No mundo das profissões

Imagem retirada do google

«Você precisa manter o foco na sua jornada»


Acabei o curso. E o próximo passo é procurar emprego. Naturalmente, depois de tantos anos a estudar para o mesmo objetivo, tentarei primeiro na minha área: Educação Pré-Escolar. Foi, precisamente, durante a estruturação do meu plano de ação que dei por mim a pensar em profissões onde me pudesse sentir realizada.

Ser Educadora de Infância é um sonho que me acompanha desde sempre, mas ter alternativas é outra segurança. É assustador aventurar-me nesta nova fase. E, se for a ouvir tudo o que comentam sobre a situação profissional, torna-se difícil não sentir uma certa apreensão. No entanto, não estou pronta para desistir, ainda para mais quando estou no início desta viagem. E farei das tripas coração para alcançar aquilo que mais ambiciono. Só que sendo realista, e andando com os pés bem assentes no chão, tenho que estar preparada para os «nãos». E, consequentemente, para alargar horizontes, estendendo a minha procura. E foi no meio de todos estes devaneios que criei uma lista de profissões que gostaria de experimentar, por serem mundos que me fascinam.


A minha lista de profissões de sonho:

1. Educadora de Infância: não precisa de explicação, certo?

2. Cronista numa revista: Ter uma coluna regular, onde pudesse publicar textos sobre os mais diversos assuntos, é aliciante. E permitir-me-ia fazer algo que adoro: escrever!

3. Trabalhar numa editora: Acompanhar todo o processo de edição de um livro, desde que chega à editora até poder ser vendido ao público é algo que me provoca bastante curiosidade. 

4. Trabalhar numa livraria: Passar um dia rodeada de livros? É um grande sim!

5. Guia turística: Fazer chegar a essência de um lugar a alguém que o quer conhecer só pode ser gratificante. 

6. Trabalhar numa ludoteca: «Espaço lúdico, educativo, recreativo e cultural, especialmente pensado para crianças e adolescentes, tendo como primeira função a de lhes restituir o espaço e o tempo para brincar, livremente e de forma autónoma», só por aqui também já é fácil de perceber o porquê.

7. Fotógrafa: É uma paixão antiga.

8. Escritora: Poder sustentar-me através do meu trabalho enquanto autora seria maravilhoso.

9. Desenvolver projetos em parceria com a Câmara Municipal e locais específicos do Porto: o intuito seria promover atividades adaptadas a grupos de crianças em idade pré-escolar, que lhes permitissem não só adquirir gosto por várias componentes, como também conhecer a cidade.


Importa salientar que estou, obviamente, a pensar nos meus gostos e a excluir as bases de formação necessárias para abraçar projetos desta natureza. Contudo, são opções que não recusaria se tivesse competências académicas para as aceitar. 

E vocês, que profissões gostariam de experimentar para além da vossa área de estudos?

Comentários

  1. Já te disse e volto a dizer quem me dera que fosses a educadora do meu Lu :) Ah também tive e ainda tenho a vontade de trabalhar numa livraria, acreditas que me sinto melhor numa livraria do que numa loja de roupa? Hehe
    Vais conseguir, minha querida,estamos aqui a torcer por ti, que o universo esteja ctg🍀
    Bjinhosss
    https://matildeferreira.co.uk

    ResponderEliminar
  2. Vejo-te imenso como educadora de infância, mas vejo-te também como cronista ou em algo muito direccionado para a escrita. É a tua cara, óbvio <3

    THE PINK ELEPHANT SHOE // GANHA UMA BEAUTY BOX!

    ResponderEliminar
  3. Olha que, adorei . Por acaso não me importava em trabalhar em umas quantas que mencionada. Mas adorava trabalhar em fotografia, design, ajudar muitas causas, sei lá tanta coisa.

    Beijinhos
    www.pirilamposemarte.com

    ResponderEliminar
  4. Identifico-me com todas as profissões :). Excelentes.

