ROTA M ◾ PARQUE DAS ÁGUAS
![]() |
Fotografias da minha autoria |
«Espaço de lazer e recreio»
O título «Fontes Secretas chegam este domingo ao Parque das Águas» cativou a minha curiosidade, no final de julho, por isso, abri a notícia e anotei o nome - e a localização - para uma visita futura (e próxima).
A iniciativa, que é da responsabilidade da empresa municipal Águas e Energias do Porto em parceria com o M.OU.CO (espaço cultural e hoteleiro), pretende promover a descoberta do património histórico da cidade. Assim, «entre natureza, música e cultura», o evento estende-se até 17 de setembro, com entrada gratuita e com a programação a mudar todos os fins de semana. A oferta pareceu-me muito interessante, mas, numa primeira abordagem, só fui conhecer aquele que é considerado «um dos parques mais secretos» da Invicta.
O Parque das Águas localiza-se na «vertente norte da margem do Douro» e ocupa «uma parte significativa das atuais instalações operacionais da sede da Águas do Porto», na Rua Barão de Nova Sintra (perto da estação do Heroísmo). Este espaço congrega várias vertentes - histórica, cultural e de biodiversidade -, proporcionando uma experiência visual e sensorial ampla. Por tudo isto, representa uma qualidade elevada para a cidade.
Para além de um espólio que se divide entre fontes, chafarizes e arcas de água, este parque tem uma herança natural lindíssima, com «uma mancha arbórea» diversificada. Este pulmão verde, como é caracterizado, dispõe de alguns percursos que o permitem descobrir melhor e, portanto, revelou-se uma surpresa encantadora.
A Rua do Roseiral (caminho norte, onde se situam os jardins, a estufa, a «Casa de Alice» e os núcleos museológicos), a Rua das Fontes (caminho nascente-poente, onde se observam as fontes, as arcas e os chafarizes) e a Rua do Rio (caminho sul, com vistas privilegiadas sobre «o território e a paisagem»).
É neste elo de rotas que se constrói a identidade singular do local, que se visita com alguma rapidez. No entanto, o ideal será ir com tempo, para aproveitar para ler, para fotografar, para descontrair. Hei-de regressar.
12 comments
Deve de ser um lugar muito agradável.
ResponderEliminarUm abraço e continuação de uma boa semana.
Andarilhar
Dedais de Francisco e Idalisa
Livros-Autografados
Gostei mesmo de o descobrir. É muito agradável e tranquilo
EliminarObrigada e igualmente, Francisco
Que sitio encantador *.*
ResponderEliminarFiquei mesmo rendida ao espaço
EliminarFiquei com muita vontade de visitar.
ResponderEliminarVou guardar a sugestão.
Beijinho grande, minha querida!
É ótimo para descontrair 😍
EliminarBeijo grande, minha querida
Oh, que me parece ser um bonito lugar para se conhecer
ResponderEliminarBeijinhos
Novo post
Tem Post Novo Diariamente
É mesmo, Sofia *-*
EliminarOh very good photos darling
ResponderEliminarGood post
Thanks!
EliminarJá ouvi falar desse parque e tenho curiosidade. Parece ser aquele tesourinho bonito que ainda não está muito explorado na cidade!
ResponderEliminarSim, também fiquei com essa sensação, quando o visitei. É um espaço muito agradável
Eliminar