FEIRA DO LIVRO DO PORTO 2023:
OS LIVROS QUE VIERAM COMIGO

Fotografia da minha autoria



«É então isto um livro»


A personagem principal deste festival literário, como não poderia deixar de ser, é o livro. Há qualquer coisa de mágico no percurso que fazemos entre os vários stands, no momento em que observamos as estantes ou as bancadas, e encontramos títulos que nos despertam interesse, e nas histórias que transportamos no regaço.

A minha estratégia adapta-se a cada edição, por isso, há alturas em que prefiro percorrer primeiro o recinto, para me familiarizar com as obras disponíveis, e comprar no fim e há alturas em que inverto esta ordem. Um cuidado que tenho é de levar sempre uma lista com livros que me interessam. Se calhar, a analogia não é a melhor, mas, da mesma maneira que nos aconselham a não irmos ao supermercado com fome, para não corrermos o risco de escolher produtos a mais, também não vou à Feira do Livro sem este recurso escrito, porque é uma maneira de não me descontrolar. Claro que a lista pode sofrer alterações, porque estou sempre dependente da oferta dos grupos editoriais, das livrarias e dos alfarrabistas, mas os estragos são minimizados.

Uma vez que estou mais consciente na hora de comprar livros, organizei-me de outra maneira. Nas últimas duas edições, aproveitei para investir em obras para o Alma Lusitana, mas senti que, nesta, não fazia sentido estar a escolher histórias que só serão lidas no próximo ano. Além disso, fui mais criteriosa nos livros do dia (tanto que só aproveitei um), voltei a definir um orçamento (que não atingi) e permiti-me a comprar um livro extra, caso encontrasse Devoção, de Patti Smith (como não o vi à venda, consegui manter o número inicial).

A minha lista era composta por nove títulos (dois acabaram por ser substituídos) e algumas particularidades: 
  • Apostar em novidades;
  • Diversificar a estante por ler com autores estrangeiros;
  • Comprar em duas livrarias independentes que adoro: Flâneur e Poetria;
  • Aproveitar a oportunidade para trazer um livro do autor homenageado;
  • Em conversa com a Sofia, desafiei-a escolher um livro para eu comprar.

Abracei esta liberdade livre e sinto que, no final, reuni um conjunto de histórias muito interessante.


OS STANDS ONDE COMPREI


Comprei a maior parte dos livros no primeiro dia (e que foi mesmo destinado para esse propósito). Entre alterações, um livro do dia e a descoberta habitual pelo recinto, fiz a minha despesa em oito stands.

📚 Penguin Random House [1 livro];
📚 Livraria Flâneur [1 livro];
📚 Poetria [1 livro];
📚 Desrotina | Zero a Oito [2 livros];
📚 ASA | Casa das Letras | Oficina do Livro [1 livro];
📚 Devir | Presença [1 livro];
📚 Caminho | D. Quixote | Lua de Papel [1 livro];
📚 Orfeu Negro [1 livro].


OS LIVROS QUE VIERAM COMIGO

A lista sofreu várias mudanças, desde que começou a ser pensada. Aliás, criei uma página no Notion com os títulos prioritários e os respetivos preços (com e sem desconto, para ter noção do que compensava). Dos livros iniciais, tive de retirar Nadar no Escuro (Tomasz Jedrowski) e Bairro das Cruzes (Susana Amaro Velho).

No total, como já tinha referido, trouxe nove livros novos para casa (enumerados por ordem de aquisição).

📖 Três, Valérie Perrin (novidade | autora estrangeira);
📖 Pessoas Que Conhecemos nas Férias, Emily Henry (foi a escolha da Sofia); 
📖 Solitário, Alice Oseman (novidade | autora estrangeira);
📖 Ontem à Noite no Telegraph Club, Malinda Lo (novidade | autora estrangeira);
📖 A História de Roma, Joana Bértholo (comprado na Poetria);
📖 Todas as Palavras, Manuel António Pina (autor homenageado | comprado na Flâneur);
📖 Meio Sol Amarelo, Chimamanda Ngozi Adichie (em troca do Nadar no Escuro);
📖 O Lugar das Coisas Perdidas, Susana Piedade (em troca do Bairro das Cruzes);
📖 Aqui é Um Bom Lugar, Ana Pessoa (o livro do dia que aproveitei).


A maior parte dos livros desta lista são novidades (publicados há menos de 24 meses), por isso, estava consciente da impossibilidade de encontrar grandes promoções. No entanto, não foi um impedimento, porque pesei esse fator e organizei-me financeiramente para o investimento (como faço sempre, nesta altura). Ainda assim, acho que compensou e estou muito entusiasmada para descobrir estas histórias (três já foram lidas).

Voltamos a estreitar laços e temos encontro marcado para o ano. Até lá, cumprirei o dever de sonhar.

Comentários

  1. Parecem-me ótimas compras e excelentes opções de leitura.
    Beijinho grande, minha querida!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Dos três que já li (Aqui é Um Bom Lugar, A História de Roma e Meio Sol Amarelo), só tenho maravilhas a partilhar. Estou mesmo curiosa com os restantes, porque acredito que continuarão neste registo

      Eliminar
  2. Que belas compras *.* Eu acabei de fazer a pre-compra do Heartstopper 5 da Alice Olseman *.* Ai coracao, aguenta a ansiedade :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estou desejosa que seja traduzido cá 😍 que história maravilhosa

      Eliminar
  3. Hum, acho que acabou mesmo por fazer umas boas compras
    Ainda não conhecia nenhum que comprou
    Beijinhos
    Novo post
    Tem Post Novo Diariamente

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também acho que sim, Sofia. Do que já consegui ler, está a compensar bastante

      Eliminar
  4. Parecem-me excelentes escolhas! :)
    beijinhos

    www.amarcadamarta.pt

    ResponderEliminar
  5. Belas compras ;)

    Tive um pequeno ataque quando percebi que o teu outro blog já não funcionava, mas ainda bem que só mudaste de nome ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fiquei mesmo entusiasmada com os livros que trouxe 🥰

      Oh, desculpa, achei que tinha deixado um comentário no teu blogue a avisar desta pequena mudança.
      Sim, sim, continuo por cá ahahah

      Eliminar
  6. Também tenho o da Emily Henry para ler 🤭

    ResponderEliminar

Enviar um comentário