PASSAPORTE LIVRÓLICO ◾
LIVRARIA ARQUIVO
![]() |
Fotografias da minha autoria |
«A segunda casa de clientes e amigos»
Os teóricos da conspiração afirmam que Leiria não existe, o que eu não confirmo nem desminto, mas a verdade é que tem o segredo mais bem guardado da história. Se calhar, já não é tão secreto assim, porque o dinamismo tem atraído visitantes, no entanto, continua a ser um local imaculado e, claro, eu fui descobri-lo.
RENOVADA E COM AINDA MAIS AMOR
A Livraria Arquivo localiza-se na Avenida Combatentes da Grande Guerra. Enquanto livraria tradicional, «iniciou atividade em 1978» e é fruto do amor da família Vieira: primeiro, através do pai de José Ribeiro Vieira, depois, pela própria «visão e alma do empresário, que ali passava momentos infindáveis» - sozinho ou entre amigos. Por fim, o formato atual «saiu do coração e mente da livreira Alexandra Vieira», filha de José. Esta referência passou de geração em geração, sendo um marco ímpar na região e no meio das livrarias independentes.
Volvidos 45 anos, a Arquivo expandiu e renasceu com a sua abertura. Mantendo a essência de sempre, renovaram o seu espaço com o intuito de «reforçar a programação cultural» e ter maior oferta literária para clientes e amigos, como referem. Assim, é possível continuar a encontrar uma agenda recheada de concertos, tertúlias, oficinas, lançamentos de livro, entre outras componentes, mas com mais conforto e possibilidades.
A estrutura da livraria e a forma como as várias áreas se interligam e complementam são aspetos que tornam a visita mais intimista. De facto, parece mesmo que chegamos a casa, porque tem uma paz distinta, que só se encontra em lugares que sabem ver para além do negócio. Não tínhamos ilusões, a economia tem de circular e o investimento não pode trazer prejuízo, mas sentir que a preocupação não se limita aí, sentir que os leitores são parte integrante do processo, é maravilhoso. A filosofia da casa evidencia-o, por isso é que podemos desfrutar de uma experiência bastante agradável e completa, entre palavras, exposições e gastronomia.
A serenidade que a caracteriza, e que pude comprovar, só faz com que haja uma vontade maior de permanecer, de olhar para as estantes como se estivéssemos a entrar num universo alternativo, de sentar nas bancadas de madeira e deixar voar a imaginação - e o tempo. Para além deste ambiente literário, desfrutamos de menus saborosos (aconselho a Salada Arquivo) e da simpatia de uma equipa que leva poesia ao peito.
Gosto de trazer alguma obra das livrarias que visito, porque funciona como uma recordação do espaço: quando for ler aquele livro, lembrar-me-ei que veio comigo de outras paragens. Desse modo, levei uma lista comedida, até porque a Feira do Livro do Porto estava próxima, mas trouxe cinco exemplares: A Última Coisa Que Ele Queria (Joan Didion), Mundo Belo, Onde Estás (Sally Rooney), Pequena Coreografia do Adeus (Aline Bei), O Terceiro País (Karina Sainz Borgo) e Enciclopédia da Estória Universal: Recolha de Alexandria (Afonso Cruz).
Ficou prometido um regresso e mal vejo a hora para que este reencontro se concretize.
Não conhecia, mas já estou a morrer de curiosidade para visitar!
ResponderEliminarBjxxx
Ontem é só Memória | Facebook | Instagram | Youtube
Se tiveres oportunidade de ir lá, aconselho muito, Teresa. É um lugar encantador, acho que vais gostar de o conhecer
EliminarQue sitio fantástico. E eu que gosto tanto da cidade de Leiria não conheço este espaço...
ResponderEliminarBeijinhos
Também não conhecia, foi em conversa com um vizinho que a descobri ☺️ sei que esteve fechada durante uns meses, para renovações, mas já está a funcionar a 100%. Se tiveres oportunidade, acho que é uma visita que vale a pena
EliminarPerdia-me aqui *.* Que espaço bonito e acolhedor :)
ResponderEliminarConfirmo, perdias-te, sim 🤣
EliminarGosto tanto daArquivo, era o meu lugar de paz enquanto vivi em Leiria *-*
ResponderEliminarAww, tão bom 😍 isso é incrível!
EliminarOh, que também não conhecia de todo, mas me parece até ser um bom lugar para se visitar
ResponderEliminarBeijinhos
Novo post
Tem Post Novo Diariamente
É fascinante, Sofia *-*
EliminarAdoro conhecer novas livrarias através das tuas viagens. Há livrarias lindíssimas no nosso país.
ResponderEliminarObrigada por nos proporcionares isso.
Beijinho grande, minha querida.
Há mesmo, minha querida, e quero muito continuar nesta descoberta *-*
EliminarEu é que agradeço pelas tuas palavras