UMA DÚZIA DE LIVROS // JANEIRO

Fotografia da minha autoria


Tema: Um livro que ficou por ler em 2019


O místico e interminável mundo das estantes poderia ser o nome de um dos filmes da minha vida. Porque perco-me na imensidão de histórias disponíveis e faço por complementar a minha modesta biblioteca sempre que possível. E isso implica que a lista de livros para ler seja tão desproporcional ao tempo que disponho. O ano passado li muito. Mais do que julguei ser concretizável. No entanto, não foi suficiente para desvendar todos os títulos em espera, transitando-os para 2020.

Uma Dúzia de Livros tem-me permitido arriscar. E, para o tema de janeiro, a escolha foi imediata, até porque a curiosidade era imensa. Assim, mergulhei no inigualável A Sombra do Vento, de Carlos Ruiz Zafón, que se tornou num dos meus favoritos. Pela escrita cuidada e quase poética. Pela sobreposição de temáticas. Pelo enredo imprevisível. E pelo amor à literatura. O autor teve a mestria de partir de um lugar mágico - o Cemitério dos Livros Esquecidos - para nos levar numa viagem sentimental e sombria, muito fiel ao que poderia ser o relato da existência de alguém. Porque sinto que um dos pontos fulcrais desta obra é mesmo o seu caráter relacional e credível.

Barcelona. 1954. O pós-guerra e os seus destroços emocionais. É neste cenário de caos que deambulamos, procurando resolver um enigma vertiginoso, perigoso e bastante esclarecedor acerca das relações inter e intrapessoais, uma vez que é feito de pessoas, para pessoas, cruzando várias gerações. E no enlaço desta descoberta, confrontamo-nos com problemáticas que, infelizmente, permanecem atuais: o preconceito, o desrespeito, o abuso de poder, a chantagem. Num plano contrário, também sentimos a dor da ausência e da morte, o efeito dos amores platónicos [e proibidos], o peso das promessas e dos segredos e a beleza indescritível da integridade, que apenas habita o coração daqueles que se orientam pelos valores certos. E esta história, ainda que contenha exemplos de má índole, transborda de personagens com uma alma bonita e inspiradora, ofuscando os demais protagonistas.

É impressionante como um acaso abre a porta para uma realidade tão angustiante, melancólica e nefasta, resultante de um conjunto de mentiras, vinganças, orgulho e traições. E é o peso da obsessão, do ódio e da intriga que despoleta um destino cruel, onde a perda se torna irreversível. Num crescendo de maturidade, acompanhamos o compromisso de atar os nós das narrativas que surgem em paralelo, exaltando a coragem - e uma certa dose de loucura e inconsciência - e o desejo por aparentes causas perdidas, que se revelam cruciais nesta jornada tão intensa. Deste modo, apresenta um ritmo fluído, contagiante e inebriante. Até porque vemos um amor a ecoar no tempo.

A Sombra do Vento transmite empatia. Interliga o passado e o presente. Explora a fidelidade. Não se poupa a lições de vida - sublimes e nunca impostas. Traça uma rota intertextual, estabelecendo uma ponte com nomes relevantes, mas também com a própria solidão, proveniente de uma «auto e hetero censura». E descreve a natureza humana no seu melhor e no seu pior. Em simultâneo, não ignora a fibra das mulheres. E envolve-nos num enredo conspiratório, com uma aura de suspense, incredulidade e, ainda, de humor, aproximando-nos da volatilidade dos nossos passos. Porque a ascensão e a queda são faces da mesma moeda.

Este romance termina da mesma forma que se inicia, demonstrando o quanto a nossa evolução é cíclica. Através do seu final com notas de esperança, e atendendo a que aborda um pouco de tudo - mistério, morte, política, sexo, amizade -, compreendemos que há obras nas quais tropeçamos e que nunca mais nos abandonam. Porque, neste elo tão umbilical, fazem morada no nosso peito, marcando-nos eternamente.


Deixo-vos, agora, com algumas citações:

«- Agora? Às cinco da manhã?
- Há coisas que só se podem ver nas trevas - insinuou o meu pai com um sorriso enigmático que decerto pedira emprestado de algum livro de Alexandre Dumas» [p:10];

«O interior do estojo era forrado de veludo azul-escuro. A fabulosa caneta Montblanc Meisterstuck de Victor Hugo repousava no centro, deslumbrante. Tomei-a nas mãos e contemplei-a à luz da varanda. Sobre a mola de ouro da tampa estava gravada uma inscrição» [p:92];

«- Ele gostaria de saber que alguém o queria manter vivo, que o recordava. Dizia-me que existimos enquanto alguém nos recorda» [p:201];


// Disponibilidade //

Nota: O blogue é afiliado da Wook e da Bertrand. Ao adquirirem o[s] artigo[s] através dos links disponibilizados estão a contribuir para o seu crescimento literário - e não só. Obrigada ♥

Comentários

  1. Este livro é maravilhoso e foi um dos que me fez apaixonar pela escrita. De ter gostado tanto de ler, fez-me desejar escrever assim um dia <3

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso é incrível! É tão bom quando os livros - e os autores - nos inspiram dessa forma. Fiquei apaixonada por esta obra 😍

