SINTRA | QUINTA DA REGALEIRA

Fotografia da minha autoria


«Um dos mais surpreendentes monumentos»


O ar sombrio intensificou o mistério, mas não impediu o reconhecimento de todos os traços deslumbrantes e românticos que caracterizam a segunda paragem por Sintra, permitindo-me descobrir um pouco mais da essência desta cidade encantada. Quando me despedi do belíssimo Parque e Palácio de Monserrate, palmilhei a estrada que me levou até uma espécie de realidade paralela: a imponente Quinta da Regaleira.






Este «fascinante conjunto de construções e luxuriante jardim é o reflexo dos interesses filosóficos do seu proprietário, António Augusto Monteiro, aliados ao talento do arquiteto-cenógrafo Manini». Como ainda é possível ler no mapa que nos oferecem aquando da compra dos bilhetes, visitar a Quinta da Regaleira é mais do que um passeio turístico, porque implica viajar num universo imaginário de símbolos e metáforas, demonstrando todo o espírito que a envolve e justificando a sua classificação, enquanto Património Mundial, atribuida pela UNESCO.






Fui sem rota traçada, usufruindo do trilho circundante. E de toda a alma do local. Porque é fácil ficarmos fascinados com cada recanto. Infelizmente, as filas para visitar os Poços pareciam intermináveis, portanto, tivemos que adiar esta aventura. Mas fui explorando as inúmeras opções disponíveis, perdendo-me naquela imensidão de verde, colorida por pontos de máximo interesse. Assim, comecei por contemplar a Torre da Regaleira [com uma vista de tirar o fôlego]. Depois, rendi-me à Oficina das Artes [destinada à realização de eventos culturais]. Seguindo caminho, descobri o Terraço dos Mundos Celestes [limitado por muros com ameias], onde se encontram dois mirantes. Em frente ao Terraço, é possível deslumbrar o Portal dos Guardiões [estrutura cénica, rematada por dois torreões laterais]. Uma vez que dissimula uma das entradas para o Poço Iniciático, foi para lá que nos deslocamos, espreitando, posteriormente, o Poço Imperfeito. E prometendo um regresso para mergulharmos numa viagem subterrânea.






O meu olhar atento ainda absorveu a energia do Aquário, da Fonte da Abundância [localizada a Oeste da Casa da Renascença], da Capela Neomanuelina [que evidencia um rico programa iconológico] e o Terraço das Quimeras, para, de seguida, entrar no magnífico Palácio, que me deixou arrebatada pelo poder da sua arquitetura e das peças sumptuosas. Por uma questão de conservação, os pisos superiores encontravam-se encerrados para restauro. Todavia, a amostra foi suficientemente elucidativa da beleza deste legado patrimonial. Por todas estas razões - e mais algumas para as quais não tenho palavras -, só podia ter ficado conquistada por este lugar nada convencional.






É certo que ficou muito por ver. Por desvendar. Por sentir. Contudo, a Quinta da Regaleira transborda um misto de sensibilidade e magnificência. Além disso, exalta referências mitológicas, literárias e religiosas. Neste «livro de pedra», habita «uma visão cosmológica, que sintetiza a memória espiritual da humanidade». É imperdível. 










Já visitaram a Quinta da Regaleira?

Comentários

  1. Visitei em 2013 e fiquei fascinada parece tirado de um conto de fadas. Acho que é visita obrigatória em Sintra.

    Adorei os jardins e todo o misticismo da quinta.

