BULLET JOURNAL // LIVROS RECEBIDOS & CLUBES DE LEITURA

Fotografia da minha autoria


«Literatura é liberdade»


O traço distinto dos embrulhos não só faz palpitar o meu coração inquieto, como também comprova o quanto as minhas pessoas-luz me conhecem bem. Porque a minha vida fica sempre um pouco mais feliz - e com mais uma pitada de magia - quando recebo livros. E, neste Natal, a quantidade foi bastante generosa, alimentando a minha alma literária.

O espaço nas estantes começa a ser escasso, mas encontra-se sempre uma maneira de acolher mais um exemplar. Entre prendas, amigo secreto, cheques Fnac e dinheiro específico para esta compra, recebi um total de nove obras, sendo que a maioria integrava a minha lista de desejos: O Vermelho e o Verde [José Jorge Letria], Rodopio [Mário Zambujal], O Rouxinol [Kristin Hannah], O Meu Irmão [Afonso Reis Cabral], A Desordem Natural das Coisas [Margarida Rebelo Pinto], Lá, Onde o Vento Chora [Delia Owens], Uma Lágrima na Face da Índia [Daniel Nunes de Sousa], A História de Uma Serva [Margaret Atwood], Harry Potter e a Pedra Filosofal - Edição Ilustrada [J. K. Rowling & Jim Kay]. Por isso, há novos mundos à espreita e à espera que os desvende.

O meu compromisso para este ano é bastante claro: reduzir bastante a quantidade de histórias que tenho por ler. Portanto, resolvi que o meu Reading Challenge 2020 espelhasse isso mesmo. Assim, defini a meta nos 55 livros, que é, precisamente, o número de leituras que tenho em falta. Além disso, optei por criar o meu Bullet Journal Literário, registando as obras que figurarão na rubrica Entrelinhas e, ainda, nos Clubes de Leitura aos quais me associei, por acreditar nestes projetos. Relativamente a este último ponto, participarei, integralmente, em dois - Uma Dúzia de Livros e The Bibliophile Club -, mas é possível que me aventure no Ler é Conhecer [@olhaoqueeujali e @bookwanderlustt] e que me inspire no Book Gang [Helena Magalhães].

A minha caminhada teria sempre que incluir esta expressão artística, logo, procurarei, uma vez mais, fazê-la de peito aberto, tornando o desafio especial e a transbordar de novas aventuras - e conhecimento.

Comentários

  1. No Natal só recebi um livro e foi de viagens e planeamento. Quanto a meta para este novo ano, acho que vou colocar em 20, que é quase 2 livros por mês. A ver se consigo cumprir :)

    Beijinhos,
    Ricardo, www.opinguimsemasas.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que bela oferta! É um ótimo desafio, fico a torcer para que consigas :)

      Eliminar
  2. O MEU IRMÃO do jovem autor Afonso Reis Cabral é uma pérola da literatura portuguesa 📚

    ResponderEliminar
  3. Destes livros li o meu irmão do Afonso Reis Cabral e gostei bastante.
    Um Excelente Ano de 2020.

    Andarilhar
    Dedais de Francisco e Idalisa
    O prazer dos livros

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Só ouço/leio ótimas críticas em relação à obra, o que tem aumentado - e muito - a minha curiosidade *-*
      Obrigada e igualmente, Francisco!

      Eliminar
  4. Tenho para ler 40 livros. Este ano li 16 e foi uma grande conquista. Nunca li tanto antes. Não recebi nenhum livro no Natal :/ infelizmente, mas comprei 2 livros de romance histórico e um deles já estou nas primeiras páginas.

    Um excelente ano de 2020 e que consigas concretizar todos os teus objetivos e sobretudo, que sejas muito feliz! Beijinho, By Carolina

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso é ótimo, é sinal que te conseguiste superar :)
      Qual é que estás a ler?

      Muito obrigada, um excelente 2020 também para ti*

      Eliminar
  5. Tens aí alguns que não conhecia, meu mano era que comprava bastante livros, mas agora acabou por dar uma parada
    Beijinhos
    Novo post
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  6. Um livro por semana é muito bom.
    Eu leio menos... talvez uns 20 por ano.
    Querida amiga Andreia, um bom resto de semana.
    E um Ano de 2020 muito feliz, extensivo à família e amigos.
    Beijo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O que também é um excelente número! Acredito mesmo que o importante é lermos, independentemente da quantidade, desde que exista essa vontade de predisposição temporal e emocional :)
      Obrigada e igualmente, Jaime, para si e para todos aqueles que lhe são tanto!