      Eliminar
  2. Repetindo (hehe): não esqueça: Livro do Desassossego. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não, não é a biografia de Fernando Pessoa.
      É simplesmente um desassossego filosófico.
      Um livro que devia ser leitura obrigatória 📚

      Eliminar
    2. Há-de acontecer, Ulisses. E tentarei que seja ainda este ano, mas não será para já, até porque é um livro que pretendo adquirir e assumi o compromisso de não comprar novos enquanto não diminuir a lista que tenho por ler 😊

      Eliminar
    3. Não é biografia, Titica. É um livro assinado pelo seu semi-heterónimo, Bernardo Soares 😊

      Eliminar
    4. Acredito que seja fantástico. Quanto a ser de leitura obrigatória, dependerá sempre dos gostos de cada um. Porque, certamente, nem todos se enquadram no registo em questão

      Eliminar
    5. Eu refiro-me à leitura obrigatória nas escolas portuguesas 📚

      Eliminar
    6. Não tinha percebido que era nesse sentido. Mas, sim, talvez devesse ser explorado nas escolas, dependendo da abordagem. Aliás, como em todas as obras que propõem nos programas, porque faz toda a diferença na aprendizagem

      Eliminar
  3. Gostiei bastante do tema do livro, o teu review deixou-me muito curiosa em relacao a esta historia :)
    Beijinhos*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E acredito que gostarás ainda mais da história em si. Muito obrigada ♥

      Eliminar
  4. Um romance de grande sucesso AQUI há alguns anos atrás. Não compreendi esse sucesso, embora o livro não seja mau de todo 📚 o número de vendas não corresponde à qualidade literária.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por tudo aquilo que me fez sentir, consigo compreender todo o sucesso que o envolve. Quanto à qualidade literária, será sempre subjetivo. Para mim, por exemplo, é de excelência. Mas é o que a literatura tem de bom: permite-nos abraçar diferentes perceções em relação ao mesmo livro

      Eliminar
  5. Gosto de livros que tenham como tema essa época. Em cada livro que trata esse assunto descobre-se algo único.
    Mesmo romanceado, é interessante ver como o ser humano se comporta perante a adversidade.
    Um obra que um dia poderá fazer parte da minha estante...

    Beijos e abraços
    Sandra C.
    bluestrass.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi uma surpresa maravilhosa! E, de facto, aprende-se imenso sobre o ser humano. Até porque, neste contexto, poderia ser mesmo a história de alguém próximo.
      Aconselho 😊

      Eliminar
  6. Tenho imensa curiosidade com este autor, mas fico sempre com o pé atrás.
    Boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pessoalmente, foi uma ótima descoberta. Ainda só li este livro, mas conquistou-me!

      Eliminar
  7. Respostas
    1. Consigo compreender porquê 😊
      Obrigada e igualmente, Francisco

      Eliminar
  8. Deve ser bastante interessante, ainda não conhecia
    Beijinhos
    Novo post
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem sei que sou suspeita, porque adorei, mas é mesmo interessante e envolvente!

      Eliminar
  9. Confesso que nunca tinha ouvido falar desse escritor oh!!
    Eu acho que os livros e as suas histórias devem ter sempre lições de vida, o bem deve ser ser vencedor.
    xoxo

    marisasclosetblog.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também acredito que sim. Aliás, o livro tem que ser completamente descontextualizado e terrível para não nos transmitir qualquer aprendizagem.

      Eliminar
  10. Não tenho a certeza se li, mas é um boa sugestão.
    Andreia, continuação de boa semana.
    Beijo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vale muito a pena, Jaime! Recomendo

      Obrigada e igualmente 😊

      Eliminar
  11. Já ouvi maravilhas sobre esse livro mas ainda nunca me passou pelas mãos. E, confesso, nunca li nada do autor.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi a minha estreia no autor e deixou-me cheia de vontade de conhecer mais obras suas. Se tiveres oportunidade, aconselho 😊

      Eliminar
  12. Gosto tanto deste livro! Que bom que gostaste também. Acho que é uma espécie de viagem até Barcelona, mesmo sem nunca termos lá ido.


    A Sofia World

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É tudo de bom, nem tenho palavras ♥
      Sim, também fiquei com essa sensação. E acabou por intensificar o meu desejo de ir a Barcelona

      Eliminar
  13. Pelo título me desperta alguma curiosidade. Como não li o livro também não posso discutir como será a sombra do vento?

    Boa noite Andreia e continuação de boa leitura.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É daqueles títulos que ficam no ouvido. E a história é inesquecível!

      Obrigada e igualmente, Edumanes

      Eliminar
  14. Parece-me uma boa sugestão! Fica registado! :)

    www.amarcadamarta.pt

    ResponderEliminar
  15. Nunca li nada do autor mas já me recomendaram a ler, inclusivé pessoas que não leêm muito mas que já leram tudo do autor e o adoram. A ver se é este ano que me início na escrita dele (:

    http://arrblogs.blogspot.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi a minha estreia na obra do autor, por isso, não tenho termo de comparação. Mas adorei este livro, é maravilhoso *-*

      Eliminar

Enviar um comentário