notas literárias jul'24

Fotografia da minha autoria



A banda sonora de uma viagem literária


Os livros de julho, de um modo geral, proporcionaram-me uma experiência de leitura mais emotiva, por serem histórias de luto, de descoberta, de despedida. Mesmo aqueles com um cunho mais irónico e, até, revolucionário no trato, tiveram apontamentos emocionais. E tentei que a playlist acompanhasse essa energia.


não me esqueças, alix garin
J'ai La Mémoire Qui Flanche, Jeanne Moreau ▫️ Uma das cenas mais bonitas (e comoventes) desta novela gráfica envolve a canção de Jeanne Moreau, que fiquei a conhecer graças ao livro. Por isso, e por ter versos que retratam bem a condição de uma das personagens, senti que não fazia sentido procurar por outra música. Há coisas que nos ligam eternamente às nossas pessoas.

um quarto em atenas, tatiana faia
Black In The Crowd, Tom Waits ▫️ Esta associação foi a mais direta possível, visto que, já na reta final do livro, me cruzei com os seguintes versos: «eu ainda escuto nos headphones azuis/que pesam uma tonelada contra as minhas orelhas/essa canção de tom waits black in the crowd». Inevitavelmente, fui ouvi-la e não só gostei da melodia, como achei que a aura de desamor e de contacto com a multidão se enquadrava com vários dos poemas da obra.

a menina invisível, rita cruz
Grito, Iolanda ▫️ Uma das protagonistas, a dado momento, sente que precisa de gritar para se fazer ver. E esta ideia do grito é repetida em pontos-chave da narrativa, por isso, ocorreu-me a canção que a Iolanda levou à Eurovisão. Ademais, quando ela canta «entrego-me aqui pouco a pouco», «quero largar o que me deixou ferida» e «ainda arde», senti que poderiam ser versos/frases ditas por esta menina invisível, que nunca largou a mão, que também quis perdoar e ser quem quisesse.

homem objeto, tati bernardi
Lilies Of The Valley, Jun Miyake ▫️ Tati Bernardi comprou «uma caixinha de som que funciona por bluetooth» e alguns amigos deram-lhe dicas «maravilhosas para ouvir no Spotify». Um dos nomes era Jun Miyake e eu acabei por ficar presa a este instrumental, assim que o escutei: porque consegue transmitir diferentes estados de alma com a(s) sua(s) melodia(s), tal como o livro da autora.

gato comum, joana estrela
Nuvem Negra, Capitão Fausto ▫️ É provável que este tema dos Capitão Fausto não esteja relacionado com o processo de luto (ou talvez seja, apenas não é um luto por morte), mas espelha a perda de alguma forma. Ademais, espelha a inevitabilidade de certas transições/situações. Portanto, quando ouço os versos «Eu disse a toda a gente/Que este dia nunca, nunca viria», «Ninguém escapa à sombra escura desta nuvem», «Resta saber o que acontece agora/Qual dos nossos sonhos vai ficar de fora?» ou «Onde eras tu, ninguém se vem sentar» consigo recordar passagens desta leitura, quase como se fossem fases pelas quais passamos. O Gato Manel não foi à procura do que mais amava, mas ficou perto. «E não nos vamos despedir».

três histórias de esquecimento, djaimilia pereira de almeida
Lembrança, Miguel Carmona ▫️ A musicalidade deste tema pareceu-me embalar bem os dois contos que li desta obra (no total, são três, mas já tinha lido um deles). Além disso, sendo o esquecimento um elemento transversal - e tão central - nas histórias em questão, senti que, apesar de tudo, há coisas impossíveis de serem esquecidas. Em algum momento, pelos mais variados motivos, acabaremos por recordar fragmentos passados, dores, traumas, vivências. Quando Miguel Carmona canta «Já sei prever a minha ausência», «Mas se regresso a mim/Volto a ficar aquém» e «Nada avança» consegui rever todos os protagonistas.

maus hábitos, alana s. portero
Holding Out For a Hero, Bonnie Tyler ▫️ A autora incluiu um QR Code que nos encaminha para a banda sonora do livro e eu fiz questão de acompanhar a leitura ao som da mesma. Para o nota literária, senti que fazia todo o sentido associar este tema: 1) por causa da passagem «(…) dançamos canções de Raffaella Carrà e de Bonnie Taylor no quarto e sabemos que, por tudo isso, nos espera uma vida complicada»; 2) pelos versos que se referem à divindade, aos desafios e à ideia de precisar de um herói. A travessia da protagonista foi bastante dura, mas ela esteve sempre disposta a lutar.

se eu fosse chão, nuno camarneiro
Gaspard de la Nuit, Maurice Ravel & Ivo Pogorelich ▫️Vera Brule, uma das personagens deste romance, conheceu Ravel em 1913 e isso, depois de contornos que não revelarei aqui para não comprometer a leitura, valeu-lhe uma folha com uma dedicatória e o título deste tema. Resolvi ouvi-lo e, uma vez que senti que a sua melodia tão plural encaixava na pluralidade de personalidades que vamos conhecendo no decorrer da leitura, achei que era uma boa combinação.

imortalidade, dana schwartz
Not About Angels, Birdy ▫️ A história não é apenas sobre Hazel e Jack, embora sejam uma parte muito relevante do enredo. Ao ler a letra desta música, senti que os descrevia na perfeição, mas que também conseguia associá-la a outras personagens, sobretudo quando Birdy canta «If your heart was full of love/Could you give it up?» ou «How unfair it's just our luck/Found something real/That's out of touch». Além disso, também senti que a própria melodia encaixava muito bem na energia da ação.

o meu pai voava, tânia ganho
Relax, Frankie Goes To Hollywood ▫️ Estive muito tentada a associar «Grândola, Vila Morena», porque o pai de Tânia Ganho louvava Zeca Afonso. No entanto, fiquei fascinada com a passagem em que autora descreve que ela e o irmão mais velho aproveitavam que o pai voltava ao hospital, depois da sesta, para porem Frankie Goes To Hollywood a tocar na aparelhagem: num misto de rebeldia e de respeito pelo tempo do progenitor - que antes tinha estado a ouvir outro tipo de artistas. Acho que no meio de dias dolorosos, são estas as memórias que nos dão alento.

o microscópio do professor salazar, luís bigotte de almeida
Escândalo, Diana Castro ▫️ O papel da mulher e a luta feminista são dois dos temas centrais desta obra, passada entre 1911 e 1946. E é incrível como, ao ler a letra de um tema lançado em junho de 2024, há tantas imagens que se cruzam, ainda que se abordem perspetivas distintas: no livro, o que é esperado, o recato; na canção, o escândalo de certas atitudes. Seja como for, o que ambas demonstram é a vontade de ver a mulher submissa, pouco pensante, apenas dedicada ao lar, porque não convém que tenha opiniões e se instrua.

vinil rubro, mário freitas & alice prestes
I've Got You Under My Skin, Frank Sinatra ▫️ A música, nesta novela gráfica, assume duplo sentido. Primeiro, porque a protagonista é DJ; segundo, porque é uma arte que impulsiona memórias. E, numa das cenas retratadas, o tema de Frank Sinatra leva-a ao expoente máximo da sua emoção, do seu sofrimento. Porque, de facto, há pessoas que nos marcam tanto que parecem uma parte de nós.

Comentários

  1. A musica é mesmo a melhor companhia das leituras *.*

    ResponderEliminar
  2. Mais umas quantas sugestões para guardar.
    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
  3. Foi-me diagnosticado o vírus do herpes no ano de 2010, por isso a minha vida ficou devastada, já não tenho ideia do que poderia fazer da minha vida até que encontrei uma velha amiga minha, a Tiffany, com quem estudámos juntos nessa altura na faculdade, ela era uma afro-americana. explique-lhe o meu atual estado de saúde, ela riu-se e disse que não é um problema porque conhece um fitoterapeuta tradicional de África que me vai curar completamente com um fitoterápico. endereço de e-mail do fitoterapeuta drjekawo@gmail.com Número Whatsapp +2347059818667. O Dr Jekawo respondeu ao meu e-mail e fiquei muito contente e ele explicou como será o tratamento durante 25 dias, concordei em pagar a taxa de preparação dos medicamentos à base de plantas e recebi o produto à base de plantas poucas semanas após a preparação dos medicamentos à base de plantas, bebo o fitoterápico conforme as instruções, devo confessar que o Dr. Jekawo é um ótimo fitoterapeuta tradicional, fiz um teste rápido e fiquei completamente curada, por isso recomendo-o à minha mãe que sofre de demência e ao meu marido que sofria de cancro da próstata também recebem curado pelo Dr . Quero utilizar esta plataforma para lhe agradecer muito e também recomendá-lo a qualquer pessoa que sofra de herpes, cancro, mioma, infecção da próstata, parkinson, gonorreia, hiv, clamídia, hpv, hepatite e tantas doenças com as quais o Dr. Jekawo pode curar o seu conhecimento ancestral de ervas está para além da minha imaginação.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário