#114 M DE...

Fotografias da minha autoria


... Bullet Journal Literário!


Escrever opiniões sobre livros não é algo que faça desde sempre. Aliás, levou algum tempo até que despertasse para este conteúdo blogosférico, talvez por ter pouca confiança ou por sentir que, sendo uma leitora em crescimento, ainda não tinha ferramentas suficientes para dissertar acerca desta paixão. No entanto, quando comecei a priorizá-la, percebi que era fundamental anotar todas as sensações e pensamentos referentes à obra em questão - que me parecessem relevantes -, para que fosse o mais completa e justa possível. E a verdade é que, de todos, é o método que melhor resulta comigo.


Fi-lo sempre de um modo descomplicado, mas confesso que a organização por Bullet Journal fascinava-me cada vez mais: por incitar o nosso lado criativo e por tornar este processo mais pessoal e singular. Então, para 2020, conforme mencionei nesta publicação, aventurei-me a criar um, mantendo presente dois princípios: a simplicidade e a praticabilidade. Porque, embora possa possibilitar um bom momento de descontração, não quero que me retire tempo de qualidade enquanto estiver a ler. Assim, com um design minimal - e transversal ao Entrelinhas e aos Clubes de Leitura - deixei-me levar por este mundo colorido de canetas e lápis de cor, chegando ao final que pretendia.


Têm Bullet Journal?

Comentários

  1. Confesso que não tenho, mas tenho uma espécie de ritual: escrevo sempre a resenha depois de ler o livro para não me esquecer dos detalhes. =)

    Beijinho grande e bom fim-de-semana!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há uns tempos, tentei fazer o mesmo. Assim também era uma maneira de rentabilizar melhor o tempo, mas depois deixou de ser possível. Mas acho uma forma formidável de organização :)

      Obrigada e igualmente, minha querida

      Eliminar
  2. Por acaso não tenho, mas acho bastante interessante! :)
    beijinhos

    www.amarcadamarta.pt

    ResponderEliminar
  3. Um hábito que mantenho já à alguns anos, anotar todos os livros que leio num moleskin com uma pequena sinopse. Todos os anos a publico no meu blog em http://livros-autografados.blogspot.com/2020/01/leituras-2019.html .
    Um abraço e bom fim-de-semana.

    Andarilhar
    Dedais de Francisco e Idalisa
    Livros-Autografados

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso é fantástico! Obrigada pela partilha, fui lá cuscar e gostei bastante do modo como organiza o seu moleskine :)

      Bom fim de semana

      Eliminar
  4. Um dos membros do Círculo Literário deu-me um livro com folhas em branco e pediu-me para escrever lá sobre os livros de que falamos nos nossos encontros. É que eu sou o único membro burro, que estudou literatura. O livro continua fechado. Nem nos meus blogues escrevo sobre todos os livros que leio.

    Continuação de boas leituras 📚

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que é uma forma bonita - e interessante - de registar as nossas leituras ou de, pelo menos, preservarmos alguns pensamentos sobre as mesmas. No entanto, depende muito de cada pessoa :)

      Eliminar
  5. Que ideia tão bonita e inspiradora :) Adoro o teu desenho do Pequeno Príncipe :)
    Beijinhos*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aproveitei um marcador que me ofereceram, porque achei que ia ficar giro. E era uma maneira de tornar o bullet mais pessoal :)

      Eliminar
  6. Eu não tenho. Ando sempre a perder as esferográficas, imagino se tivesse várias cores ahahah. Mas já vi que és muito organizada e criativa.
    Xoxo

    marisasclosetblog.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sou q.b. :)
      Na questão de não perder as canetas, aproveitei uma caneca antiga, assim, estão lá todas guardadas

      Eliminar
  7. Nunca tive nem vou ter. Acho uma ideia bastante gira e gosto de folhear quando vejo algum para venda mas sei que nunca teria a vontade e criatividade para fazer um

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Neste formato, também não sou a pessoa mais criativa. Mas como tinha uma ideia bastante simples em mente, achei que seria possível concretizar :p

      Eliminar
  8. Não tenho perfil para bullet journals, principalmente porque a minha caligrafia é péssima! 😂 O mais perto que estou de ter um é pelo caderno que uso para anotar objectivos do ano e de cada mês, juntamente com o que li e vi e os destaques de cada mês. Mas é muito simples, nem considero bullet journal.
    No entanto, adoro ver os dos outros e o teu está muito bonito!


    A Sofia World

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não deixes que a caligrafia te detenha ahahah
      O que não deixa de ser uma bela maneira de organização. E, mesmo que simples, já o consideraria um bullet journal, pelo princípio em si.
      Por acaso, sempre adorei o conceito, mas demorei imenso a aventurar-me, porque acho que não teria criatividade para criar um com várias componentes. Então, limitei-me a destiná-lo às minhas leituras :)
      Muito obrigada!

      Eliminar
  9. Achei a tua ideia bastante interessante, mas nunca me deu para usar
    Beijinhos
    Novo post
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Sofia :)
      Quem sabe, um dia, não te aventures também neste método de organização

      Eliminar
  10. Tenho um Buller Journal que uso como agenda, devo mostra-lo brevemente no blog, mas é bemmm prático e minimalista, o teu literário é amoroso , mto mais giro XD

    Beijinhos,
    Anita On

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vou estar atenta, então :)
      O lado minimal e prático também foi uma prioridade. Muito obrigada!

      Eliminar
  11. Olha, uma boa ideia sim!!
    Beijinho linda.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É uma maneira diferente de registar as minhas leituras :)
      Beijinho grande, minha querida

      Eliminar
  12. Andei a namorar a ideia, e resolvi criar um pequenino a ver como fluia!!!

    Adorei o teu!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estamos em sintonia :) depois, se for possível, partilha como ficou

      Muito obrigada!

      Eliminar
  13. Só comecei a fazê-lo quando me tornei afiliada da Wook e da Bertrand. E acho realmente que vale a pena!!!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário