TBC | LIVRO VS FILME OU SÉRIE

Fotografia da minha autoria


«O eterno dilema artístico»


A minha empatia - e predisposição temporal - não é transversal e unânime a todas as representações artísticas. Quando me perguntam se prefiro o livro ou o filme, a resposta é rápida e determinada: o primeiro. No entanto, se for para escolher entre uma obra literária e uma série, é provável que o meu coração vacile, pois são dois formatos que me entusiasmam. E, aí, dependerá muito da vontade emocional.

Há um dilema recorrente: ler e, depois, ver a adaptação. Ou, então, inverter a ordem. Por norma, e porque sou feita de palavras escritas, opto pelo cenário número um, até para me envolver no enredo a fundo e criar um vínculo mais estreito com as personagens, idealizando os lugares, os aromas e a própria cadência da conversa. Mas isso pode, posteriormente, revelar-se um problema, tendo em conta que o produto audiovisual pode não corresponder à imagem criada. Por essa razão, procuro desconstruir esta ligação e assistir sem preconceitos associados, porque cada manifestação de arte é independente e não deve perder a sua autenticidade criativa. O importante, acima de tudo, é que a linha técnica respeite a essência da história. Porque, por muito que as escolhas de adaptação divirjam do texto base, se existir esse cuidado, temos mais um motivo para nos perdermos naquela realidade.

Quando abraço obras cinematográficas de livros que já tive a oportunidade de descobrir, não pretendo encontrar todos os detalhes condensados, até porque não seria exequível. Quero, sim, que a mensagem não se desvaneça. E que não cortem aspetos fundamentais para a compreensão da narrativa, produzindo, inclusive, inferências erradas. Para quem tiver lido, será fácil preservar a verdade. Porém, para quem apenas ficar pelo filme pode ser a [gigante] diferença entre apaixonar-se pela prosa ou permanecer indiferente à sua magia. Logo, para mim, é mesmo imprescindível essa consideração - razão pela qual estimo muito mais os livros. Honestamente, há alterações que não me causam qualquer incomodo. Contudo, quando interferem com os pontos-chaves de cada contexto fico desmotivada. Pois parece que, a dado momento, o foco mudou. E o original deixou de ser valorizado.

O exemplar que selecionei para responder ao primeiro tema, de 2020, do The Bibliophile Club foi adaptado a série. E sinto que, mesmo existindo aspetos diferenciadores entre o escrito e o que aparece no ecrã, a aceitação será mais suave. Porque terá outros argumentos a justificar as decisões criativas. Além disso, por ser uma produção mais longa, acaba por haver a necessidade de introduzir informações adicionais. Sendo este um dos meus programas de eleição, estou desejosa de me aventurar numa maratona, descobrindo A História de Uma Serva de outro ângulo. Com outra urgência. E com uma nova energia.

Os livros serão sempre a minha prioridade. Contudo, neste processo feito de arte, a porta está aberta para que eu seja surpreendida. Quando chegar ao último episódio, descobrirei se esta premissa, que defendo com convicção, continuará inabalável. Porque não há nada como ver duas produções distintas a estabelecerem uma simbiose perfeita, elevando a nossa experiência e tornando-a duplamente especial.

Comentários

  1. Respostas
    1. Sinto que, até hoje, ainda não vi nenhum filme que superasse o livro
      Obrigada e igualmente :)

      Eliminar
  2. No caso dos livros do Nicholas Sparks li o livro primeiro e vi o filme depois, confesso que gostei mais dos filmes que dos livros. No caso das 50 Sombras de Grey, não gostei das adaptações ao cinema, cortaram muitos detalhes que achei importantes para se conhecer o passado de Grey.

    Beijinho grande e boa semana!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. No caso do Nicholas Sparks não tenho termo de comparação. No entanto, em relação às 50 Sombras de Grey, sinto que as adaptações não fazem total justiça, precisamente por terem cortado pormenores fundamentais da história

      Eliminar
  3. geralmente o livro traz mais detalhes do que filmes, mas algumas das adaptações pro cinema tbm ficam mt boas

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É perfeitamente natural que isso aconteça, só fico triste é quando cortam detalhes essenciais da história.
      Sim, também é verdade :)

      Eliminar
  4. Foste de encontro à minha opinião neste dilema :) Adoro ler livros mas também gosto muito de uma boa série :) Em relação aos filmes, por muito que goste das adaptações das histórias do Dan Brown ao cinema, sinto sempre que fica a faltar alguma coisa...
    Beijinhos*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E há séries tão extraordinárias *-*
      Em muitas das adaptações sinto isso mesmo. O que é uma pena

      Eliminar
  5. Normalmente os livros são sempre mais pormenorizados que o filme ou série, o que fez com que quando eu li primeiro o livro e depois vi a adaptação ficasse um bocadinho desiludida :p
    Mas nem tudo é geral, há filmes\séries melhores que livros ainda que não seja tão comum como o contrário :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sinto que precisamos de fazer um exercício prévio, só para garantir que não vamos passar o filme a apontar o que falta ahahah
      Sim, sim, sem dúvida!

