as coisas maravilhosas de janeiro

Fotografia da minha autoria



A quinta temporada de The Rookie surpreende-nos com um episódio no qual a Lucy e o Tim têm um encontro. O início do jantar parece desconfortável e Chen comenta que não compreende a razão dessa estranheza, porque já tiveram centenas de refeições juntos antes. Perante essa observação, Bradford responde-lhe qualquer coisa como «as outras refeições só continham promessas». E eu sinto que o problema de janeiro é exatamente esse: conter demasiadas promessas, por isso é que, depois, também demora a passar.

Assim, de expectativas calibradas e aproveitando uma agenda sem eventos marcados, esperei pouco do primeiro mês do ano e acabei por compilar várias memórias bonitas.


as coisas maravilhosas de janeiro


os fragmentos aleatórios

Genuino Italiano
A Rita foi à Biblioteca Municipal Florbela Espanca, em Matosinhos, conversar sobre os seus livros - As Coisas Que Faltam e Quando os Rios se Cruzam - e, apesar de não ter um horário compatível para estar na sessão, foi a desculpa perfeita para um reencontro com ela e a Sofia, desta vez, no Genuino Italiano, um restaurante contemporâneo que, como o nome permite antever, privilegia o traço genuíno da cozinha italiana - podem ler a experiência completa aqui.

   

Capa na Baixa
A missão de descobrir novas francesinhas começou com o pé direito, porque a Rainha do Capa, do Capa na Baixa, cumpriu todos os requisitos: carne suculenta, picante na dose certa (para mim) e um molho líquido, mas não em demasia. Além disso, o atendimento foi bastante atencioso e o espaço surpreendeu-me por ser maior do que imaginei. Para acompanhar a refeição, pedi uma Munich Dunkel, uma cerveja com aroma a frutas secas e um travo a caramelo, e achei curioso que os sabores se fossem revelando à medida que ia bebendo. Terminei o almoço com um Cheesecake de Maracujá. Sem qualquer dúvida, quero regressar.

   

No campo gastronómico, ainda provei o Pistáchio Velvet Latte do Starbucks (delicioso, com um bom equilíbrio de sabores), e conheci o Esquires Coffee Porto.


as músicas e os álbuns


Na categoria dos álbuns, houve dois que marcaram os meus dias:


as publicações

Portanto, de um modo objetivo e honesto, houve três aspetos que me fizeram comprar um Kobo: o conforto (pela leveza do aparelho, que me permite ler em qualquer lugar), a poupança (na carteira e no espaço) e a autonomia/oferta (porque a durabilidade da bateria não compromete a experiência e parece que andamos com as nossas estantes para todo o lado).

Fotografo para que tudo fique, mesmo que seja «em outra vida, em outro mundo». E, de fundo, já só ouço a voz de Bad Bunny, cujo álbum DeBí TiRAR MáS FOToS chegou na altura perfeita, embalando-me nesta convicção de que não existem fotografias a mais. Sendo franca, continuo a preferir uma galeria cheia, com registos desfocados, à sensação de arrependimento e vazio.


os filmes, as séries e os podcasts

Pátria
Pátria, filme de Bruno Gascon, mostra-nos «um país dominado por uma ditadura» e no qual se assiste ao crescimento de um grupo extremista «que domina as ruas». É neste cenário de violência e xenofobia que um homem será confrontado, colocando todos os que o rodeiam em perigo. No final, «terá apenas uma escolha: liberdade ou morte» - opinião completa aqui.

No campo das séries, terminei O Americano (hei-de falar-vos sobre ela em breve) e comecei A Travessia. Já no que diz respeito aos podcasts, destaco dois:





os livros

Os favoritos do mês
Outros livros lidos: A Amiga Genial, Elena Ferrante | O Que Escondemos na Luz, Lara Félix | A Cama Onde Elas se Deitam, Faridah Àbíké-Íyímídé | Obra Reunida (o texto inédito), Carla Madeira | As Histórias Que Não se Contam, Susana Piedade | As Outras Máquinas de Arquimedes, Joana Bértholo & João Dias.


os momentos

Janeiro foi um mês recatado, sem muito a acontecer durante estes 31 dias. Ainda assim, não posso deixar de destacar o jantar com a Rita e a Sofia, que veio dar um novo fôlego a uma semana que tinha começado de uma forma chata, e o sábado de escrita bastante produtivo.

Um dos meus propósitos para 2025 é manter uma rotina de skincare e, confesso-vos, tem sido terapêutico chegar a casa, vestir o pijama e tirar uns minutos para cuidar de mim. 

      

      

      

      

      


Fevereiro, sê gentil ✨

Comentários

  1. Que mês tão bom *.*

    O meu janeiro, infelizmente, não foi bom. Estive o mês todo doente, porém, aproveitei o facto de ter de repousar para me dedicar à leitura. Li 6 livros.

    Transito para Fevereiro com O Rouxinol.

    Beijinho grande, minha querida!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lamento saber isso, minha querida. Espero que fevereiro seja mais generoso!

      Eliminar
  2. Que venham muitas coisas maravilhosas em fevereiro!
    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
  3. Andréia que maravilha Janeiro foi muito bom pra você, que em Fevereiro venha muito momentos bjs.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada, Lucimar! Um excelente fevereiro também para si

      Eliminar

Enviar um comentário