homem-objeto, tati bernardi

Fotografia da minha autoria



«e outras coisas sobre ser mulher»


Os livros de crónicas têm conquistado um espaço expressivo nas minhas leituras, porque me dão liberdade para deambular por vários tópicos - independentes ou não - e porque são o aliado perfeito para as horas de almoço. Se o tempo de concentração estiver mais curto, consigo ler na mesma e sem sentir que estou a comprometer o meu entendimento da história. E se há cronista que pretendo acompanhar é a Tati Bernardi.


 dos intestinos à tesão

Homem-Objeto foi publicado, originalmente, no Brasil em 2018. A edição que chegou a Portugal, em novembro de 2023, compila todos esses textos e ainda inclui algumas crónicas novas. Transversal a todas elas temos a sensação de serem o mais diversas possível, transitando da banalidade para a seriedade - e vice-versa.

É o segundo livro que leio de Tati Bernardi e reforço o pensamento com que fiquei no primeiro: é maravilhoso perdermo-nos na sua escrita e na forma como encara as mais variadas situações do seu quotidiano ou do mundo, no geral. E adoro que equilibre tão bem as suas partilhas, quase como se tudo fosse motivo de fascínio ou, pelo contrário, como se nada fosse assim tão importante para não caber num texto humorístico. E é, precisamente, através da inteligência do seu humor que aborda situações tão vitais para a sociedade e, em particular, para a mulher.

«Que nada nos defina, que nada nos sujeite, que a liberdade seja a nossa própria substância e que, com sorte, ele não me peça para ficar por cima hoje. Estou com preguiça»

Podemos ou não concordar com a visão/opinião descrita, no entanto, creio ser inegável a franqueza e o charme do seu sarcasmo. Por isso é que me ri muito com certos apontamentos e também me comovi. Talvez não na mesma medida, mas a riqueza desta obra passa, ainda, pela oportunidade de experienciarmos tantas emoções distintas.

Homem-Objeto desarma pela observação detalhada, pelas histórias peculiares e por conseguir ser verosímil, mesmo quando parece hiperbolizar a realidade. Na lista de crónicas favoritas destaco Nunca Amei Ninguém, Aleluia?, Vai Ter Que Ser na Marra?, Perdão, Rapazes, Só Quando o Bebê Der Certo, Pais Não Envelhecem e "Coisas" Está Entre as Coisas Mais Deliciosas do Mundo. O jeito, por vezes, abrutalhado de se expressar, sem recorrer a qualquer filtro, deixou-me com vontade de continuar mais tempo a lê-la - isso e a aventurar-me na escrita de crónicas.


🎧 Música para acompanhar: Lilies Of The Valley, Jun Miyake

📖 Outros livros lidos: Você Nunca Mais Vai Ficar Sozinha


Disponibilidade: Wook | Bertrand

Nota: Esta publicação contém links de afiliada da Wook e da Bertrand

Comentários

  1. Mais um sugestão que vou guardar. Boa semana!
    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
  2. Vou querer ler *.* Muito obrigada pela partilha, minha querida :)

    ResponderEliminar
  3. Não conhecia este autor. Apesar de não ler muitos livros do género, fiquei com vontade de ler este.

    Obrigada pela partilha.

    Beijinho grande, minha querida!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estou cada vez mais rendida à escrita da Tati Bernardi, aconselho imenso

      Eliminar

Enviar um comentário