PASSAPORTE LIVRÓLICO
LIVRARIA ARQUIVO

Fotografias da minha autoria



«A segunda casa de clientes e amigos»


Os teóricos da conspiração afirmam que Leiria não existe, o que eu não confirmo nem desminto, mas a verdade é que tem o segredo mais bem guardado da história. Se calhar, já não é tão secreto assim, porque o dinamismo tem atraído visitantes, no entanto, continua a ser um local imaculado e, claro, eu fui descobri-lo.


RENOVADA E COM AINDA MAIS AMOR

A Livraria Arquivo localiza-se na Avenida Combatentes da Grande Guerra. Enquanto livraria tradicional, «iniciou atividade em 1978» e é fruto do amor da família Vieira: primeiro, através do pai de José Ribeiro Vieira, depois, pela própria «visão e alma do empresário, que ali passava momentos infindáveis» - sozinho ou entre amigos. Por fim, o formato atual «saiu do coração e mente da livreira Alexandra Vieira», filha de José. Esta referência passou de geração em geração, sendo um marco ímpar na região e no meio das livrarias independentes.


Volvidos 45 anos, a Arquivo expandiu e renasceu com a sua abertura. Mantendo a essência de sempre, renovaram o seu espaço com o intuito de «reforçar a programação cultural» e ter maior oferta literária para clientes e amigos, como referem. Assim, é possível continuar a encontrar uma agenda recheada de concertos, tertúlias, oficinas, lançamentos de livro, entre outras componentes, mas com mais conforto e possibilidades.


A estrutura da livraria e a forma como as várias áreas se interligam e complementam são aspetos que tornam a visita mais intimista. De facto, parece mesmo que chegamos a casa, porque tem uma paz distinta, que só se encontra em lugares que sabem ver para além do negócio. Não tínhamos ilusões, a economia tem de circular e o investimento não pode trazer prejuízo, mas sentir que a preocupação não se limita aí, sentir que os leitores são parte integrante do processo, é maravilhoso. A filosofia da casa evidencia-o, por isso é que podemos desfrutar de uma experiência bastante agradável e completa, entre palavras, exposições e gastronomia.


A serenidade que a caracteriza, e que pude comprovar, só faz com que haja uma vontade maior de permanecer, de olhar para as estantes como se estivéssemos a entrar num universo alternativo, de sentar nas bancadas de madeira e deixar voar a imaginação - e o tempo. Para além deste ambiente literário, desfrutamos de menus saborosos (aconselho a Salada Arquivo) e da simpatia de uma equipa que leva poesia ao peito.


Gosto de trazer alguma obra das livrarias que visito, porque funciona como uma recordação do espaço: quando for ler aquele livro, lembrar-me-ei que veio comigo de outras paragens. Desse modo, levei uma lista comedida, até porque a Feira do Livro do Porto estava próxima, mas trouxe cinco exemplares: A Última Coisa Que Ele Queria (Joan Didion), Mundo Belo, Onde Estás (Sally Rooney), Pequena Coreografia do Adeus (Aline Bei), O Terceiro País (Karina Sainz Borgo) e Enciclopédia da Estória Universal: Recolha de Alexandria (Afonso Cruz).

Ficou prometido um regresso e mal vejo a hora para que este reencontro se concretize.

Comentários

  1. Não conhecia, mas já estou a morrer de curiosidade para visitar!

    Bjxxx
    Ontem é só Memória | Facebook | Instagram | Youtube

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se tiveres oportunidade de ir lá, aconselho muito, Teresa. É um lugar encantador, acho que vais gostar de o conhecer

      Eliminar
  2. Que sitio fantástico. E eu que gosto tanto da cidade de Leiria não conheço este espaço...
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também não conhecia, foi em conversa com um vizinho que a descobri ☺️ sei que esteve fechada durante uns meses, para renovações, mas já está a funcionar a 100%. Se tiveres oportunidade, acho que é uma visita que vale a pena

      Eliminar
  3. Perdia-me aqui *.* Que espaço bonito e acolhedor :)

    ResponderEliminar
  4. Gosto tanto daArquivo, era o meu lugar de paz enquanto vivi em Leiria *-*

    ResponderEliminar
  5. Oh, que também não conhecia de todo, mas me parece até ser um bom lugar para se visitar
    Beijinhos
    Novo post
    Tem Post Novo Diariamente

    ResponderEliminar
  6. Adoro conhecer novas livrarias através das tuas viagens. Há livrarias lindíssimas no nosso país.
    Obrigada por nos proporcionares isso.
    Beijinho grande, minha querida.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há mesmo, minha querida, e quero muito continuar nesta descoberta *-*
      Eu é que agradeço pelas tuas palavras

      Eliminar

Enviar um comentário