MESA REDONDA | MISS PAVLOVA

Fotografia da minha autoria


«Cozinhar é só um jeito diferente de amar»


A necessidade aguça o engenho. O ditado é antigo, porém, acredito, há uma verdade inegável na sua base. Porque aprendemos a ser criativos quando a vida nos coloca à prova. E se queremos manter-nos à tona, primeiro, temos que saber nadar. E, depois, sermos ousados. Este processo leva o seu tempo, até porque depende de uma predisposição mental e emocional forte. Mas o resultado pode ser surpreendente.

A Miss Pavlova é um exemplo desse sentido de perseverança. Ana Maio ficou desempregada e «decidiu mudar de vida». Então, aproveitando a utilidade e o alcance das redes sociais - mais concretamente, o facebook -, criou uma página e começou a vender «a sobremesa que já era um sucesso entre a família e os amigos», a mesma que empresta o seu nome à loja, que nasceu em 2013. Como que por magia, «o projeto cresceu como cresce um bolo no forno». E isso implicou que a marca saltasse do mundo online para «os mercados urbanos do Porto, onde portugueses e turistas se encantaram pelo aspeto e pelo sabor das Pavlovas, crocantes por fora, cremosas por dentro, com ingredientes super frescos para colorir o topo. E com uma história tão doce, seria impensável não procurar conhecer o espaço na primeira pessoa.


Localizada no interior do Almada 13 - uma department store alternativa, que se dedica à curadoria de intentos contemporâneos de arts & crafts, resultante da sinergia de cinco lojas -, a cafetaria Miss Pavlova apresenta uma atmosfera envolvente, transbordando identidade. Além disso, prima pelo conforto e pelo traço intimista, até pela dimensão da sua sala, convidando-nos a relaxar e a desfrutar de um ambiente descontraído, atencioso e com opções deliciosas. No meio de tanta oferta, foi complicado selecionar somente uma fatia deste bolo divinal, que combina uma base de merengue - semelhante à de um sonho - e um interior quase aveludado, ao qual podem ser adicionadas as mais variadas coberturas. Uma autêntica tentação.


A R. já conhecia o conceito. E, no dia da inauguração das luzes de Natal, no Porto, pareceu-nos a desculpa perfeita para que também eu usufruísse desta experiência gastronómica. Enquanto a minha Gémea foi pela Floresta Negra, eu rendi-me aos encantos da Pavlova de Maracujá. Acabamos por dividir e, honestamente, não sei dizer qual a minha favorita, porque estavam ambas maravilhosas. E o contraste de sabores permanece no nosso paladar. Confesso que as minhas expectativas iam elevadas, mas foram facilmente superadas. Por tudo. Desde a confeção ao cruzamento dos detalhes cuidados que nos fazem sentir em casa.


A Miss Pavlova tem outros produtos, incluindo um menu de Brunch. Mas, mais do que isso, tem alma. Tem originalidade. Margem de progressão. E espelha uma mensagem imprescindível: há sempre uma forma de virar o jogo. Basta acreditar. E, por vezes, colocar a mão na massa.


Já visitaram a Miss Pavlova?

Comentários

  1. Que maneira doce de começar o dia :). Nunca visitei mas fiquei curiosa com o espaço e curiosa com a sobremesa que também nunca provei.

    Beijinho grande, minha querida!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quando tiveres oportunidade, aconselho muito a visita. Acho que vais adorar *-*

      Eliminar
  2. Não me safava com esse tipo de bolo!!!

    Isabel Sá  
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
  3. Já ouviu falar e quero muito visitar quando voltar ao Porto :)
    Hmmm que bom aspecto :)
    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  4. Eu já fiz uma, não saiu tão bem como essa da Miss, mas é uma delícia!!
    xoxo

    marisasclosetblog.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda não me aventurei a fazer, mas ando tentada :)
      É mesmo!

      Eliminar
  5. Ainda não tinha ouvido falar, mas esse bolo parece bastante bom
    Beijinhos
    Novo post
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  6. Já lá fui. Fica meio escondido na Rua do Almada. Tbm gostei :) uma boa opção :)

    ResponderEliminar
  7. Só pela descrição já comia uma fatia de cada! ahah
    Nunca fui mas quando for ao Porto ver se não me esqueço de provar :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se tiveres essa oportunidade, vai lá. É um espaço amoroso e as pavlovas são deliciosas :D

      Eliminar
  8. Não conheço o local, mas a Pavlova é uma delícia, tenho feito e fica sempre bem.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Ai essas fotos :D Gostei muito do conceito do espaço, espero conhecer algum dia

    Beijinhos,

    Anita On

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Está mesmo interessante, a começar pelo espaço onde está inserido. Depois, quando passamos à comida propriamente dita, é uma tentação. Espero que consigas :)

      Eliminar
  10. Estou urgentemente a precisar de voltar à Miss Pavlova!!! Quando estive também provei a Floresta Negra e a de Maracujá, além da de frutos vermelhos. Adorei todas, mas a de Maracujá foi a minha preferida.


    A Sofia World

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como te percebo ahahahah
      São tão deliciosas! Já estou aqui a suspirar por uma bela fatia

      Eliminar

Enviar um comentário