    Beijinhos :*

    ResponderEliminar
  5. Para mim, adorava a 2, 3 e a 4. A 8 seria um sonho, que, pelo menos por enquanto,permanecerá isso mesmo - um sonho. Acho que fazes muito bem, teres este pensamento, porque nunca sabemos o que nos reserva. No entanto, desejo do fundo do coração que encontres aquilo que mais ambicionas. Um grande beijinho *

    ResponderEliminar
  6. Boa sorte para a tua caminhada :) Vai correr tudo bem e é sempre bom ter um "plano B" :)

    Volta & Meia
    Facebook

    ResponderEliminar
  7. A número dois posso indicar-te a Blogazine, uma revista online de bloggers onde sou colaborador :)

    Respondendo a tua questão: acho que sempre tive curiosidade pela área da representação. "Ser e viver" um personagem é, sem dúvida, aliciante!

    Beijinhos
    Ricardo
    www.opinguimsemasas.pt

    ResponderEliminar
  8. Identifico-me com a maioria das profissões :p
    Boa sorte querida!

    ResponderEliminar
  9. Adorei essa última ideia se precisares um dia de ajuda de uma educadora diz...e não falemos da nossa profissão...trabalhei dois anos nela e agora estou em casa e nada aparece, mesmo fora da área. Pois o centro de emprego faz lindamente em mandar estagiárias e projetos para os mesmos locais vezes e vezes sem conta...claro que os "boss's" sem princípios (a maioria) só quer dinheiro no bolso e pagar o mínimo que poder...enfim um revolta mesmo, depois nem pensam nas crianças. Em 3 ou 4 anos são capazes de conhecer 4 educadoras.
    Bom, mas adorei as tuas ideias e fazes bem em teres várias perspetivas.

    kiss

    http://inspirationswithm.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  10. Continue não desista,
    do que gosta de fazer
    para ser feliz na vida
    sem dela se aborrecer!

    Continuação de uma boa tarde Andreia, um abraço,
    Eduardo.

    ResponderEliminar
  11. Boa sorte para o futuro, minha querida! Tenho a certeza que vais ser muito feliz! <3
    http://bloguedacatia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  12. Identifico-me com muitas das coisas. E via-te imenso como educadora de infância!!

    Beijinhos
    That Girl | FACEBOOK PAGE | INSTAGRAM | TWITTER

    ResponderEliminar
  13. Mesmo que não consigas a tua prioridade, creio que em qualquer das outras áreas te encaixarias na perfeição :)

    ResponderEliminar
  14. Pode não ser fácil ao início mas não duvides que irás conseguir um lugar como educadora. Como me disse uma mãe, há muitos anos atrás, para os bons há sempre lugar. O importante é nunca desistir.

    Eu, por exemplo, trabalhei 3 anos em ATL e não me arrependo nada. Cresci imenso e sou melhor profissional agora!

    Estou a torcer por ti :)

    ResponderEliminar
  15. Pode não ser fácil,não desista do que mais gosta.
    Boa sorte.
    Bjs

    ResponderEliminar
  16. Temos umas quantas em comum :) É engraçado como, depois de tantos anos de estudo, nem sempre é a "nossa" área que nos conquista o coração.

    ResponderEliminar
  17. Muito boa sorte! Que você consiga se encontrar! As profissões citadas são apaixonantes <3

    mariasabetudo

    ResponderEliminar
  18. vejo te bastante como cronista ou como educadora que consigas obter aquilo que queres
    https://retromaggie.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  19. Este teu post até vai de encontro a uma conversa que tivemos há uns tempos atrás, sobre o quão bom seria termos a possibilidade de aliar várias áreas do nosso gosto à nossa formação, permitindo-nos um leque de profissões mais vasto, onde seríamos felizes claro, aliando tudo que desejamos como dizer aqui :)

    ResponderEliminar
  20. Depois de algumas conversas que tivemos, é notável ver o carinho que nutres pela profissão dos teus sonhos (senão te disse antes digo-te agora). Espero que corra tudo bem e que arranjes emprego na tua área, no que realmente queres, no entanto senão for já não desesperes :)
    Força.
    Eu com toda a certeza seria fotografa :p

    ResponderEliminar

Enviar um comentário