PÃO DE FORMA | ÉVORA

Fotografia da minha autoria


«É preciso ver o que não foi visto, 
ver outra vez o que se viu já»


Évora não foi a primeira cidade alentejana que conheci. Porém, foi aquela que me despertou um vínculo umbilical imediato. E foi, durante alguns anos, a minha casa de férias - por uma semana mágica. Por isso, há muitos traços que resistem na memória. E o regresso revela-se sempre emocional. Acredito que as viagens, tal como o nosso lar, são feitas de sentimentos distintos. E que a comunicação que estabelecemos em cada passo ajuda a construir um dialeto muito próprio. Estive longe do seu regaço por um longo período temporal. Portanto, voltar deixou-me a pele eriçada e o peito em alvoroço. Mas pelos melhores motivos.






As ruas são um misto de delicadeza, imponência e nostalgia. Não só porque me permitem recuar a momentos únicos da minha infância/adolescência, quando passava noites descomplicadas na Praça do Giraldo, mas também porque os monumentos se sucedem numa tela impressionante, que nos deixa sem fôlego, devido à sua arquitetura e a toda a sua componente artística. Esta cidade histórica, localizada «no coração do Alentejo», foi fundada [ou refundada] pelos Romanos e é, hoje, classificada como Património Cultural da Humanidade, com todo o mérito, até porque a região não para de surpreender com tudo «o que tem para oferecer» a quem a visita. O seu equilíbrio entre a paisagem megalítica, a imagem medieval e a exuberância «dos palácios, mosteiros e igrejas» torna-a única. E com um encanto ímpar.






No mesmo plano de território, coabitam uma matriz antiga e uma projeção de futuro, pois nota-se o cuidado dispensado para que Évora alcance «os melhores padrões de qualidade de vida», sem perder identidade. Quem vagueia pelas suas rotas internas, percebe que isso será impossível, já que nenhum pormenor é deixado ao acaso. E deve ser, também, por essa razão que me sinto sempre tão bem a deambular por cada trilho: porque a essência e a hospitalidade caminham de mãos dadas. Privilegiando uma vasta agenda cultural e infraestruturas que priorizam o «bem-estar dos seus habitantes», há uma harmonia diferente no ar. Há vida. Há conforto. E há um profundo desejo de conhecer e descobrir mais. Por isso é que, depois, renasce a vontade de não partir. Ou, então, de retornar na primeira oportunidade.




A planta da cidade fecha-a em três muralhas sucessivas. Apresentando um traço irregular, com casas baixas e brancas, vemos edificações e parques urbanos a coexistir, possibilitando uma imagem singular e facilmente reconhecida em qualquer canto do mundo. Assim, partindo da Igreja de São Francisco e da Capela dos Ossos, fiz uma paragem no Jardim Público. E, posteriormente, passei pela Igreja e Convento da Nossa Senhora da Graça, pela Praça do Giraldo, onde se encontra a belíssima Igreja de Santo Antão, pelo Templo Romano [também apelidado de Templo de Diana]. E, aqui, parei para absorver a energia de cada detalhe, num final de tarde comovente e inesquecível.






O meu olhar focou, ainda, as linhas da Biblioteca Pública, do Museu Nacional, da Pousada dos Loios, da Sé Catedral, da Casa Cordovil, da Igreja do Senhor Jesus da Pobreza, do Quartel dos Dragões de Évora e de mais uma série de espaços que clamam pela nossa atenção. Porque valem completamente a pena. Por entre ruelas e calçadas, senti o enlaço. Uma brisa suave. Um abraço. E o aconchego que apenas o Alentejo, em todas as suas ramificações, consegue dar.






