­

festival da canção 2025

by - fevereiro 07, 2025

Fotografia da minha autoria



O Festival da Canção está quase de regresso e, por esse motivo, há uma nova razão para celebrarmos, por um lado, a vitalidade da música portuguesa e, por outro, a descoberta de novos talentos - ou o reforço de admiração por artistas que já são conhecidos do público.

No total, são 20 as músicas a concurso: «14 resultam de convites feitos diretamente (...) e seis selecionadas após um processo de livre submissão». As semifinais estão marcadas para 22 de fevereiro e 1 de março, enquanto a final acontecerá no dia 8 de março. À semelhança das edições anteriores, a transmissão destes três momentos é da responsabilidade da RTP.

Com a lista disponível no Youtube e no Spotify, fiz aquilo que faço sempre: entrar numa espécie de retiro para escutar todos os temas seguidos e, depois, listar aqueles que me chamaram mais à atenção. Numa primeira análise, senti que havia uma maior diversidade nas propostas e, curiosamente, que havia assuntos transversais a algumas letras. O que não deixa de fazer sentido, atendendo a que refletem problemas da sociedade, questões que nos inquietam e que fazem mossa num futuro que ambicionamos mais estável. Por outro lado, acho que as canções estão muito equilibradas, dificultando a escolha. Pela primeira vez, que me recorde, pelo menos, não fui capaz de identificar logo a minha favorita, portanto, continuo expectante.

Creio que existem temas que poderão crescer com uma atuação em palco e mudar a minha perceção dos mesmos, apesar disso, cheguei a um confortável grupo de seis favoritos.






You May Also Like

10 comments