propósitos para dois mil e vinte e cinco

Fotografia da minha autoria



As resoluções de ano novo têm sofrido metamorfoses, para se irem adequando melhor ao que pretendo. Nunca tive projeções de maior, sendo consciente no momento de enumerar objetivos, até porque sei que não preciso dessa pressão acrescida. Além disso, acredito que planear em demasia corta parte do entusiasmo da descoberta e a verdade é que existem circunstâncias que não controlamos, portanto, ponderação continua a ser uma das minhas palavras de ordem.

Neste alinhar de expectativas, procurando minimizar os danos de eventuais frustrações, também percebi que funciono melhor se fizer desta dinâmica um guia, porque me motiva.

Os pontos mais pessoais ficam comigo, mas existem alguns propósitos para 2025 que gostava de assinalar. Antes de os revelar, permitam-se só recuperar os do ano anterior: não só para fazer uma breve análise, mas também porque sei que há alguns que pretendo prolongar.


os propósitos de dois mil e vinte e quatro

Ir a mais espetáculos ao vivo: creio que fui a um quase todos os meses e sei que foram um combustível necessário para encarar alguns momentos com outro ânimo. Além disso, é sempre maravilhoso ver ao vivo artistas que admiramos.

Escrever o segundo livro: não aconteceu, embora continue a escrever poesia com mais regularidade. Além disso, surgiu-me uma ideia para uma história. Ainda não sei o caminho, mas também não a largarei para já.

Criar uma rotina de escrita fora de casa: talvez não lhe possa chamar rotina, mas saí mais vezes para escrever e isso deu-me outra motivação e perspetiva.

Não falhar com o podcast, nem com a newsletter: em agosto, achei melhor fazer uma pausa no podcast, para desfrutar das férias, mas a newsletter continuou o seu ritmo semanal. Portanto, foi um propósito bem conseguido. 

Continuar a comprar livros de um modo consciente: comprei muitos livros em 2024, não vos vou mentir, mas fico feliz por sentir que foram escolhas conscientes, nos momentos mais oportunos para mim. Além disso, transitei para 2025 com poucos dessa lista e isso deixa-me satisfeita.

Recuperar as Inconfidências: apesar de todas as crises de identidade que me fizeram questionar o meu percurso no blogue, sobretudo, acho que o propósito foi alcançado.

Visitar mais museus e livrarias: não acrescentei muitas novidades nesta área, porém, o museu e as livrarias que descobri encheram-me as medidas.


os propósitos para dois mil e vinte e cinco

A intenção não é ter uma lista inflexível, que me traga mais ansiedade por não estar a alcançar certas metas, mas, antes, ter um propósito, algo pelo qual lutar, porque acho que isso nos fortalece sempre, ao mesmo tempo que nos permite descobrir novas versões de quem somos.

✦ Alinhar mais vezes a agenda com as minhas pessoas
Gosto muito de ficar por casa, mas estar com as minhas pessoas é algo que não dispenso. Por isso, quero mesmo encurtar mais vezes a distância e marcar programas que nos juntem à mesa - ou noutro lugar qualquer, desde que possamos estar juntos. 

✦ Continuar com as sessões de escrita
Acompanhada ou sozinha, é uma dinâmica que pretendo manter: primeiro, porque a escrita é uma parte fundamental de quem sou; segundo, porque acredito que é um programa de autocuidado extraordinário. Depois de cada sessão de escrita, voltava a casa renovada, com mais pensamentos para explorar, portanto, parece-me lógico prolongar este compromisso.

Comprar bilhetes para espetáculos ao vivo
À semelhança do ano anterior, não sei se conseguirei ter planos mensais, mas quero que continue a ser um investimento regular. Além disso, quero muito voltar ao teatro.

Ver mais filmes
Este talvez seja o propósito mais livre e para o qual parto de expectativas bem calibradas, porque não tenho a relação mais próxima com a sétima arte e sei que não é aquela que procuro de imediato. No entanto, há tantos filmes que gostava de ver, que me parece um desperdício não fazer um esforço nesse sentido.

Ir ver mais jogos ao vivo
Quer no Estádio do Dragão, quer no Dragão Arena. A agenda nem sempre se alinha, mas adoro a emoção de ver um jogo ao vivo. E gostava muito de a sentir mais vezes ao longo do ano, a ver futebol, hóquei ou basquetebol.

Fazer algo pela primeira vez
Parto de olhos vendados para esta, porque não tenho algo concreto em mente. Apenas sei que gostava de voltar a experienciar o que senti, o ano passado, ao andar de avião, por exemplo. Aceito sugestões para este departamento.

Trazer conteúdo diferente para o blogue
Escrever sobre livros é algo que me dá alento, mas sei que não quero que o Entre Margens seja apenas sobre esta parte da minha vida. Quero escrever sobre temas que me interessam, quero partilhar mais poemas, quero trazer crónicas, quero que o blogue seja aquilo que sempre foi: uma manta de retalhos onde me sinto bem a partilhar o que me inspira.

Continuar a comprar livros de uma forma consciente.

Explorar mais o roteiro gastronómico
No meu notion, tenho uma página com restaurantes/cafés que quero experimentar (sozinha ou com amigos). Espero que 2025 seja generoso ao ponto de conseguir riscar grande parte deles da lista (mas sem pressões, até porque é uma lista com tendência para aumentar).

Ter uma rotina de skincare
Cuidar da minha pele tem sido uma prioridade, por esse motivo, faz-me todo o sentido incluir uma rotina de skincare nesta lista de propósitos. Além disso, sei que deixar este lembrete é uma forma de não descurar o compromisso comigo.


Bom ano ✨

Comentários

  1. Andréia torcendo pra você conseguir realizar os propósitos para 2025 bjsss.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada, Lucimar!
      Espero que tenha um excelente ano 🍀

      Eliminar
  2. Propositos inspiradores *.* Estamos juntas em muitos deles :) Eu sabia qwue ias gostar tanto de andar de aviao como eu gosto :D

    ResponderEliminar
  3. Para este ano propus-me a ler mais autores portugueses, quero ver um concerto do João Pedro Pais e da Mimicat e já tenho bilhete para ver os OneRepublic em novembro. Quero ir conhecer o Centro de Interpretação do José Luís Peixoto. E para já é isso,

    Beijinho grande, minha querida!

    ResponderEliminar
  4. Siiiigaaaaa para mais sessões de escrita!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário