À boleia do mundo #8 (Parte 1)


Capitulo 8
Domingo, 10.08.2014


07h30: Tocou o despertador, levantei-me e fui-me arranjar. Sentei-me lá fora a pintar as unhas. É fascinante ouvir o silêncio, apenas quebrado pelo chilrear dos pássaros e o cantar do galo. É cedo, mas há quem já esteja a pé há mais tempo.

Está vento e frio, definitivamente o verão não quer nada connosco. Tenho saudades de Bragança quente, com noites em que conseguir adormecer é uma verdadeira prova olímpica. Pode ser que melhore!

09h06: Vamos sair agora de casa em direção ao Castelo. Quero revisitá-lo! E como ao domingo até às 11h não se paga aproveitamos a oportunidade.

09h16: Chegamos ao destino. Até já!

10h23: Terminamos a visita.

Andei à volta do museu, pela parte de fora, visitando o Castelo de uma ponta à outra. Só não o percorri pela parte da Cidadela (ou Vila). É preciso ter cuidado com as escadas de pedra, altas e gastas, mas vale a pena.
Voltei a entrar no Museu Militar. Visitei-o pela primeira vez o ano passado e hoje permiti-me repetir a experiência. Tem três pisos e está formidável. Bastante completo e organizado, sendo percetível, até por toda a identificação que tem, cada pedaço de história exposto. Constituído pela Cisterna e pelas salas D. Afonso Henrique, D. Nuno Álvares Pereira, 1º de Dezembro, Fecharia, Espadins, General Sepulveda, Barretinas, Guerra Peninsular, Gungunhana; sala das armas, Portugal, I Grande Guerra (1914-1918), Ofertas, devia ser de visita obrigatória. Em todos os pisos há armas à porta e nas paredes, bem como espadas. Há cadeiras e um alambique. Logo na entrada há uma vitrina com ofertas que fizeram ao museu, quadros de personalidades importantes e um caderno para deixarmos mensagens. Ainda não foi desta que subi ao ponto mais alto, bem junto à bandeira, porque estava fechado - fica aqui a desculpa para voltar no próximo ano. Além disso, tem uma loja de recordações, onde comprei um careto.
Do Castelo temos uma vista incrível da cidade. Na Cidadela há o «Vila Café», a taberna «O Celta», a Ginjinha, a Casa do Castelo, que saltam logo à vista. Se não for para consumir, pelo menos que se entre para ver o interior.

10h26: É hora de ir embora, mas já com outra paragem definida.

10h54: Próximo local de visita: Museu Regional Abade de Baçal!




Continua...
(qualquer dúvida não hesitem, deixem nos comentários ou mandem por e-mail)

Comentários

  1. A forma maravilhosa, como descreves coisas simples

    ResponderEliminar
  2. Tu tens de escrever um livro. Por favor!!!

    Isto vai ser renhido! Ainda hoje conto os votos e coloco os resultados na página do Facebook do blog :D

    Então tens de me avisar quando vieres :P Assim ficamo-nos a conhecer. Seria o maior gosto <3

    InstagramFacebook Oficial PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar
  3. Lindpo ficamos à espera do próximo capitulo.
    Um abraço e uma boa semana.

    ResponderEliminar
  4. Gostei tanto, adoro a forma como nos fazes viajar :D

    ResponderEliminar
  5. Começar a semana a viajar :). Gostooooo =)

    Boa semana minha querida!

    Beijinhosssssss!

    ResponderEliminar
  6. E que bem que sabe viajar!

    Isabel Sá
    https://brilhos-da-moda.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  7. Nunca lá fui... Pela descrição espero lá ir.
    Então este ano lá voltarás! :)

    ResponderEliminar
  8. Eu adoro conhecer novos lugares!! Gosto de andar sempre a passear, principalmente porque vivo num país diferente e há muito para descobrir! Mas também adorava visitar mais sitios em Portugal. Os castelos são sempre muito bonitos :)

    ResponderEliminar
  9. Adorei , gostava muito de conhecer estes sítios para onde nos levas :)

    ResponderEliminar
  10. Qualquer dia meto-me na tua mala e vais ver se não me infiltro nas vossas viagens maravilhosas :p

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. r: oh, tão fofinha *.* eheh vê-se mesmo que és do Norte :p por dizeres «à minha beira» :p cá em Lisboa usamos mais a expressão «ao meu lado» :p

      Eliminar
  11. Adoro vistiar castelos, se tiver ainda o "recheio" ainda melhor :)
    Kiss

    http://inspirationswithm.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  12. Que gostoso, viajei contigo.. Beijokas!

    ResponderEliminar
  13. Mais uma bela descrição de uma das tuas viagens. Adoro!

    ResponderEliminar
  14. r: não tens nada que agradecer, só disse a verdade :)

    ResponderEliminar
  15. Que óptimo texto de iniciação a viagem é caso para se dizer siga se a viagem.
    http://retromaggie.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  16. Consigo viajar com esta forma encantadora como escreves!

    ResponderEliminar
  17. E /quwe siga a viagem. Espero por novo desenrolar..naor. Conheço o museu, um dia irei visitar, mas vou esperdar pela tua descriiçao
    Kis. :;>)

    ResponderEliminar
  18. E mais uma vez, lá estou eu, encantada com todas e cada uma das palavras que escreves!
    Sabe tão bem conhecer novos lugares!
    Beijinhos ♥

    http://allthatweseeisjustadreamwithinadream.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  19. Adorei, fico à espera do próximo :)
    Bj S

    ResponderEliminar
  20. obrigada por me levares a bragança, andreia :p

    r: não me queixo de solidão, queixo-me de demasiado barulho. qual será pior? x)

    ResponderEliminar
  21. Um bela viagem na sua amável companhia minha amiga
    Até a próxima visita. E claro que vai nos brindar com teu relato encantador
    Beijos

    ResponderEliminar
  22. Apesar de já ter dormido em Bragança, não tive oportunidade de visitar a cidade, com muita pena minha. Enquanto não volto lá para explorar a sério, vou viajando pelas tuas palavras :)

    ResponderEliminar

Enviar um comentário