VINTE VINTE // PONTOS DE RETORNO

Fotografia da minha autoria


«Não há nada como regressar»


A partilha de conteúdo tem tanto de desafiante - por aquilo que implica na nossa criatividade -, como de entusiasmante, porque crescemos nas palavras dos outros, ao mesmo tempo que criamos anticorpos, aprofundamos conhecimentos e aprendemos a observar a vida de outras perspetivas. E é por essa razão que não abdico da interação que construímos em rede, pois acrescenta-me. E permite-me evoluir.

A Rita da Nova, atendendo a este pensamento inicial, tem sido uma fonte de inspiração. Não só pelo seu Clube de Leitura - Uma Dúzia de Livros -, mas também pelas temáticas que aborda. E pela essência que transmite. Além disso, admiro imenso a forma proximal como se expressa. Como cria. E como se reinventa. Em junho, de 2019, reformulou um dos seus segmentos, abrindo a porta ao Verbo para o mês. E começou 2020 com um bastante sugestivo e emocional: regressar.

Acredito, de coração, que devemos voltar onde fomos felizes. Ou tornar a fazer algo que nos encha as medidas. Portanto, abraçada por esta energia, em parte, saudosista e tão motivante, elenquei alguns daqueles que espero serem os meus pontos de retorno para este ano.

Hard Club: Os Roda Bota Fora regressam ao Porto, em Fevereiro, com uma nova temporada do seu projeto de Stand Up Comedy. Como adorei a experiência e todo o conceito, quero muito ouvir o que trazem de novo. E acho que será uma bela prenda de aniversário para o meu pai.

Estádio do Dragão: É uma segunda casa. E parte da minha identidade portista. Mas já não vibro num jogo ao vivo há algum tempo. Por isso, anseio bastante por este reencontro. E espero que aconteça brevemente.

Sintra: Deixei-me apaixonar pela magia da cidade. E, embora tenha ficado com um belo retrato da sua personalidade, por ter visitado o Parque e Palácio de Monserrate e a Quinta da Regaleira, pretendo voltar para, finalmente, perder-me pelo carismático Palácio da Pena.

Livraria Lello: É um dos locais mais místicos e encantados que tive o privilégio de conhecer. A última vez que o visitei, ainda não se pagava entrada e era proibido fotografar, o que demonstra bem o tempo que nos separa. Por isso, tenho tantas saudades de deambular no seu interior sempre surpreendente. Espero mesmo redescobri-lo este ano - e, quem sabe, encontrar edições que fiquem bem na minha estante.

Jardim Botânico do Porto: A par da Livraria Lello, é um dos meus lugares favoritos da cidade Invicta. Porque tem uma beleza e uma energia singulares. E já está mais do que na hora de o revisitar.

Dona Maria Pregaria: Tornou-se um dos meus restaurantes favoritos. Pelo atendimento cuidado e célere. E, naturalmente, pelas opções gastronómicas deliciosas. Preciso de colmatar a minha ausência.

Feira do Livro: Os Jardins do Palácio de Cristal contam infinitas histórias. Expressam inúmeras memórias. E fazem-me sentir em casa. Ainda para mais quando acolhem um dos meus eventos favoritos, neste dialeto umbilical, representando uma espécie de Natal antecipado.


Onde esperam regressar este ano?

Comentários

  1. Nunca entrei na livraria Lello...já tentei, mas era tanta gente que desisti....

    Isabel Sá  
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mesmo com a entrada a ser paga, a fila não diminui. É um local que reuni imensa gente

      Eliminar
  2. Lisboa! Quero muito ir ver a exposição do Harry Potter. Mas também gostava de ir à Feira do Livro. :)

    Beijinho grande!

    ResponderEliminar
  3. Destes todos so nao volto à Lello porque tenho fui envergonhada com uma colega francesa... :(
    Mas acredita, he-de voltar a subir a Torre dos Clerigos com o meu filhote a contar os degraus todos :) E claro, sempre que volto a nossa cidade, o nosso Estadio do Dragao é paragem obrigatorio, nem que seja so por fora :)
    Tambem tenho boas recordacoes do Hard Club :)
    Recomendo a exposicao do Harry Porter ca nos estudos da Warner Bros :)
    Beijinhos*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh, a sério? Lamento ler isso :(
      Uma das atividades de Praxe que tínhamos era, precisamente, subir a Torre dos Clérigos. Portanto, tive esse privilégio durante alguns anos seguidos. Mas também é algo que pretendo voltar a fazer.
      Ia já para aí ver a exposição *-*

      Eliminar
  4. sou louca pra conhecer Portugal, muitos desses lugares que vc citou como Sintra e as livrarias devem mesmo ser incríveis

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Espero mesmo que tenhas essa oportunidade :)
      Sou suspeita, mas são maravilhosos!

