HP // OS MEUS HORCRUXES

Fotografia da minha autoria


«Todos temos luz e trevas dentro de nós»
[contém spoilers]


A nossa vida é uma passagem. Não digo para a outra margem, mas por uma fita cinematográfica recheada de géneros, momentos, aprendizagens e, se possível, magia. Acredito que parte da nossa existência será eterna, enquanto habitarmos as memórias e o coração daqueles que nos querem tanto. Porque é este vínculo que torna a nossa jornada autêntica. Mas quando o corpo parte, por onde deambula a nossa alma?

O meu contacto com o universo de Harry Potter tardou, mas revelou-se uma montanha russa de sensações e sentimentos, tornando-se especial e colando-se à minha pele para sempre. E parte de mim lamenta só ter dado uma oportunidade a esta saga aos 27, porque perdi traços de inocência e a possibilidade de crescer com as personagens. No entanto, fazê-lo com esta idade permitiu-me analisar certas circunstâncias com outra consciência e sensibilidade, compreendendo melhor as mensagens subliminares. Além disso, a minha predisposição emocional também me deixou atenta a sinais cruciais para o desenvolvimento da narrativa. E a energia é tão intensa e proximal, que cada tema se torna fascinante. E motivo para um estudo mais detalhado, como o caso dos Horcruxes.

Lord Voldemort - ou, se preferirem, Aquele Cujo Nome Não Deve Ser Pronunciado - numa procura incessante pela imortalidade, recorreu a magia negra e ao ato mais cruel de todos para dividir a sua alma em sete fragmentos, guardando-a em representações importantes para a sua obsessão. E impedindo a sua morte definitiva, até porque poucos são os objetos com poder suficiente para destruir um horcrux. Inconscientemente, apercebi-me que estava completamente siderada e envolvida nesta demanda, uma vez que não só está descrita de um modo viciante, como também revela uma postura sombria e pouco convencional, levando-nos a desconstruir a identidade enegrecida do seu criador.

Ciente do processo moroso - e silencioso - associado a esta tarefa, ponderei realizar um exercício semelhante, mas hipotético e, logo, mais seguro. E, após escutar o episódio 54 do podcast Sozinho em Casa, no qual Guilherme Geirinhas partilha os objetos que escolheria para o efeito, optei por materializar o meu pensamento, definindo, então, os meus sete horcruxes - preservando a minha alma eternamente.

Caderno & Caneta: Este duo é indissociável. Porque escrevo desde que aprendi a desenhar as letras, priorizando sempre o papel, na medida em que, para mim, é a forma mais bonita de dar asas à imaginação. Assim, dividiria uma fração da minha essência por um Moleskine e uma esferográfica Pentel BK77, pois são modelos que me acompanham há anos.

Dedal Cidade do Porto: A minha coleção de dedais não é antiga, mas é bastante pessoal. Por essa razão, fazia todo o sentido que assumisse esta responsabilidade acrescida. No entanto, apenas um dos exemplares teria o peso de guardar uma parte do que sou. E, claro, só poderia ser aquele que representa uma das cidades do meu coração.

Fuji FZ-5: Fui sempre apaixonada por fotografia. Portanto, se tivesse que conservar um pedaço da minha alma num objeto, certamente que escolheria a minha primeira máquina fotográfica, que tanto me permitiu crescer e alimentar este gosto tão umbilical e desafiante.

O Principezinho: Há histórias que nos descrevem. E que nos marcam para sempre. E esta obra de Antoine de Saint-Exupéry nunca deixará de ser a minha predileta, até pelos valores que transmite. Por isso, viveria nela até ao fim. Mas manterei em segredo qual das edições seria a contemplada, apenas para prolongar o mistério.

Pão de Forma: O modelo icónico da Volkswagen é parte da minha identidade e quase imagem de marca do blogue. E creio que não são necessárias mais explicações. Pelo valor simbólico e emocional, a protagonista seria a vermelha, porque foi oferecida pelos meus pais.

Brincos de Dragão: Foram uma das últimas prendas da minha avó materna. E guardo-os com a maior estima e o maior amor. Não só por a manterem presente, mas também por serem alusivos ao meu clube. Esta simbiose é perfeita. E possibilitaria um belo esconderijo.

Capa: Foi em Praxe que conheci pessoas que levo para a vida. Porque, de capa traçada, vivemos experiências inesquecíveis, que reforçaram os nossos laços. Já para não mencionar o quanto moldaram o nosso caráter e a confiança de fazermos valer a nossa voz sem imposições. Por essa razão, também seria um objeto ao qual associaria a minha alma.


Que horcruxes criariam?

Comentários

  1. Adorei esta ideia, eu acho que me distribuía em pessoas!!

    Foi tão bom rever a saga neste Natal!! ( Menos o ultimo, não consigo aceitar )

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também ponderei fazer o mesmo, mas acabei por recuar :p
      Parecia uma criança a ver os filmes ahahah e tenho aproveitado para os rever, porque a Fox tem repetido

      Eliminar
  2. Gostei de conhecer os teus Horcruxes.

    Os meus seriam: papel e caneta, porque a escrita é a minha essência; Cal do José Luís Peixoto, porque foi o livro dele que mais me marcou, a minha mala de viagem porque é algo que gosto de fazer. O meu leitor de música porque não sei viver sem música.

