTE CÁPSULA


As leituras que não estiverem associadas a qualquer desafio, figurarão neste separador.


extra: apostar nos favoritos do ano

Estávamos na Miss Pavlova a conversar, uma vez mais, sobre livros, quando a Sofia lançou outro desafio para a mesa: olhar para a lista dos livros por ler e dizer quais poderão ser os nossos favoritos do ano. Ambicioso, bem sei, mas é claro que não recusei o exercício. 

As minhas fichas foram colocadas nos seguintes:
  • 10 Minutos e 38 Segundos Neste Mundo Estranho, Elif Shafak;
  • O Que a Chama Iluminou, Afonso Cruz;
  • Perguntem a Sarah Gross, João Pinto Coelho;
  • Dores Crónicas, Bruno Nogueira;
  • Onde Crescem os Limoeiros, Zoulfa Katouh;
  • Amor Estragado, Ana Bárbara Pedrosa.

Nesta lista, ainda incluo os livros da Rita da Nova e do Hugo Gonçalves, que serão lançados este ano. E o da Madalena Sá Fernandes, caso existam novidades em 2025


Comentários

  1. Adoro a forma como organizas o BuJo.
    Encontrei uma APP, a Bookmory e iniciei um reading journal.
    Estou a adorar a ideia. Para o ano atrevo-me num BuJo.
    Beijinho grande, minha querida!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, minha querida 🥺
      Não conhecia, obrigada pela partilha! Estás a gostar?
      Apesar da falta de jeito para o desenho, tenho mesmo gostado desta dinâmica de construir o bujo, podendo adaptá-lo ao longo do ano

      Eliminar

Enviar um comentário