MOLESKINE DE SETEMBRO

Fotografia da minha autoria



«A vida é feita de momentos colecionáveis»


O meu amor por setembro é antigo, fazendo-me recuar ao tempo da escola, ao regresso às aulas, à magia de comprar o material escolar, de manusear e folhear os manuais (menos a parte de os plastificar, porque não fui dotada desse talento) e ao colo dos amigos de infância, da adolescência, da transição para a vida adulta. Portanto, esta noção de retomar algo motiva-me e faço por revestir setembro com essa energia, mesmo que o ambiente académico já esteja distante. Sinto que passou num sopro, mas trouxe-me coisas maravilhosas.


       MOMENTOS       

Feira do Livro do Porto
A minha ida à Feira do Livro do Porto não ficou restrita a um só momento, por isso, regressei aos Jardins do Palácio de Cristal. Num dos dias, fui com a Sofia assistir à conversa com o Martim Sousa Tavares e, depois, fiquei para escutar o concerto de JP Simões. No dia seguinte, marquei presença na conversa com Rui Cardoso Martins e despedi-me do evento ao som de Samuel Úria. A edição deste ano deixou-me de coração cheio.

Todas as Coisas Maravilhosas
A primeira vez que ouvi falar sobre o monólogo de Duncan Macmillan - Every Brilliant Thing - foi no podcast Ponto Final, Parágrafo. Quando percebi que o Ivo Canelas o iria interpretar, quis muito que a peça voltasse ao Porto e esse momento aconteceu, no passado dia 15 de setembro. Honestamente, continua a parecer-me surreal ter testemunhado esta experiência única, mas, para não me repetir, podem ler sobre ela aqui.

      

      

      

      

Outros apontamentos bonitos do mês: Jantar entre amigos, o Porto entrar a ganhar na Liga dos Campeões, comprar o livro No Meu Bairro (Lúcia Vicente & Tiago M) e bilhetes para o terceiro solo do Pedro Teixeira da Mota - Pata de Ganso -, ter novas pessoas a subscrever a newsletter e o regresso de Taskmaster.


       LEITURAS       

📖 A Profeta, Maria Francisca Gama

📖 Mundo Belo, Onde Estás, Sally Rooney

📖 Trilogia Paternidades Falhadas, Valério Romão

📖 Meio Sol Amarelo, Chimamanda Ngozi Adichie


Outras leituras do mês: 
Sal (João Andrade), Aqui é Um Bom Lugar (Ana Pessoa), Autobiografia Não Autorizada (Dulce Maria Cardoso), O Terceiro País (Karina Sainz Borgo) e Pessoas Que Conhecemos nas Férias (Emily Henry)


     FILMES, SÉRIES & PODCASTS     

Glória - Os Bastidores
A série Glória acabou por não me arrebatar como imaginei. Surpreendeu-me no final e deixou-me com vontade de saber mais sobre Raret, mas sinto que se perdeu um pouco pelo meio, com intrigas confusas e desnecessárias (para mim, claro). Apesar disso, não quis perder o documentário sobre os bastidores, porque acredito que nos permite olhar para o projeto com outra visão do mesmo. Além disso, acho fascinante perceber como é que se passa de uma ideia para algo concreto, como é que as cenas ganham corpo no ecrã; perceber o que é real e o que foi construído para o propósito, quais as adversidades e como as superaram. Desde os avanços tecnológicos à pós-produção, passando pelo trabalho dos duplos e por todas as tarefas que nos parecem invisíveis, mas que são cruciais para que o trabalho resulte, achei este documentário fantástico.

Histórias da Montanha
O projeto Histórias da Montanha é baseado nas obras Contos da Montanha e Novos Contos da Montanha, de Miguel Torga. Assim, na RTP, poderemos assistir a cinco histórias adaptadas ao grande ecrã, ficando a conhecer cinco «retratos de vidas humildes, em Portugal, nos anos 40», mostrando, ainda, o olhar de uma comunidade rural, no qual o sofrimento, a violência e o isolamento são conceitos comuns. Até à data, vi A Maria Lionça e O Leproso e estou a gostar imenso da abordagem e das reflexões que nos potenciam.

A Vida é um Autocarro Vazio
Maria Judite de Carvalho está a ser uma das minhas maiores descobertas literárias. No passado dia 19 de setembro, na RTP2, foi exibido um documentário sobre a vida e obra da autora e, claro, tive de o ver, para saber mais sobre esta mulher tão silenciosa, mas com tanto a dizer sobre o mundo. Há um contraste entre a vida lá fora e a vida dentro do seu quarto. Ouvimos narrações dos seus textos e testemunhos de pessoas próximas, que partilharam memórias de Maria Judite de Carvalho e o impacto que os seus livros tiveram nas suas vidas. Além disso, fazemos uma viagem pela sua infância, marcada por perdas e um certo vazio afetivo. Sendo a morte um terceiro elemento, torna-se percetível que utilizou a escrita para preencher ausências.