    Beijinho grande e boa semana!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não diria melhor, minha querida! Todo o ambiente é fantástico, quase como se entrássemos num livro *-*

      Obrigada e igualmente

      Eliminar
  2. Dos sítios mágicos que eu quero muito voltar :)
    Beijo e boa semana*

    ResponderEliminar
  3. Olá :)
    Quando andava na escola, visitei a Quinta da Regaleira e foi das melhores visitas de estudo. É tudo lindo, a cada recanto mais um bocadinho lindo e quando chegamos aos jardins... Meu deus, que soberbo.
    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os detalhes são mesmo fascinantes! Sinto que é impossível ficarmos indiferentes ao lugar, porque a Quinta da Regaleira tem alma *-*

      Eliminar
  4. Também está na minha lista de locais a visitar... não sei é quando!!
    xoxo

    marisasclosetblog.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pode ser que seja mais cedo do que imaginas. Fico a torcer por isso :)

      Eliminar
  5. Não me lembro de ter ido aí, mas é um bom lugar para conhecer
    Beijinhos
    Novo post
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  6. Um dos projetos para o ano dos vinte é visitar à cidade invicta e outros lugares, onde fui muito feliz, como Sintra, Ericeira, Assafora, Lisboa and so on...

    As fotografias são como SEMPRE espectaculares‼

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Um projeto cheio de identidade! Adorei a ideia :)

      Muito obrigada, Ematejoca

      Eliminar
  7. Um dos meus sitios preferidos, adoro a Quinta da Regaleira :)
    Beijinhos,
    Anita On

    ResponderEliminar
  8. Um grande passeio. Gostei muito, penso que devemos lá ir com algum conhecimento do simbolismo e do que representa para aproveitar melhor.

    Bom Ano

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, em parte ajuda a compreender melhor alguns símbolos e a contextualizar a sua história. Por outro lado, não sinto que seja obrigatório, porque o passeio é igualmente agradável

      Obrigada e igualmente

      Eliminar
  9. Que fotos mais giras. Nunca fui a Sintra, mas quero muito ir (:
    Depois de ver o teu último post de livros não consegui deixar de pensar nas edições ilustradas de HP e acabei por a comprar em promoção na Fnac. acho que vai ser a minha herança para futuros filhos e netos.ahah.


    http://arrblogs.blogspot.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada Tenho a certeza que vais adorar quando lá fores *-*
      A sério? Que máximo! Ainda só comprei a do primeiro volume, mas já tive oportunidade de cuscar as restantes e o trabalho está mesmo maravilhoso. É uma bela passagem de testemunho

      Eliminar
  10. As imagens são de facto maravilhosas. Não moro muito longe de Sintra, mas há mais de 20 que lá não vou. Os ares de Sintra não me atraem. Muito embora reconheça que é um lugar maravilhoso!

    Tenha uma boa noite Andreia e continuação de bom ano.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada, Edumanes :)
      Não somos atraídos pelos mesmos gostos, faz parte

      Igualmente*

      Eliminar
  11. Sintra têm um fascínio único!! Eu já visitei a quinta e perdi-me em pensamentos a imaginar o antigamente! Quando o meu filhote tiver idade para aproveitar a visita, também o quero lá levar!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem há palavras para descrever toda a energia, toda a alma dos seus recantos. Que sonho *-*
      Tenho a certeza que será uma experiência fascinante!

      Eliminar
  12. Estive perto, mas não surgiu a oportunidade de visitar, mas fiquei sempre curiosa, quem sabe um dia.
    E com essas fotos mais vontade dá de ir visitar 😍

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Espero que tenhas essa oportunidade em breve, vale muito a pena *.*
      Muito obrigada pelo retorno!

      Eliminar
  13. Fui lá há uns dois ou três anos e adorei. É tão lindo!

    ResponderEliminar
  14. Acho que assim que tiveres oportunidade vais voltar! 😊 Eu já fui duas vezes e é um lugar tão bonito e tão mágico que sei que, havendo oportunidade, voltarei outras mais.



    A Sofia World

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também acho que sim, até porque conquistou-me para sempre! Tem uma energia tão especial *-*

      Eliminar
  15. Respostas
    1. Eu aproveito a boleia e vou também :D
      Muito, muito obrigada!

      Eliminar

Enviar um comentário