      Eliminar
  6. Sempre vou preferir os livros onde me entrego e saboreio todos os pormenores da narrativa
    Beijinhos e uma linda semana para você

    ResponderEliminar
  7. Eu normalmente prefiro sempre livros, mas quando penso que algum devia de passar para a TV penso que devia de ser em serie, para poderem mostrar mais pormenorizadamente o livro sem cortarem partes importantes ou diálogos como já vi em alguns filmes.
    Normalmente gosto que os passem para series, até porque as traduções das coleções são feitas mais rapidamente ehhe

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acredito que seja um pouco ingrato fazer adaptações cinematográficas, porque há muitos aspetos que, inevitavelmente, terão que ficar de fora. Com as séries, há uma possibilidade maior de abraçar todos os detalhes imprescindíveis.

      Eliminar
  8. Normalmente prefiro sempre os livros aos filmes. O livro põe a nossa imaginação a funcionar!

    ResponderEliminar
  9. Acho que sou mais adepta de filmes que livros, mas são escolhas, mas não tenho visto assim muitos
    Beijinhos
    Novo post
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  10. Creio que a maioria vai dizer que prefere os livros aos filmes, mas a maioria, creio também, vê mais filmes do que lê livros. Para mim, depende, há filmes que são tão bons - ou melhores, alguns - quanto os livros, inclusive gosto de ver filmes inspirados em livros, embora a maioria não fique à altura. Mas não gosto de séries e novelas na televisão!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu leio mais livros do que vejo filmes e é muito difícil preferir a adaptação cinematográfica. Contudo, volta e meia, há sempre boas surpresas :)
      Novelas dispenso, mas séries têm o meu coração

      Eliminar
  11. Que fotografia tão bonita :) beijinhos
    https://umolhardelaura.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  12. Geralmente se vejo um filme baseado nalgum livro que ainda não tenha lido, já não o faço.
    Só o fiz com As pontes de Madison County porque amei o filme
    A série que referes é incrível, ao mesmo tempo que é assustador pensar que é um cenário que se pode tornar real.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Comigo, confesso, é mais provável deixar de ver o filme, porque é uma arte que não priorizo tanto.
      Estou desejosa de a ver :o

      Eliminar
  13. Gosto muito de ler realmente os livros! Já vi os mesmos em filme e senti-me defraudada, mas nem sempre é assim...

    Beijos e abraços.
    Sandra C.
    bluestrass.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há filmes que conseguem reunir toda a energia da obra e isso é maravilhoso. Mas, na maior parte dos casos, fica sempre aquela sensação de que falta algo :/

      Eliminar
  14. Tenho o livro em casa, mas ainda não cheguei lá. Ando a ver a série, apesar de acreditar que existem diferenças, acho que os papeis estão tão bem interpretados que só por si merecem o meu reconhecimento.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Têm-me falado muito bem da série. E estou mesmo curiosa para perceber como ficou a adaptação

      Eliminar
  15. Geralmente quando leio o livro, sinto-me sempre desiludida com o filme. Mas há casos e casos e claro, existem excepções. Não aprecio muito séries e atualmente estou mais "virada" para os livros, logo são sempre a minha primeira opção.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Parece que fica sempre a faltar algo. Mas, sim, felizmente, há exceções :)
      Livros e séries têm um lugar muito especial no meu coração ahah

      Eliminar
  16. Leio sempre o livro e depois vejo o filme. Neste momento estou a ler o livro 'Tu', que deu origem à série You.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tenho muita curiosidade em relação ao livro e à série! Estás a gostar?

      Eliminar
  17. Prefiro ler primeiro a história. Já aconteceu ver uma série "Under the Dome" e depois ler os livros do Stephen King que originaram a série e não tinha praticamente nada a ver uma coisa com a outra. É normal no filme/série reduzirem muito a história mas ao menos existir alguns pormenores iguais já era bom.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também priorizo sempre o livro. O filme vou adiando.
      Pois, é isso, é natural que reduzam, mas convém que não cortem detalhes essenciais, que acabem por levar a uma má interpretação da história

      Eliminar

Enviar um comentário