ESTANTE CÁPSULA ◾
QUANTOS VENTOS NA TERRA, MARIA ISAAC
Fotografia da minha autoria |
«Como é tradição nas boas histórias de aventura, também esta começa numa noite de chuva»
Avisos de Conteúdo: Referência a Abandono, Morte, Violência
A Odisseia das Pequenas Coisas é composta por Onde Cantam os Grilos, O Que Dizer das Flores e, em março, viu a coleção aumentada para um terceiro volume. Uma vez que Maria Isaac escalou para o grupo de autoras cuja obra pretendo ler toda, fiz as malas e rumei para Mont-o-Ver, para descobrir as novas peripécias.
UM BANDO MUITO ESPECIAL
Quantos Ventos na Terra inicia a sua aventura, quando Cuca, «uma menina albina que acredita nos segredos de fantasmas de homens mortos», informa o bando dos canaviais sobre a existência de um tesouro. Nesta caça ao ouro, que incluirá também os adultos, há dinâmicas e segredos da terra a serem desvendados.
«Estamos todos a ocupar esta terra que não pertence a ninguém»
É sempre um privilégio regressar à vila e conhecer as suas pessoas, as suas quezílias e a quantidade de histórias que nos embalam como se fossem uma brisa harmoniosa, por vezes frenética, tantas vezes hesitante: no que é correto, no que deveria ser dito e permanece no silêncio, no que se fragmenta e, depois, se constrói.
«(...) e ser diferente era assustador para um homem que apenas desejava que nada mudasse»
Neste livro, conhecemos um bando que tem tanto de disfuncional, como de sentido de comunidade. É extraordinária a forma como a autora nos transporta para este lugar, para a sua chama sombria e nos envolve nos assuntos que estão pendentes há demasiado tempo. Aliás, um aspeto que acho maravilhoso nas suas narrativas é a evidência de traços tão portugueses, que facilmente identificamos e associamos a contextos familiares, muito nossos. Mesmo que estes protagonistas pertençam a um plano ficcional, existe muita verdade na maneira como vivem, como se posicionam e como procuram viver os seus dias. Por consequência, apesar de não ter uma imagem concreta do espaço, há uma magia que renasce ao pensar na Herdade do Lago.
«E então, Cuca percebeu que uma história de amor poderia ser
um longo silêncio olhos nos olhos e uma lágrima de felicidade»
Não sei se Quantos Ventos na Terra é o capítulo final da Odisseia das Pequenas Coisas. Sei, sim, que ficará comigo. Faço só uma ressalva: os livros que a compõem são independentes: têm personagens transversais, mas com narrativas autónomas. Ainda assim, para acompanharem todas as referências, aconselho a lerem pela ordem em que saíram, porque sinto que faz diferença na forma como se relacionarão com as histórias.
🎧 Música para acompanhar: Infinito, Tomás Adrião & Elisa
📖 Da mesma autora, li e recomendo: Onde Cantam os Grilos e O Que Dizer das Flores
◾ DISPONIBILIDADE ◾
Fiquei curiosa com estra trilogia. Já ouvi falar muito da autora e dos seus livros.
ResponderEliminarVou levar a sugestão.
Beijinho grande, minha querida!
Quanto mais leio da Maria Isaac, mas fascinada fico, porque há muito nosso nestas histórias. Depois, tem uma escrita simples, mas sem ser simplista. Aconselho muito
EliminarBoas leituras, minha querida
Hello!
ResponderEliminargreat review, unfortunately I don't know the story. Thank you for sharing :)
Greetings from Poland!
Thank you so much 🥰
EliminarConfesso que nao conhecia a autora mas achei o teu review interessante :)
ResponderEliminarSe tiveres oportunidade de ler, aconselho, minha querida. Acho que ias gostar de a descobrir 🥰
EliminarQue me parece ser mais uma boa opção para se ler, mas ainda não conhecia de todo
ResponderEliminarBeijinhos
Novo post
Tem Post Novo Diariamente
Sou suspeita, mas acredito que sim
Eliminar