#114 M DE...
Fotografias da minha autoria |
... Bullet Journal Literário!
Escrever opiniões sobre livros não é algo que faça desde sempre. Aliás, levou algum tempo até que despertasse para este conteúdo blogosférico, talvez por ter pouca confiança ou por sentir que, sendo uma leitora em crescimento, ainda não tinha ferramentas suficientes para dissertar acerca desta paixão. No entanto, quando comecei a priorizá-la, percebi que era fundamental anotar todas as sensações e pensamentos referentes à obra em questão - que me parecessem relevantes -, para que fosse o mais completa e justa possível. E a verdade é que, de todos, é o método que melhor resulta comigo.
Fi-lo sempre de um modo descomplicado, mas confesso que a organização por Bullet Journal fascinava-me cada vez mais: por incitar o nosso lado criativo e por tornar este processo mais pessoal e singular. Então, para 2020, conforme mencionei nesta publicação, aventurei-me a criar um, mantendo presente dois princípios: a simplicidade e a praticabilidade. Porque, embora possa possibilitar um bom momento de descontração, não quero que me retire tempo de qualidade enquanto estiver a ler. Assim, com um design minimal - e transversal ao Entrelinhas e aos Clubes de Leitura - deixei-me levar por este mundo colorido de canetas e lápis de cor, chegando ao final que pretendia.
Têm Bullet Journal?
Confesso que não tenho, mas tenho uma espécie de ritual: escrevo sempre a resenha depois de ler o livro para não me esquecer dos detalhes. =)
ResponderEliminarBeijinho grande e bom fim-de-semana!
Há uns tempos, tentei fazer o mesmo. Assim também era uma maneira de rentabilizar melhor o tempo, mas depois deixou de ser possível. Mas acho uma forma formidável de organização :)
EliminarObrigada e igualmente, minha querida
Por acaso não tenho, mas acho bastante interessante! :)
ResponderEliminarbeijinhos
www.amarcadamarta.pt
Acho que fica giro :)
EliminarUm hábito que mantenho já à alguns anos, anotar todos os livros que leio num moleskin com uma pequena sinopse. Todos os anos a publico no meu blog em http://livros-autografados.blogspot.com/2020/01/leituras-2019.html .
ResponderEliminarUm abraço e bom fim-de-semana.
Andarilhar
Dedais de Francisco e Idalisa
Livros-Autografados
Isso é fantástico! Obrigada pela partilha, fui lá cuscar e gostei bastante do modo como organiza o seu moleskine :)
EliminarBom fim de semana
Um dos membros do Círculo Literário deu-me um livro com folhas em branco e pediu-me para escrever lá sobre os livros de que falamos nos nossos encontros. É que eu sou o único membro burro, que estudou literatura. O livro continua fechado. Nem nos meus blogues escrevo sobre todos os livros que leio.
ResponderEliminarContinuação de boas leituras 📚
Acho que é uma forma bonita - e interessante - de registar as nossas leituras ou de, pelo menos, preservarmos alguns pensamentos sobre as mesmas. No entanto, depende muito de cada pessoa :)
EliminarQue ideia tão bonita e inspiradora :) Adoro o teu desenho do Pequeno Príncipe :)
ResponderEliminarBeijinhos*
Aproveitei um marcador que me ofereceram, porque achei que ia ficar giro. E era uma maneira de tornar o bullet mais pessoal :)
EliminarLove it.
ResponderEliminarThanks :)
EliminarEu não tenho. Ando sempre a perder as esferográficas, imagino se tivesse várias cores ahahah. Mas já vi que és muito organizada e criativa.
ResponderEliminarXoxo
marisasclosetblog.com
Sou q.b. :)
EliminarNa questão de não perder as canetas, aproveitei uma caneca antiga, assim, estão lá todas guardadas
Nunca tive nem vou ter. Acho uma ideia bastante gira e gosto de folhear quando vejo algum para venda mas sei que nunca teria a vontade e criatividade para fazer um
ResponderEliminarNeste formato, também não sou a pessoa mais criativa. Mas como tinha uma ideia bastante simples em mente, achei que seria possível concretizar :p
EliminarNão tenho perfil para bullet journals, principalmente porque a minha caligrafia é péssima! 😂 O mais perto que estou de ter um é pelo caderno que uso para anotar objectivos do ano e de cada mês, juntamente com o que li e vi e os destaques de cada mês. Mas é muito simples, nem considero bullet journal.
ResponderEliminarNo entanto, adoro ver os dos outros e o teu está muito bonito!
A Sofia World
Não deixes que a caligrafia te detenha ahahah
EliminarO que não deixa de ser uma bela maneira de organização. E, mesmo que simples, já o consideraria um bullet journal, pelo princípio em si.
Por acaso, sempre adorei o conceito, mas demorei imenso a aventurar-me, porque acho que não teria criatividade para criar um com várias componentes. Então, limitei-me a destiná-lo às minhas leituras :)
Muito obrigada!
Achei a tua ideia bastante interessante, mas nunca me deu para usar
ResponderEliminarBeijinhos
Novo post
Tem post novos todos os dias
Obrigada, Sofia :)
EliminarQuem sabe, um dia, não te aventures também neste método de organização
Tenho um Buller Journal que uso como agenda, devo mostra-lo brevemente no blog, mas é bemmm prático e minimalista, o teu literário é amoroso , mto mais giro XD
ResponderEliminarBeijinhos,
Anita On
Vou estar atenta, então :)
EliminarO lado minimal e prático também foi uma prioridade. Muito obrigada!
Olha, uma boa ideia sim!!
ResponderEliminarBeijinho linda.
É uma maneira diferente de registar as minhas leituras :)
EliminarBeijinho grande, minha querida
Andei a namorar a ideia, e resolvi criar um pequenino a ver como fluia!!!
ResponderEliminarAdorei o teu!
Estamos em sintonia :) depois, se for possível, partilha como ficou
EliminarMuito obrigada!
Só comecei a fazê-lo quando me tornei afiliada da Wook e da Bertrand. E acho realmente que vale a pena!!!
ResponderEliminarÉ um método de organização muito útil e pessoal :)
Eliminar