      Eliminar
  7. Não li nenhum deles. Gostava muito de ler "O Rouxinol" e em especial "Lá onde o vento chora".
    Tenho as 1ºas edições de HP com aquelas capas bem antigas, adorava ter e ler essas mas o mal é que essas edições não são muito baratas e depois no conjunto acaba por ser um investimento.
    Mas quero muito tê-las um dia (:
    Quando fiz a minha Christmas e sales wishlist ia colocar esses livros mas tive de me decidir porque há imensos livros que eu quero mesmo ler.
    Este ano estipulei ler 12 livros porque prefiro ter metas mais pequenas e acabar por ler mais alguns do que ser muito exigente e não as alcançar.

    http://arrblogs.blogspot.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também são duas obras que me despertam imensa curiosidade! Aliás, em 2019 fui lendo críticas maravilhosas sobre ambas, o que aumentou o meu interesse :)
      Eu tinha as primeiras edições dos três primeiros volumes. Só que nunca cheguei a completar a coleção. E quando senti vontade de o fazer, deixei de as encontrar. E, mesmo em segunda mão, não achei que compensasse o investimento. Depois fiquei rendida a estas e resolvi poupar para as adquirir. Levei um bocadinho e aproveitei todas as promoções possíveis para o efeito, mas valeu a pena :)
      Pois, esse é o grande problema: temos sempre demasiados livros que queremos ler, logo temos que fazer opções e deixar alguns para segundo, terceiro plano.
      É sempre uma bela forma de encarar o desafio :)

      Eliminar
  8. Tao bom :) Livros nunca são demais :)
    Beijinhos e boas leituras*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo plenamente! Ensinam-nos tanto *-*
      Obrigada, minha querida

      Eliminar
  9. Eu leio cerca de 6 livros ao ano... e neste natal ofereceram-me um livro e também me emprestaram outro (um romance histórico) que vou começar a ler nos próximos dias!

    https://checkinonline.blogspot.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O que não deixa de ser ótimo :)
      Boa! Excelente compromisso. Qual é que vais ler?

      Eliminar
  10. Não conheço nenhum, mas ficquei curiosa com alguns títulos!

    Bjxxx
    Ontem é só Memória | Facebook | Instagram | Youtube

    ResponderEliminar
  11. A leitura é uma forma de aprendizagem e de viajar pelo mundo sem ter de se preocupar, com a hora de partida nem com a hora de chegada.

    Continuação bom ano Andreia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não diria melhor, Edumanes! É mesmo uma maneira bonita de conhecermos novos lugares, pessoas, culturas e particularidades :)

      Obrigada e igualmente*

      Eliminar
  12. Achei curiosa a reedição do livro do Harry Potter. Já o li há vários anos :)
    Acho que tens autores muito bons!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esta edição ilustrada está mesmo fabulosa! Acho que torna todo o universo de Harry Potter ainda mais mágico *-*
      Só em 2019 é que, finalmente, abracei a Saga, mas rendi-me por completo.
      Sinto que sim :)

      Eliminar
  13. Tu lês tanto, tens esse gosto e fazes muito bem, leitura faz muito bem :)
    Beijinho linda.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tento, pelo mesmo, porque é mesmo algo que adoro :)
      Sem dúvida, faz mesmo!
      Beijinho grande, minha querida*

      Eliminar
  14. Este ano li dois livros, que péssimo!!! E tenho uma estante cheia de obras que quero mesmo mesmo ler.
    Tenho a certeza que tu alcançarás facilmente esse objetivo, go <3

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não acho que seja péssimo, porque leste o que conseguiste ou na medida em que te foi possível priorizar a leitura. E isso, honestamente, é o que importa :)
      Pode ser que este ano as consigas descobrir a todas!
      Obrigada pelo incentivo, coração *-*

      Eliminar
  15. Inclua na tua lista, em algum momento, o Livro do Desassossego, Andreia, há trechos no livro que são como pérolas essenciais para qualquer pessoa que saiba apreciar uma boa e profunda prosa poética. Um bom novo ano! ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tenho mesmo que o incluir, sem dúvida!
      Obrigada e igualmente, Ulisses :)

      Eliminar
  16. Tantos livrinhos! Tenho pena de já não conseguir dedicar tanto tempo a leitura, mas até ha uns anos era a prenda que mais gostava de receber, e tenho tantos livros na estante que ainda nao li :/ Esse Harry Potter Edição ilustrada é um que virá cá para casa um dia:)

    Beijinhos,
    Anita On

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pode ser apenas uma fase. Talvez a vontade de descobrir cada um deles renasça :)
      Esta edição está mesmo maravilhosa!

      Eliminar
  17. A História de Uma Serva [Margaret Atwood], tenho publicado pela P.E.A, mas ainda não o li, e o O Rouxinol [Kristin Hannah], também o ando a namorar! Tão bom receber livros!!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. «A História de Uma Serva» será a minha próxima leitura e estou mesmo curiosa para descobrir a escrita da autora.
      Tenho lido ótimas críticas em relação ao livro da Kristin Hannah *-*
      Sabe pela vida!

      Eliminar

Enviar um comentário