CLUBE LEITURAS DESCOMPLICADAS
MUNDO BELO, ONDE ESTÁS, SALLY ROONEY

Fotografia da minha autoria



«Procuram um mundo belo, mas têm dúvidas sobre a sua existência»

Avisos de Conteúdo: Saúde Mental, Linguagem Explícita


Uma mudança que tenho notado em mim, enquanto leitora, é que estou muito mais alinhada com histórias que têm um peso maior nas personagens e não tanto no enredo. Continuo a apreciar uma narrativa cheia de reviravoltas e com tanto a acontecer dentro, mas vou-me aproximando cada vez mais daquelas em que o desenrolar é simples, mas com protagonistas que enchem a sala. E Sally Rooney faz isso de um modo exímio.


EXISTIRÁ UM MUNDO BELO?

Mundo Belo, Onde Estás divide-se por quatro personagens: Alice, uma jovem romancista, Eileen, a sua melhor amiga, Simon, que conhece Eileen desde a infância, e Felix, que trabalha num armazém e conhece Alice através de uma dating app. A caminho dos trinta anos, manifestam todos várias dúvidas sobre a existência de um mundo belo. E é a forma como as suas vidas - e questões - se entrelaçam que nos torna parte da narrativa.

«Estava demasiado escuro para qualquer um deles obter muita informação da expressão do outro e, no entanto, continuaram a olhar-se, sem interrupção, como se o ato de olhar fosse mais importante do que aquilo que conseguiam ver»

O início do livro deixou-me assoberbada, devo confessar, porque tem muita informação. No entanto, assim que me encontrei com o seu ritmo, foi difícil largá-lo. Pessoalmente, acho que os capítulos serem intercalados com e-mails trocados entre Alice e Eileen ajudou bastante nesse sentido, já que não nos desvia dos acontecimentos, mas descentraliza-os e mostra-nos visões mais ou menos polidas da realidade de ambas. Em simultâneo, ajudou que o foco nos protagonistas estivesse equilibrado, apresentando a mesma importância.

«E do lado de fora das janelas, a luz começava a esmorecer, o céu cada vez mais escuro, 
a terra imensa girando lentamente sobre o próprio eixo»

A história em si não não é transcendente, mas as personagens desarmam-nos, são elas o enredo que queremos compreender. E eu considero mesmo fascinante a capacidade que Sally Rooney tem para as construir de uma forma tão verosímil, como se fossem pessoas do nosso meio (ou que facilmente identificamos), como se nos estivéssemos a ver ao espelho. Por isso, fui-me reconhecendo nas angústias, nas dúvidas, nas próprias indecisões e medos. Além disso, por estar mais próxima da idade dos protagonistas, também me revi na fase de vida em que se encontram - embora sejam muito distintos os nossos percursos.

«O tempo decorreu assim, em silêncio»

Há assuntos pendentes, mágoas que se foram alimentando com o tempo e com o silêncio e comportamentos antagónicos. Um dos aspetos mais interessantes, para mim, prende-se com a dicotomia das personagens: sempre com grandes opiniões sobre o mundo, discursos eloquentes e centrados em temas fraturantes, mas altamente vulneráveis e com quebras de comunicação, quando os sentimentos individuais se impunham a tudo o resto. Isso traduz o quanto há áreas da nossa vida que nunca serão controláveis e que nos desconcertam.

«Se não fosses minha amiga, eu não saberia quem sou»

Mundo Belo, Onde Estás é um retrato extraordinário do quanto o diálogo é essencial em qualquer relação, dos contextos que nos influenciam, da educação que nos molda e das necessidades que se vão alterando na nossa travessia. Não sei até que ponto é uma obra com traços autobiográficos, mas existe muita propriedade na maneira como a autora abordou certos temas. E é a essa verdade que nos vamos entrelaçando.


🎧 Música para acompanhar: Someone To Stay, Vancouver Sleep Clinic

📖 Da mesma autora, li e recomendo: Pessoas Normais e Conversas Entre Amigos


Disponibilidade: Wook | Bertrand

Nota: O blogue é afiliado da Wook e da Bertrand. Ao adquirirem o[s] artigo[s] através dos links disponibilizados estão a contribuir para o seu crescimento literário - e não só. Muito obrigada pelo apoio ♥

Comentários

  1. Fiquei mesmo curiosa com este livro.
    Vou levar a sugestão.
    Obrigada pela partilha, minha querida.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estou cada vez mais rendida a esta autora *-*
      Aconselho, minha querida

      Eliminar
  2. Mais uma sugestao que vou levar pois fiquei bastante curiosa com esta autora *.*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aconselho, minha querida 😍 se leres, depois diz-me o que achaste

      Eliminar
    2. Ja esta no kindle em fila de espera, em ingles *.*

      Eliminar
    3. Awww, que bom, espero que gostes 😍 boas leituras

      Eliminar
  3. Respostas
    1. Acredito que sim, Francisco. Demorei um bocadinho a entrar no ritmo da história, mas vale muito a pena, porque é um livro cheio de camadas
      Boa semana

      Eliminar
  4. Hum, me parece ter uma história bastante bonita para conhecer
    vou levar a sugestão desse livro
    Beijinhos
    Novo post
    Tem Post Novo Diariamente

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É uma viagem muito interessante pelas vivencias, observações e fragilidades destas personagens, aconselho

      Eliminar
  5. Embaixadora Oficial de Mundo Belo apresenta-se na secção de comentários só para dizer:

    wooooooohoooooooo!



    daylight

    ResponderEliminar

Enviar um comentário