FESTIVAL DA CANÇÃO 2020

Fotografia da minha autoria


«Um espetáculo anual»


O mês de fevereiro aproxima-se. E traz no seu embalo a doce melodia de um conjunto de canções especiais. Porque o Festival que apurará a representante de Portugal na Eurovisão está bem mais perto. E com o intuito de nos irmos familiarizando com os concorrentes, os 16 temas já se encontram disponíveis numa playlist no Youtube e no Spotify. Portanto, preparem-se, porque o serão que une gerações promete.

As semifinais do Festival da Canção 2020 estão agendadas para os dias 22 e 29, com final marcada para 7 de março, em Elvas. Uma nota positiva, após escutar todas as músicas, para a diversidade de compositores, intérpretes e estilos. Há muito sangue novo e visões artísticas distintas, que só enriquecem o desempenho em palco, além de demonstrarem todo o potencial escondido - ou em ascensão - no panorama nacional. E como sou uma eterna apaixonada pela música portuguesa, fico sempre entusiasmada com este processo de seleção. Naturalmente, não fui conquistada por todas as canções. Mas acredito que há sonoridades irreverentes, adequadas a todos os gostos. E, quando embarcamos nesta viagem, há muitas emoções a pulsar dentro do peito.

O nosso dialeto é maravilhoso. E sinto que já nos foram oferecidas todas as provas de que o idioma não é um muro na empatia e na compreensão da mensagem. Porque há um elo sentimental que nos interliga. Assim, contas feitas, são quatro as minhas prediletas.
 




As duas primeiras, particularmente, arrebataram o meu coração. No entanto, ficaria feliz com a passagem de qualquer uma delas. Por agora, vou ouvi-las em repetição, enquanto aguardo pelo grande evento.


Já têm preferidas?

Comentários

  1. Já começa a "mexer" o festival da canção e com boas participações.
    Um abraço e boa semana.

    Andarilhar
    Dedais de Francisco e Idalisa
    O prazer dos livros

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Uma lista cheia de potencial!
      Obrigada e igualmente, Francisco

      Eliminar
  2. Adorei a da Bárbara Tinoco, é superdivertida e com um cheirinho a cabaret, não sei...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Embora a mensagem não seja tão leve, a sonoridade transmite imensa energia. Conquistou-me logo!

      Eliminar
  3. Confesso que perdi um pouco o interesse pelo festival....

    Boa semana!

    Isabel Sá  
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
  4. Ainda não ouvi mas disseram-me que os alternativos e electrónicos Blacked Mechanism participam? É um pouco estranho irem ao Festival, um pouco como aconteceu com o JP Simões, - de que eu gostei imenso mas que ficou logo pelo caminho - mas decerto que apresentarão uma boa proposta.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade, são um dos concorrentes :)
      A proposta deles é interessante, mas, confesso, não me convenceu na totalidade. Há ali uma parte da música que me parece descontextualizada

      Eliminar
  5. Não quero ser desmancha prazeres 😈 mas toda essa gente fica pelo caminho. Vão ver Roterdão por um canudo‼ Música para o gosto nacional, mas NUNCA para o gosto internacional.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Diziam o mesmo do Salvador Sobral e, depois, foi o que se viu. Por isso, acredito até ao fim :)

      Eliminar
    2. Uma ÚNICA vitória‼ Sendo desde o início o favorito‼
      Nos anos que a música portuguesa chegou ao festival, quase SEMPRE ficou em último lugar, como no ano que o Festival foi em Lisboa‼

      Eliminar
    3. Não era bem assim, porque grande parte não considerava a música própria de um Festival da Canção. Poderia estar bem conotada fora, mas os portugueses estavam muito céticos em relação à sua participação

      Eliminar
  6. Acho que a Bárbara veio mesmo para surpreender, destas quatro é a minha favorita :)

    P.S. Já vi três episódios de "Sul" e até agora estou a adorar. Acho também que comecei a ver outra série que foi aconselhada por ti e estou viciada "Imposters" :p
    Parece que ando numa de sugestões à La Andreia <3

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A música é toda animada. E combinada mesmo bem com o timbre dela :)

      Yeeeah, que bom! Fico tão feliz por ler isso, adoro :D
      Imposters é mesmo viciante, superou todas as minhas expectativas. E só gostava que reconsiderassem a decisão de terminar com a série.

      Eliminar
  7. Confesso que não ando muito acompanhar, mas vou passar para ver
    Beijinhos
    Novo post
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  8. É certo que o Festival tem vindo ao longo destes últimos anos a recuperar as audiências perdidas!! Vou aguardar para ver!!
    xoox

    marisasclosetblog.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Desde o feito do Salvador Sobral, acho que as pessoas começaram a reconsiderar a nossa participação :)

      Eliminar
  9. Confesso que ainda não ouvi nenhuma, mas vou ouvir a da Bárbara Tinoco. Gosto da voz dela.

    Beijinho grande!

    ResponderEliminar
  10. O Festival da Canção é um evento intemporal, faz parte das minhas memorias mais bonitas :)
    Eu voto na Barbara Tinoco, que voz :)
    Beijinhos*
    PS: Gostei muito da tua lista em papel e caneta :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho maravilhoso quando um evento consegue despertar tantas memórias e unir gerações :)
      A música está mesmo incrível!

      Obrigada, minha querida <3

      Eliminar
  11. Nice post!
    HAPPY WEEK
    xoxo
    https://stylishpatterns.blogspot.com

    ResponderEliminar
  12. Gostei da segunda!
    Pena que aqui no Brasil não tenhamos mais festivais de música - talvez porque no Brasil não haja mais música de qualidade.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É lindíssima *-*
      Talvez seja necessária uma maior aposto, porque há música extraordinárias no Brasil

      Eliminar
    2. Há tantos fãs brasileiros da Eurovisão que o evento devia fazer o mesmo que fez com a Austrália e ter o Brasil como convidado especial. Seria tão giro ♥️

      Eliminar
  13. Confesso que ainda não ouvi as músicas que vão participar!

    Bjxxx
    Ontem é só Memória | Facebook | Instagram | Youtube

    ResponderEliminar
  14. Adoro a Bárbara Tinoco! :)
    beijinhos

    www.amarcadamarta.pt

    ResponderEliminar
  15. Está a começar bem vamos ver as escolhas finais.
    Bjs

    ResponderEliminar
  16. Boa música portuguesa,
    não nos deixa ficar mal
    bem cantada com certeza
    com alegria no festival.

    Tenha uma boa noite Andreia.

    ResponderEliminar
  17. Eu adorei a da Bárbara Tinoco :)
    Ouviste a Cubismo Enviesado? O rapaz canta tão bem e deram-lhe aquela letra horrível :|

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tem uma energia incrível 😍
      Sim, ouvi, e até gostei da voz dele. Mas a música não me convenceu

      Eliminar
  18. As minhas preferidas são as duas primeiras, da Bárbara e da Elisa. Assim que ouvi tive de as pôr no mp3 e ouvi várias vezes em loop. Espero que seja uma delas a passar à final.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário