ESTANTE CÁPSULA JUKEBOX (9)

Fotografia da minha autoria



A banda sonora de uma viagem literária


A playlist de setembro ficou bastante emocional, porque precisava que essa carga emotiva transitasse das leituras que fiz para a música. Além disso, colocou-me no caminho de vários artistas que não costumo ouvir.


SAL, JOÃO ANDRADE
Praying, Kesha ▫ Esta associação exigiu um pouco mais de pesquisa, porque não estava a conseguir lembrar-me de uma letra que pudesse ser enlaçada à narrativa. Depois de algumas tentativas falhadas, apareceu-me esta da Kesha e senti que tinha de ser ela, sobretudo, por causa destes versos: «Cause you brought the flames and you put me through hell (…) And we both know all the truth I could tell». Não sei se Sal conseguiu libertar-se dos monstros que a habitam, muito menos sei se espera que quem lhe fez tanto mal esteja a mudar, mas vai aprender a lutar sozinha.

AQUI É UM BOM LUGAR, ANA PESSOA
Teresa, Capitão Fausto ▫ A protagonista deste livro é Teresa. Uma das rimas que fazia com o seu nome era Teresa tristeza, por isso, procurei por essa designação. Depois, teve um professor que lhe disse que devia correr como uma gazela. O que é que isso interessa para esta associação? Tudo, porque o tema Teresa pertence ao álbum Gazela, dos Capitão Fausto. Além disso, como sinto que a nossa adolescente, dentro da banalidade dos dias, procurava por atenção e por ser diferente (como procuramos sempre, quando ainda não sabemos bem quem somos), senti que os astros se alinharam nesta combinação.

O DA JOANA, VALÉRIO ROMÃO
The Crying Light, Antony and the Johnsons ▫ Joana tinha um fascínio pela voz do Antony, portanto, rapidamente percebi que teria de ser uma música da sua banda a acompanhar este livro. The Crying Light pareceu-me a mais apropriada pela melodia melancólica, pela agonia, por todas as lágrimas que caem nas entrelinhas e por um segredo que parece ser partilhado entre estes dois registos.

A PROFETA, MARIA FRANCISCA GAMA
Profeta da Desgraça, SAL ▫ «O sangue a fervilhar» de vingança, ainda que venha camuflada de uma aparente justiça, foi o que me ocorreu, quando terminei a leitura, por isso, fez-me todo o sentido associá-la ao tema dos SAL. Além disso, quando cantam «Traz o nó bem apertado/O discurso inflamado/O alvo bem apontado/E começa a disparar» fizeram-me lembrar da protagonista. E como o pior cego é aquele que não quer ver, ela foi ganhando palco e poder.

MUNDO BELO, ONDE ESTÁS, SALLY ROONEY
Someone To Stay, Vancouver Sleep Clinic ▫ As personagens deste livro nunca estiveram realmente sós, mas há coisas que não controlamos e há sempre momentos em que nos sentimos desamparados, como se não existisse alguém para nos dar a mão. Por esse motivo, cada uma à sua maneira precisava de encontrar alguém que ficasse, que mostrasse que estaria ali, independentemente de tudo. Ao percorrer uma playlist com o mesmo nome da obra de Sally Rooney, senti que esta espelhava isso mesmo (a começar pelo título), depois reforcei essa certeza ao ler «Clinging to the ruin of your broken home» e «You've been fighting the memory, on your own/Nothing worsens, nothing grows». Além disso, todos nós precisamos de alguém para abraçar e estes protagonistas não são exceção.

MEIO SOL AMARELO, CHIMAMANDA NGOZI ADICHIE
Sawale, Cardinal Rex Jim Lawson ▫ Há uma passagem nesta história que menciona o cantor Rex Lawson. Uma vez que representa um momento leve, divertido, onde sobressai uma certa felicidade, optei por me concentrar nessa imagem e associar um tema de um dos pioneiros da música high life. Existe muita dor e tragédia nestas páginas, mas também há traços de esperança, que nos acalentam.

AUTOBIOGRAFIA NÃO AUTORIZADA, DULCE MARIA CARDOSO
De Volta Pro Aconchego, Elba Ramalho ▫ A autora sabe de cor as canções do Roque Santeiro (uma telenovela brasileira) e a referência à banda sonora repete-se em algumas crónicas, por isso, e porque também acho que em muitas delas se notam passagens de saudade, fez-me todo o sentido associar esta música da Elba Ramalho.

O TERCEIRO PAÍS, KARINA SAINZ BORGO
Fronteiras, Guadi Galego ▫ O livro da Karina Sainz Borgo é feito de muitas fronteiras. Não me parece que seja «ali onde acalmam os ventos», mas o dia «vai perdendo o tempo» e os amores vão ficando «cada vez mais frios». Por outro lado, temos duas protagonistas que procuram por alento e que, à sua maneira, traçam «um novo mapa». Assim, ao escutar este tema, senti uma certa ligação, até pela imagem do «pássaro aventureiro», que encaixa na perfeição em Angustias e em Visitácion Salazar.

CAIR PARA DENTRO, VALÉRIO ROMÃO
You Don't Remember Anymore, Non Talkers ▫ Em 2021, no dia em que se assinala o Dia Mundial do Alzheimer, a banda portuguesa lançou uma música sobre o tema. Não a conhecia, mas percebi que seria a escolha mais indicada para o livro de Valério Romão, atendendo a que uma das protagonistas começa a demonstrar sinais desta doença.

PESSOAS QUE CONHECEMOS NAS FÉRIAS, EMILY HENRY
I Only Have Eyes For You, The Flamingos ▫ A viagem teve vários desencontros, vários altos e baixos emocionais, diferentes rotas e pessoas, mas a verdade é que (e perdoem-me o spoiler) os protagonistas não tinham olhos para mais ninguém. Portanto, apesar de todas as referências musicais possíveis, muitas delas escritas ao longo da narrativa, só podia ser esta a associação.

Comentários

  1. Adoro esta rubrica. Acho muito interessante associar músicas às leituras.
    Obrigada pela partilha, minha querida.
    Beijinho grande!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aww, que bom, minha querida. Fico mesmo feliz por ler isso *-*

      Eliminar
  2. Um exercício interessante mas moroso.
    Abraço amigo, Andreia.
    Juvenal Nunes

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há associações que dão mais luta, mas gosto sempre do processo :)
      Bem-vindo!

      Eliminar
  3. Gosto muito desta rubrica *.* É mesmo uma ideia fantastica associar musicas a leituras :) E ja vou guardar a playlist para ouvir com mais calma :)

    ResponderEliminar
  4. Que acaba mesmo por ser uma boa ideia, mas nem todas que partilhou já conhecia
    Beijinhos
    Novo post
    Tem Post Novo Diariamente

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que também é uma maneira de ir descobrindo coisas novas, artistas que não ouço tanto ou que não conheço de todo
      Obrigada, Sofia!

      Eliminar
  5. Gostei muito deste post. Obrigada por todas as partilhas 😘

    ResponderEliminar

Enviar um comentário