Évora é uma cidade-museu. É um segredo que todos podemos - e devemos - desvendar. Porque a sua riqueza cultural e patrimonial é sublime. Certo dia, disseram-me que é um local que se vê rapidamente. E eu ri-me. Embora não tenha um centro histórico megalómano, é para ser explorado devagar. Com calma. Para sermos capazes de compreender o seu verdadeiro fascínio. Portanto, o conselho é mesmo demorar. E deixarmo-nos levar pelo ritmo que nos impõe. Sem pressas. Um pedaço do meu coração ficou por lá. Mas não pretendo reclamá-lo. Porque quem vem nunca esquece. Só espera poder regressar.












Já estiveram em Évora? 

Comentários

  1. Um belo retrato da cidade que acabaste de fazer!

    Isabel Sá  
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
  2. Lindas as fotografias de Évora, gostei de ver e aproveito para desejar a continuação de uma boa semana.

    Andarilhar
    Dedais de Francisco e Idalisa
    O prazer dos livros

    ResponderEliminar
  3. Eu não sei o que tenho em Évora
    Que de Évora me estou lembrando...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E que bela lembrança essa. Tanto em relação à cidade, como em relação à música da Dulce Pontes :)

      Eliminar
  4. Nunca visitei Évora, mas adorei conhecer a cidade pelos teus olhos. As fotos estão fantásticas *.*

    Beijinho grande!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quando tiveres oportunidade, aconselho mesmo a visita. Acho que vais adorar! Muito obrigada <3

      Eliminar
  5. Um luxo de publicação :))

    Hoje :-Iludem-se os meus pensamentos .

    Bjos
    Votos de uma óptima Quarta - Feira.

    ResponderEliminar
  6. Évora nem parece uma cidade do Alentejo. Não sei se o que ganhou em movimento turístico, os residentes não terão perdido em sossego.
    Não se pode ter tudo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, nesse sentido acabou por perder uma certa tranquilidade. Mas é uma cidade tão incrível, que esse aumento de movimento turístico é natural

      Eliminar
  7. Já estive em Évora e é uma cidade que eu gosto muito! Pretendo voltar <3

    pimentamaisdoce.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  8. Realmente é uma cidade bastante bonita para conhecer, que fotografias mais giras
    Beijinhos
    Novo post
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  9. Adoro! Adoro Évora, já fui muito feliz aí!

    Beijinhos.
    Sandra C.
    bluestrass.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fico mesmo feliz por ler isso! É, sem dúvida, uma cidade maravilhosa *-*

      Eliminar
  10. Só visitei Évora de passagem, mas morro de vontade de conhecer melhor!

    Bjxxx
    Ontem é só Memória | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  11. Évora deve ser uma cidade muito linda, amei suas fotos!

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderEliminar
  12. As tuas fotos sao autenticos postais desta bela cidade do nosso pais :) Demonstram bem a sua beleza natural :)
    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  13. Adoro Évora! Recordo-me tão bem da primeira vez que lá fui e vi o Templo de Diana. Achei que era pequenito, mas incrível!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Verdade, é pequenino, mas fantástico! Não deixa ninguém indiferente *-*

      Eliminar
  14. Que linda publicação! já visitei algumas vezes a bela cidade de Évora
    Bjs

    ResponderEliminar
  15. Não conheço Évora, aliás eu não conheço nenhuma cidade Alentejana, mas tenho ficado fascinada com o que contam e falam do povo alentejano e das suas terras, por isso, a curiosidade é cada vez maior :)
    Adorei as fotografias, querida <3

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quando tiveres oportunidade, aconselho a descoberta, minha querida, porque o Alentejo é mesmo maravilhoso *-*
      Muito, muito obrigada!

      Eliminar
  16. Já estive em Évora, apenas uma vez e mal me lembro do que vi. A única coisa que me ficou na memória foi o Templo. Espero voltar a Évora de novo para poder explorar melhor os seus cantos.

    Blog Roxynina

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É uma imagem muito característica. Quando puderes, aconselho mesmo esse regresso, porque é uma cidade que vale a pena *-*

      Eliminar
  17. Gostava de regressar a Évora, agora no próximo ano para a conhecer pelo meu próprio pé, sozinha, acho que me faria bem.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário