O FIM DA CORRIDA

Fotografia da minha autoria



- título inspirado numa frase dita por Inês Meneses -


Assusta-me o vazio, o fosso que se começa a sentir entre nós. E sabes o que é pior? É sentir que estamos confortáveis com essa decadência, com frases que se camuflam em banalidades como «não tinha algo de novo para contar» ou «não quis incomodar». Desde quando é que nos fechamos neste vácuo emocional?

Pode não ser amor, mas, entre duas pessoas que se querem tanto, há sempre assunto. Se não existir, inventa-se. Reformulo, é amor, mas um amor sem intenções românticas. É amor na certeza de não poder existir incómodo entre alguém que, por vezes, nos conhece melhor do que nós. É impossível que esta sintonia nos descoordene os passos. Recuso-me a aceitar que seja o fim da corrida e que, depois disto, não exista nenhum outro horizonte, como se tivéssemos chegado a uma rua sem saída. Tem de ser um equívoco qualquer.

Tenho medo de termos esgotado as palavras, de termos percebido que, afinal, não fazemos assim tanta falta na vida um do outro. Apoquenta-me que a ligação não seja assim tão forte e que se vá enfraquecendo aos poucos, até já não restarem sinais da nossa presença, sendo só a imagem de uma casa abandonada, a ruir.

Um dia, tudo muda: as pessoas vão embora, os sonhos desfazem-se e percebes que já estava tudo em mudança antes, apenas não quiseste ver isso. As pessoas já tinham partido, os sonhos já se tinham quebrado, até já havia destroços, porque estás desfeito por dentro, só que preferiste adiar e ignorar as evidências.

Detesto a insegurança deste silêncio imposto, mas a vista do outro lado do passeio chama-me e talvez seja o sinal que preciso para atravessar a rua e deixar de correr: não para atingir a meta, para atingir a liberdade.

Comentários

  1. Adorei, como sempre. A tua escrita faz-nos sempre refletir.

    Destaco esta frase: "É amor na certeza de não poder existir incómodo entre alguém que, por vezes, nos conhece melhor do que nós." Fez-me lembrar uma amizade minha do passado, onde a confiança foi quebrada e os temas de conversa se perderam, como se agora só sejamos dois desconhecidos.

    Revi-me muito neste conto.

    Beijinho grande, minha querida!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada, minha querida, pelas palavras e por essa partilha.
      Quando entre duas pessoas que se queriam tanto começa a existir esse incómodo, se calhar, é sinal que os caminhos já não estão bem alinhados. Custa - e acho que custará sempre essa perda -, mas também faz parte e é importante seguir enquanto ainda restam coisas boas para guardar.

      Boa semana

      Eliminar
  2. Amo *.* A tua escrita inspira-me e faz-me pensar :) Muito obrigada pela partilha da tua criatividade para o começo de mais uma semana ;) Nao imaginas o quanto estas tuas palavras me fazem sentido.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu é que agradeço sempre pela tua generosidade, minha querida. Obrigada, de coração

      Eliminar
  3. Oh, como não gostar da tua escrita e do teu cantinho,
    Tão bom mesmo é começar a semana assim
    Beijinhos
    Novo post
    Tem Post Novo Diariamente

    ResponderEliminar
  4. Triste mas ao mesmo tempo tão bonito 🫶🏻

    ResponderEliminar

Enviar um comentário