PÃO DE FORMA | BEJA

Fotografia da minha autoria


«É preciso ver o que não foi visto, 
ver outra vez o que se viu já»


A nossa jornada pelo Alentejo, esse pedaço de casa que transporto no peito, levou-nos de volta a uma das cidades que não mais me saiu da memória: Beja. Inconscientemente, fui contando o tempo para o reencontro. Por isso, explorei alguns dos seus recantos com um sorriso largo e o coração a transbordar de felicidade. Porque há uma energia impossível de definir, quando chegamos a lugares que queremos tanto. E o carinho que lhe reservo ficará, para sempre, colado à minha pele.






Em sintonia com a Natureza, deambulamos numa fortaleza que irradia harmonia e amores. Com mais de 2500 anos de uma identidade sem igual, iniciei o meu percurso com destino ao seu castelo. Não foi possível visitar a Torre de Menagem, uma vez que coincidiu com a hora do fecho, mas foi suficiente para apaziguar as saudades. Relativamente à sua história, sabe-se que «as muralhas decalcam ou aproveitam muros de épocas anteriores». São tipicamente medievais e preservam um traço que contextualiza o seu passado de «intensas lutas entre muçulmanos e cristãos». Disposto numa planta pentagonal, e flanqueado por seis torres, o Castelo de Beja espelha esse caráter bélico e imponente. Imediatamente na lateral, encontramos a belíssima - e amarela - Casa do Governador, que funciona como Posto de Turismo e espaço museal, «preparado para receber exposições temporárias».






As ruas sinuosas permitiram-me, ainda, ficar deslumbrada com a Sé Catedral [onde se destaca o altar ao padroeiro da cidade], com a Ermida de São Estevão [uma das mais antigas] e com a Igreja de Santa Maria [destacando-se pela galilé, pelos altares barrocos e pela «representação da Árvore de Jessé, presente numa capela lateral»]. A par destes edifícios de máxima importância - e arquitetonicamente fascinantes -, deparamo-nos com o Convento de Nossa Senhora da Conceição, no qual se encontra instalado o Museu Regional de Beja, composto por coleções preciosas de «azulejaria, arte sacra, pintura e arqueologia». É neste imóvel que ficamos a conhecer a carismática história de Mariana Alcoforado, uma freira que lá viveu e a quem «se atribui a autoria das Cartas Portuguesas», que foram verdadeiras declarações de amor a um Cavaleiro Francês. É, portanto, fácil compreender que não faltam motivos para uma visita demorada.





Este município, tão belo e tão sentimental, não carece de detalhes artísticos, que nos convidam a parar e a contemplá-los. Desde o Arco Romano até à Janela Manuelina, passando pelos azulejos, pelo Passo da Rua da Ancha, pelas Arcadas da Praça da República e, também, pelo Arco dos Prazeres, tudo se revela motivo de interesse. E, observando com mais atenção, há muitas outras representações que merecem a nossa curiosidade. Porque, afinal, Beja é uma cidade para descobrir. Para viver. Para apreender. O difícil será, posteriormente, abraçar a despedida, pois queremos ficar sempre mais um pouco, apaixonando-nos por todo o seu mistério. E por todos os encantos camuflados.












Já estiveram em Beja?

Comentários

  1. Tão bom visitar os cantos e recantos deste nosso país!

    ResponderEliminar
  2. Bonitas fotos. Não me importava de dar umas voltinhas por aí!

    Isabel Sá  
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
  3. Aww que fotos tao bonitas de ceu azul :) Adoro :)
    Muito muito obrigada pela partilha :)
    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  4. Por acaso acho que a Beja nunca fui (grande falha minha)…
    Bjs

    ResponderEliminar
  5. Nunca visitei Beja, mas adorei as fotografias =)

    Boa semana! Beijinhos!

    ResponderEliminar
  6. Gostei muito da publicação :))

    Bjos
    Votos de uma Segunda-Feira

    ResponderEliminar
  7. Oh que é um lugar bem bonito para conhecer
    Beijinhos
    Novo post
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  8. Eu já visitei uma vez. Eu adoro o Alentejo não poderia não gostar de Beja.
    Xoxo

    marisasclosetblog.com

    ResponderEliminar
  9. Sempre com belas fotos que nos fazem desejar estar ou voltar a estes sítios.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  10. Que fotografias encantadoras de uma região de Portugal que não conheço‼

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada, Ematejoca! Quando tiveres oportunidade, recomendo a visita

      Eliminar
  11. Todas as terras têm o seu encanto e Beja não foge à regra. Talvez porque lá vou meia dúzia de vezes por ano, acho-a um bocado parada. A minha Maria, que é de lá (de uma aldeia em frente ao aeroporto), quando lhe digo:
    - Quando te reformares alugamos casa em Beja e mudamo-nos para lá.
    - Vai tu!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sem dúvida!
      Pois, é verdade, acabas por ter outra perceção do local. Eu como vou com tanto tempo de intervalo, fico com uma imagem diferente

      Eliminar
  12. Que bonito relato de Beja. Nunca tinha visto/imaginado a cidade com estes olhos :)

    Rui de Viagem

    ResponderEliminar
  13. Belas imagens do Castelo de Beja,
    sendo esse o distrito onde eu nasci
    não o esquecerei onde quer que esteja
    nessas belas imagens mesmo agora o vi!

    Tenha uma boa noite Andreia.

    ResponderEliminar
  14. As fotos estão lindas :)

    https://checkinonline.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  15. adorava poder agarrar no carro do meu pai e ir explorar assim o nosso país *.*

    ResponderEliminar
  16. Gosto tanto de Beja! O meu pai há uns anos costumava ir até lá de bicicleta (de Sintra a Beja), mas infelizmente já não faz essa etapa e por isso já não vou lá há uns bons anos, com pena minha!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quando menos deres por isso, acabarás por regressar :) [fico a torcer por esse reencontro]

      Eliminar
  17. Respostas
    1. Percebo-te, minha querida, é daquelas regiões onde queremos sempre regressar. Quando tiveres essa oportunidade, será ainda mais especial :)

      Eliminar
  18. Adoro cidades assim, e aprender os seus detalhes ainda mais!!

    Marota da senhora fereira hem!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Transmitem uma energia especial *-*
      É uma história muito interessante, que tenho que explorar melhor

      Eliminar
  19. Que bonito, já lá tive mas foi só de passagem o que eu tenho pena de não ter parado <3

    pimentamaisdoce.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quando tiveres oportunidade, recomendo uma visita demorada :)

      Eliminar
  20. Mais uma vez... fotografias exuberantes!
    O azul está intensamente presente e o amarelo traz-nos leveza e cor de Verão!
    Deslumbrante!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito, muito obrigada, minha querida *-*
      O contraste de cores é fantástico

      Eliminar
  21. Gosto da atenção que dás a todos os detalhes e é daí que nascem fotografias incríveis :)

    ResponderEliminar

Enviar um comentário