      Eliminar
  5. Gostei muito do desta publicação!
    Realmente é que eu tenho sentido desde que ando mais activa na blogosfera! A partilhas de conteúdos, a troca de conhecimentos, a interacção com pessoas que não conhecemos pessoalmente!

    Até agora tem trazido muito de positivo!
    Beijinhos e boa semana!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada, Micaela :)
      Sinto que crescemos imenso em comunidade. O segredo é mesmo fazermos as coisas pelos motivos certos e darmos um pouco de nós aos outros. Acho que estava verdade, que passe sempre para quem lê, é imprescindível.

      Que bom, fico mesmo feliz por isso!
      Obrigada e igualmente

      Eliminar
  6. Ai, gostei tanto desta publicação! Posso replicar? 😊



    A Sofia World

    ResponderEliminar
  7. Bons regressos, eu infelizmente só vou ter de regressar aos hospitais!!
    xoxo

    marisasclosetblog.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pode ser que tenhas boas surpresas durante este ano. Fico a torcer para que esses reencontros não se limitem aos hospitais!

      Eliminar
  8. Hum, que dá mesmo que pensar, mas há bastante lugares que adorava volta outra vez
    Beijinhos
    Novo post
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  9. Na cidade invicta há tanto sitio que quero visitar no anos dos vinte: o Café Piolho, o Jardim do Palácio de Cristal, as bibliotecas públicas, a Praia da Boa Nova, o Teatro Nacional de São João and so on... A livraria Lello é quase impossível de visitar por causa dos "malditos" turistas 💙

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há mesmo! O Piolho e o Palácio acabo por visitar várias vezes durante o ano. Mas, por acaso, ao Teatro Nacional de São João já não vou há imenso tempo. Também seria um belo ponto de retorno.
      Agora, com entrada paga, dá para gerir a visita de outra forma

      Eliminar
  10. Tenho que ir (mas pela primeira vez) à livraria Lello, a ultima vez que tive no Porto não consegui ir:/ Onde pretendo regressar... a aldeia de Monsanto em Castelo branco, à Quinta da Regaleira, também, mais uma vezz, e a Viseu:)

    Beijinhos,
    Anita On

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há sempre imensa gente, durante todo o ano. Por acaso, tenho adiado o meu reencontro, um pouco, por causa disso.
      Fico a torcer por todos esses reencontros :)

      Eliminar
  11. Gostei bastante desta tua publicação! Também tenho alguns locais onde gosto de regressar!

    Bjxxx
    Ontem é só Memória | Facebook | Instagram | Youtube

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vale sempre a pena, até porque é uma forma de os redescobrirmos :)
      Muito obrigada!

      Eliminar
  12. Quero ir ao Jardim Botânico do Porto :)

    https://checkinonline.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  13. Estive 1,45h na fila para visitar a livraria Lello,no dia do meu aniversário😄,era a única da família que não conhecia e gozavam comigo, tiveram que esperar por mim para ir almoçar 🤣
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O tempo de espera foi um pouco doloroso, mas acabou por se "vingar" bem deles ahahah
      Beijinhos*

      Eliminar
  14. Nem sempre é possível poder regressar onde se foi feliz. Muito embora haja vontade. Por vezes no caminho existem obstáculos impossíveis de transpor.

    Tenha uma boa noite Andreia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, isso é verdade, há vários fatores que podem condicionar esse reencontro.

      Obrigada e igualmente, Edumanes

      Eliminar
  15. Como eu gostava de voltar a alguns lugares.
    Beijinho linda.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Espero que o consigas fazer :)
      Beijinho grande, minha querida

      Eliminar
  16. Tão bom voltarmos a lugares que nos fazem bem <3
    Quero conhecer alguns dos que enumeras :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sem dúvida! Transmite-nos logo outra energia *-*
      Fico a torcer para que o consigas

      Eliminar

Enviar um comentário