Podcasts
🎤 Isso Não Se Diz ep.23, episódio em que Bruno Nogueira conversa com Miguel Esteves Cardoso;
🎤 Coisa Que Não Edifica Nem Destrói, podcast de Ricardo Araújo Pereira;
🎤 Vale a Pena, de Mariana Alvim, com Lénia Rufino e com Rita da Nova.


       À MESA       

Café/Bar M.Ou.Co
No dia da peça Todas as Coisas Maravilhosas, jantamos no M.Ou.Co, porque era mais cómodo. A sala é bastante agradável, com espaços onde me imaginava, facilmente, a escrever e a produzir conteúdo, só tenho pena de não termos conseguido desfrutar da refeição com tempo, porque o espetáculo era às 20h e não houve possibilidade de chegarmos com grande antecedência. Ainda assim, é um local onde pretendo regressar.

   

O outono combina com dióspiros e eu já me deliciei com os primeiros que chegaram cá a casa.


       ENTRE LINHAS       

Mais Que Palavras
A Sara avançou com um projeto muito interessante: um clube de leitores solidários. O objetivo é trazer a conexão do digital para o meio real, promovendo uma partilha sobre livros, ao mesmo tempo que se apoiam causas solidárias. Deste modo, o Mais Que Palavras terá quatro eventos presenciais (um em cada estação do ano), com convidados, nas instalações da Book-a-Wish. A participação nestes eventos requer uma inscrição, na qual farão um donativo - esse valor será convertido num vale que poderão trocar por livros (na livraria Book-a-Wish). Para mais informações, não deixem de entrar em contacto com a Sara.

Dedica Livros
As dedicatórias e/ou as epígrafes podem ser o impulso que nos leva a descobrir um livro - ou, então, podem complementar o traço emotivo que o reveste. Se estes detalhes vos fascinam, tenho a página ideal para seguirem: Dedica Livros, da Marisa Vitoriano. Achei o conceito maravilhoso e também acredito que acabarei por descobrir histórias que, talvez, me passassem despercebidas. E podem enviar sugestões à Marisa.


       JUKEBOX       

Top 6 de favoritas
🎧 De La Mano de Tu Voz, Salvador Sobral & Silvana Estrada;
🎧 Descompromisso, Tomás Adrião;
🎧 Caixas, João Couto;
🎧 Vida Lá Fora, Janeiro & Paulo Novaes;
🎧 A Sorte, Miguel Marôco;
🎧 A Tua Rua, Gustavo Reina


Álbuns
🎵 Guts, Olivia Rodrigo;
🎵 Ilustre Desconhecido, Mundo Segundo;
🎵 Voltar, Buba Espinho;
🎵 Os Miúdos Estão Bem, Bela Noia;
🎵 Até ao Sol, Elisa Rodrigues;
🎵 Contornos, Mimi Froes;
🎵 Canto Solto em Parte Incerta, Mariana Rebelo;
🎵 Lugar, Francisco Moreira.


       GRATIDÃO       

«- É o que somos.
- Somos o quê?
- Rascunhos que não vamos passar a limpo»

Sinto-me grata por ter visto um dos meus atores favoritos a interpretar um (quase) monólogo tão comovente, por matar saudades das minhas pessoas e por ver que a luta por um mundo inclusivo não será silenciada.


Como foi o vosso mês?

Comentários

  1. Setembro foi um mes rapido como sempre *.* Venha Outubro bem mais calmo e facil de respirar :) Mal posso esperar para receber livros de Portugal :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esta semana está a render, mas, de um modo geral, sinto que setembro passou mesmo num sopro
      Um ótimo mês, minha querida 🍀
      Espero que cheguem rápido

      Eliminar
  2. Tão bom mesmo ter um mês cheio de bons momentos assim,
    Só espero que este novo mês traga só coisas boas
    Beijinhos
    Novo post
    Tem Post Novo Diariamente

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aquecem o coração!
      Espero que tenhas um excelente mês, Sofia

      Eliminar
  3. Que Outubro seja tão bom ou ainda mais que Setembro 🤍

    ResponderEliminar
  4. Um mês incrível! Que outubro também o seja! :)

    www.amarcadamarta.pt

    ResponderEliminar

Enviar um comentário