    Beijinho grande!

    ResponderEliminar
  3. Os teus Horcruxes não são surpresa para mim.
    Como também não é surpresa a BELEZA da fotografia.

    ResponderEliminar
  4. Posso dizer que gostei bastante de conhecer os teus
    Beijinhos
    Novo post
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  5. Adorei conhecer os teus objeções mágicos, e também eu não vivo sem os meus papel e caneta, e um globo de neve da cidade do Porto :) E o meu Lu tambem já tem os seus objectos mágicos, a sua naninha e o livro pop-up do Paddington na cidade de a Londres :)
    O universo HP também me fascinou muito tarde e estou a guarda-me para ler com o pequenote:)
    Beijinhos*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Curiosamente, também pensei num globo :)
      Awww, que riqueza!
      Aposto que será uma experiência maravilhosa quando se juntarem a explorar todo esse universo HP

      Eliminar
  6. Gostei muito de conhecer os teus Horcruxes
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Não sei se posso considerar um horcruxe, mas era mesmo eu, mais uma companheira do Potter.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também não me importaria de ser mais uma companheira do Harry Potter :)

      Eliminar
  8. Também tenho alguns, talvez um dia os partilhe no meu blog!

    Bjxxx
    Ontem é só Memória | Facebook | Instagram | Youtube

    ResponderEliminar
  9. Que ideia mais original. Adoro! Parabéns! Também adoro essa esferográfica. Soube antes de ler que na tua seleção tinham de estar os dedais e a pão de forma (:

    http://arrblogs.blogspot.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada!
      Adoro mesmo o facto de ser fina e deixar um traço leve.
      São objetos que já fazem parte de mim :D

      Eliminar
  10. Voltamos com gratidão por todos vós, desejando um óptimo 2020. Para poder chegar a todos, hoje, numa breve visita. Bem hajam por não nos terem abandonado.

    Hoje : A fé de voltar...

    Bjos
    Votos de uma óptima Terça - Feira.

    ResponderEliminar
  11. Teria de reflectir durante algum tempo para decidir quais seriam os meus horcruxes... Gostei de conhecer os teus e adorei a ideia. Eu sou fascinada pelo mundo de HP desde os 12 anos , a primeira vez que li o primeiro livro, e até hoje entusiasmo-me com o tema ou tudo o que é relacionado:)
    Beijinhos,
    Anita On

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada :) acho que seria um exercício interessante!
      Sou o ano passado é que me aventurei, mas já me rendi por completo. É um universo fascinante

      Eliminar
  12. Também nunca segui muito HP e, curiosamente, há uns meses bateu a vontade de ver. Mas ainda não me aventureirei niso 😁😁

    Um beijinho com aroma a baunilha no teu coração

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Na qualidade de pessoa que se aventurou tarde neste universo, mas que ficou completamente rendida, aconselho. Vale muito a pena *-*

      Eliminar
  13. Fui ver o primeiro filme da saga no cinema, quando foi lançado, meu Deus foi quase há nove anos! E também tenho esse mesmo filme em VHS, estou mesmo velha 😂. E sempre segui os filmes, e adoro ver quando dá novamente.
    Livros já despertou mas ainda não surgiu a oportunidade, tenho uma amiga que tem a coleção só falta pedir e ter tempo 😅.
    Gostei de conhecer os teus horcruxes, ideia original 👏🏼

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os primeiros dois filmes também cheguei a ver por altura do lançamento. E, aliás, Harry Potter e a Pedra Filosofal era aquele filme que nunca podia faltar no Natal, mas depois acabei por nunca me dedicar a este universo.
      Em setembro do ano passado, finalmente, comecei a dedicar-me aos livros e rendi-me por completo. E aproveitei a maratona que a Fox transmitiu nos dias 24 e 25 de dezembro para me perder pelas adaptações cinematográficas :)
      Quando tiveres um tempinho, recomendo a leitura. A viagem é ainda mais viciante.
      Muito obrigada!

      Eliminar
  14. Também escolheria a capa, um caderno e uma caneta! <3
    Acho que vou fazer um post semelhante. Gostei da ideia. Importas-te? Claro, referir-te-ia como fonte de inspiração. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que sintonia boa <3
      Claro que não me importo, minha querida! Aliás, vou adorar ler a tua publicação. Fico a aguardar por ela *-*

      Eliminar
    2. Obrigada, já vou fazer um rascunho para agendar mais tarde :)
      E obrigada pelo teu comentário, sempre simpática <3
      Beijinho grande*

      Eliminar
    3. Muito curiosa com o que vai sair daí *-*
      Nada que agradecer, minha linda

      Eliminar
  15. Eu também entrei neste mundo do Harry Potter recentemente, só há dois anos é que vi a saga toda. Mas, ainda assim, há pormenores que me falharam de certeza e quero muito repeti-la, acho que vou aproveitar a interrupção do semestre para o fazer :)
    Que ideia gira, adorei as tuas escolhas <3

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A reta final de 2019 foi muito intensa no que a Harry Potter diz respeito, porque mergulhei a fundo nos livros e nos filmes. Foi maravilhoso!
      Parece-me um ótimo plano, coração :D
      Muito obrigada!

      Eliminar

Enviar um comentário