amêndoas, won-pyung sohn

Fotografia da minha autoria



Gatilhos: Violência, Doença Mental, Bullying


O silêncio, em determinadas ocasiões, é bastante ruidoso. Quando estamos em sofrimento, vulneráveis ou emotivos, ficamos tão assoberbados que seria mais fácil se pudéssemos deixar de sentir, se pudéssemos carregar num botão e entrar em pausa. Mas e se isso, em vez de ser algo momentâneo, fosse permanente? É o que vamos desvendar no livro de Won-Pyung Sohn.


 um monstro encontra outro monstro

Amêndoas conta-nos a história de Yunjae, que nasceu com uma condição neurológica, denominada alexitimia, que o impede de identificar e expressar sentimentos. Portanto, emoções como, por exemplo, o medo, a tristeza e a raiva são-lhe completamente desconhecidas, o que se revelará desafiante e limitativo, obrigando-o quase a fingir para se integrar.

O seu porto seguro divide-se entre a mãe e a avó, que unem esforços para o prepararem o melhor que conseguem, desenvolvendo estratégias que lhe permitam lidar com o mundo à sua volta. Só que no dia em que completa 16 anos, em plena véspera de Natal, um acontecimento atroz abala tudo o que conhece, ficando sozinho. Narrado na primeira pessoa, é curioso perceber como é que perante esta ausência emocional nós conseguimos sentir tanto.

Enquanto educadora de infância (de formação) e alguém que trabalha de perto com crianças e adolescentes, reconheço a importância de um diagnóstico célere, para que a forma de atuar seja o mais adequada possível. É natural existirem receios, sobretudo pela questão dos rótulos e por serem olhados como se não fossem mais do que aquela característica. Não obstante, esta identificação precoce (quando exequível) é a maneira mais direta de compreender, de reconhecer a diferença e de não permitir que seja um motivo de exclusão. Nesta parte, gostei que a família não omitisse as dificuldades, mas que também não procurasse culpados. Pelo contrário, concentrou-se no protagonista e construiu, em conjunto, ferramentas para o futuro, numa demonstração plena de amor.

«Nunca fui abandonado por ninguém. Mesmo que o meu cérebro fosse uma trapalhada, o que mantinha a minha alma inteira era o calor das mãos a segurar as minhas, dos dois lados»

Fiquei mesmo rendida à narrativa: pela delicadeza, por nos incluir em vários acontecimentos, ainda que possa não ser tão natural para nós, atendendo a que não partilhamos a patologia de Yunjae, por vermos o seu compromisso e todas as suas tentativas para não ficar isolado no seu mundo. Ele está a aprender e eu sinto que fui aprendendo com ele.

Não é segredo que sou fascinada por obras sem personagens heroínas e sendo esta tão focada no protagonista, e menos na história em si, achei maravilhoso acompanhar a sua evolução. Houve alguns aspetos que não me pareceram tão verosímeis, mas a criação do narrador está soberba, porque vemos a sua transição, vemo-lo despir uma pele mecanizada para florescer enquanto alguém que questiona e quer sentir. Isto não significa que tenha passado de um extremo ao outro: significa apenas que aquela sensação robótica começa a ceder e a abrir espaço para que se torne na pessoa que «nunca, jamais, imaginaria poder ser».

Amêndoas é a prova que a empatia e os laços de amizade podem mudar-nos por dentro. E que, por mais que existam coisas que fujam do nosso entendimento, aceitar também é uma demonstração de afeto, de estima, de amor. Não há monstros nesta história. Há mãos a amparar a alma inteira de Yunjae. E eu comovi-me muito ao perceber que algo em si se libertou para sempre.


🎧 Música para acompanhar: Feelings are Fatal, Mxmtoon


Disponibilidade: Wook (Livro | eBook) | Bertrand (Livro | eBook)

Nota: Esta publicação contém links de afiliada da Wook e da Bertrand 

Comentários

  1. Bom dia! Não li, mas parece ser do tipo que eu gostaria de ler. Ando precisando resgatar minha fé nas amizades.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Neste livro também encontramos uma amizade disfuncional, mas, de um modo geral, mostra-nos como há elos que nos deixam mais confortáveis com a pessoa que somos

      Eliminar

Enviar um comentário