­

ROTA M ◾ PARQUE DAS ÁGUAS

by - setembro 06, 2023

Fotografias da minha autoria



«Espaço de lazer e recreio»


O título «Fontes Secretas chegam este domingo ao Parque das Águas» cativou a minha curiosidade, no final de julho, por isso, abri a notícia e anotei o nome - e a localização - para uma visita futura (e próxima).

A iniciativa, que é da responsabilidade da empresa municipal Águas e Energias do Porto em parceria com o M.OU.CO (espaço cultural e hoteleiro), pretende promover a descoberta do património histórico da cidade. Assim, «entre natureza, música e cultura», o evento estende-se até 17 de setembro, com entrada gratuita e com a programação a mudar todos os fins de semana. A oferta pareceu-me muito interessante, mas, numa primeira abordagem, só fui conhecer aquele que é considerado «um dos parques mais secretos» da Invicta.


O Parque das Águas localiza-se na «vertente norte da margem do Douro» e ocupa «uma parte significativa das atuais instalações operacionais da sede da Águas do Porto», na Rua Barão de Nova Sintra (perto da estação do Heroísmo). Este espaço congrega várias vertentes - histórica, cultural e de biodiversidade -, proporcionando uma experiência visual e sensorial ampla. Por tudo isto, representa uma qualidade elevada para a cidade.


Para além de um espólio que se divide entre fontes, chafarizes e arcas de água, este parque tem uma herança natural lindíssima, com «uma mancha arbórea» diversificada. Este pulmão verde, como é caracterizado, dispõe de alguns percursos que o permitem descobrir melhor e, portanto, revelou-se uma surpresa encantadora.


A Rua do Roseiral (caminho norte, onde se situam os jardins, a estufa, a «Casa de Alice» e os núcleos museológicos), a Rua das Fontes (caminho nascente-poente, onde se observam as fontes, as arcas e os chafarizes) e a Rua do Rio (caminho sul, com vistas privilegiadas sobre «o território e a paisagem»).


É neste elo de rotas que se constrói a identidade singular do local, que se visita com alguma rapidez. No entanto, o ideal será ir com tempo, para aproveitar para ler, para fotografar, para descontrair. Hei-de regressar.

You May Also Like

12 comments

  1. Respostas
    1. Gostei mesmo de o descobrir. É muito agradável e tranquilo
      Obrigada e igualmente, Francisco

      Eliminar
  2. Fiquei com muita vontade de visitar.
    Vou guardar a sugestão.
    Beijinho grande, minha querida!

    ResponderEliminar
  3. Oh, que me parece ser um bonito lugar para se conhecer
    Beijinhos
    Novo post
    Tem Post Novo Diariamente

    ResponderEliminar
  4. Já ouvi falar desse parque e tenho curiosidade. Parece ser aquele tesourinho bonito que ainda não está muito explorado na cidade!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, também fiquei com essa sensação, quando o visitei. É um espaço muito agradável

      Eliminar