as coisas maravilhosas de janeiro
Fotografia da minha autoria |
A quinta temporada de The Rookie surpreende-nos com um episódio no qual a Lucy e o Tim têm um encontro. O início do jantar parece desconfortável e Chen comenta que não compreende a razão dessa estranheza, porque já tiveram centenas de refeições juntos antes. Perante essa observação, Bradford responde-lhe qualquer coisa como «as outras refeições só continham promessas». E eu sinto que o problema de janeiro é exatamente esse: conter demasiadas promessas, por isso é que, depois, também demora a passar.
Assim, de expectativas calibradas e aproveitando uma agenda sem eventos marcados, esperei pouco do primeiro mês do ano e acabei por compilar várias memórias bonitas.
as coisas maravilhosas de janeiro
os fragmentos aleatórios
Genuino Italiano
A Rita foi à Biblioteca Municipal Florbela Espanca, em Matosinhos, conversar sobre os seus livros - As Coisas Que Faltam e Quando os Rios se Cruzam - e, apesar de não ter um horário compatível para estar na sessão, foi a desculpa perfeita para um reencontro com ela e a Sofia, desta vez, no Genuino Italiano, um restaurante contemporâneo que, como o nome permite antever, privilegia o traço genuíno da cozinha italiana - podem ler a experiência completa aqui.
Capa na Baixa
A missão de descobrir novas francesinhas começou com o pé direito, porque a Rainha do Capa, do Capa na Baixa, cumpriu todos os requisitos: carne suculenta, picante na dose certa (para mim) e um molho líquido, mas não em demasia. Além disso, o atendimento foi bastante atencioso e o espaço surpreendeu-me por ser maior do que imaginei. Para acompanhar a refeição, pedi uma Munich Dunkel, uma cerveja com aroma a frutas secas e um travo a caramelo, e achei curioso que os sabores se fossem revelando à medida que ia bebendo. Terminei o almoço com um Cheesecake de Maracujá. Sem qualquer dúvida, quero regressar.
No campo gastronómico, ainda provei o Pistáchio Velvet Latte do Starbucks (delicioso, com um bom equilíbrio de sabores), e conheci o Esquires Coffee Porto.
as músicas e os álbuns
- Foragido, João Couto
- festa bem louca, pikika
- Making Teenage Ana Proud, Capicua
- Até a Música Acabar, S. Pedro
- Terraplanismo, Os Quatro e Meia
Na categoria dos álbuns, houve dois que marcaram os meus dias:
- Alta Costura, Van Zee
- Debí Tirar Más Fotos, Bad Bunny
as publicações
Fotografo para que tudo fique, mesmo que seja «em outra vida, em outro mundo». E, de fundo, já só ouço a voz de Bad Bunny, cujo álbum DeBí TiRAR MáS FOToS chegou na altura perfeita, embalando-me nesta convicção de que não existem fotografias a mais. Sendo franca, continuo a preferir uma galeria cheia, com registos desfocados, à sensação de arrependimento e vazio.
os filmes, as séries e os podcasts
Pátria
Pátria, filme de Bruno Gascon, mostra-nos «um país dominado por uma ditadura» e no qual se assiste ao crescimento de um grupo extremista «que domina as ruas». É neste cenário de violência e xenofobia que um homem será confrontado, colocando todos os que o rodeiam em perigo. No final, «terá apenas uma escolha: liberdade ou morte» - opinião completa aqui.
No campo das séries, terminei O Americano (hei-de falar-vos sobre ela em breve) e comecei A Travessia. Já no que diz respeito aos podcasts, destaco dois:
os livros
Os favoritos do mês
- Perguntem a Sarah Gross, João Pinto Coelho
- Onde Crescem os Limoeiros, Zoulfa Katouh
- O Que a Chama Iluminou, Afonso Cruz
Outros livros lidos: A Amiga Genial, Elena Ferrante | O Que Escondemos na Luz, Lara Félix | A Cama Onde Elas se Deitam, Faridah Àbíké-Íyímídé | Obra Reunida (o texto inédito), Carla Madeira | As Histórias Que Não se Contam, Susana Piedade | As Outras Máquinas de Arquimedes, Joana Bértholo & João Dias.
os momentos
Janeiro foi um mês recatado, sem muito a acontecer durante estes 31 dias. Ainda assim, não posso deixar de destacar o jantar com a Rita e a Sofia, que veio dar um novo fôlego a uma semana que tinha começado de uma forma chata, e o sábado de escrita bastante produtivo.
Um dos meus propósitos para 2025 é manter uma rotina de skincare e, confesso-vos, tem sido terapêutico chegar a casa, vestir o pijama e tirar uns minutos para cuidar de mim.
Fevereiro, sê gentil ✨
Que mês tão bom *.*
ResponderEliminarO meu janeiro, infelizmente, não foi bom. Estive o mês todo doente, porém, aproveitei o facto de ter de repousar para me dedicar à leitura. Li 6 livros.
Transito para Fevereiro com O Rouxinol.
Beijinho grande, minha querida!
Lamento saber isso, minha querida. Espero que fevereiro seja mais generoso!
EliminarQue venham muitas coisas maravilhosas em fevereiro!
ResponderEliminarIsabel Sá
Brilhos da Moda
Obrigada, Isa! Desejo-lhe o mesmo
EliminarAndréia que maravilha Janeiro foi muito bom pra você, que em Fevereiro venha muito momentos bjs.
ResponderEliminarMuito obrigada, Lucimar! Um excelente fevereiro também para si
Eliminar