INCONFIDÊNCIAS | AS SEGUNDAS OPORTUNIDADES LITERÁRIAS

Fotografia da minha autoria


«Reler um bom livro é como deslumbrar 
várias vezes uma bela paisagem»


A vida parece sempre curta, tendo em conta os livros que mantemos em lista de espera, para, um dia mais tarde, nos perdermos nas suas histórias. No entanto, já aceitei o facto de essa realidade ser inatingível, uma vez que há novas obras a aparecer e a despertar a nossa curiosidade. E, talvez por isso, tenha abraçado as releituras com tanta naturalidade, mesmo não sendo uma prática recorrente. A minha prioridade são os exemplares que ainda não li, porém, como em tudo no nosso percurso, é preciso reconhecer o benefício da dúvida e ser capaz de atribuir segundas oportunidades - inclusive, literárias.

Um dos grandes dramas de um leitor passa por decidir continuar ou abandonar um enredo que não esteja a ser completamente satisfatório. Há quem consiga tomar essa decisão com mais frieza, mas eu tenho tendência para prolongar o contacto, pois preservo a inocência de ser surpreendida. Já para não mencionar que não iria aguentar permanecer na dúvida. Ainda assim, compreendo quem avance para outras opções. Afinal, o tempo é demasiado precioso para ser desperdiçado em vão. Mas eu rumo para o lado oposto, até porque, quase sempre, consigo retirar lições valiosas, mesmo naqueles livros que aparentam não nos acrescentar algo. Em consequência, assumimos outro dilema: devemos ou não retomar aquela leitura? Será que valerá a pena o investimento? Ou será um desperdício de energia? A resposta dependerá, incontornavelmente, de cada um. É uma escolha íntima, pois movemo-nos por propósitos muito distintos. O importante é percebermos que aquela deliberação corresponde à nossa verdade, mantendo-nos fiéis ao caminho que traçamos por entre palavras escritas, que nos permitem sonhar.

Pessoalmente, considero benéfico regressar a obras que nos deixaram no limbo, sobretudo, quando sentimos que existiram fatores externos a condicionar o compromisso que estabelecemos com a mesma. E eu tenho dois exemplos que encaixam nesta problemática: Amor de Perdição [Camilo Castelo Branco] e O Modelo [Lars Saabye Christensen]. O primeiro foi uma leitura imposta, no décimo ano, quando eu ainda não tinha despertado genuinamente para esta arte que nos alarga horizontes. O segundo foi influenciado negativamente por todo o trabalho académico que tinha para desenvolver. Em ambos os casos, não consegui relacionar-me com a narrativa. E, por essa razão, pairou sempre a incerteza no real motivo desse fim. Portanto, logo que me senti com a predisposição certa, voltei a mergulhar nas páginas destes manuscritos. A conclusão a que cheguei não deixou de ser curiosa, porque rendi-me por completo ao livro de Camilo Castelo Branco e entendi que, de facto, O Modelo ficou aquém das minhas expectativas.

Acredito, cada vez mais, que para cada obra literária há um momento e um estado de espírito adequados. E que não é grave se nos cruzarmos na ocasião menos apropriada, desde que não fechemos a porta de um possível reencontro. Porque existirá sempre tempo para tal, ainda que nos dediquemos a uma corrida pela novidade. Como em tudo na vida, é uma questão de organização. De saber priorizar. De saber ouvir a nossa vontade, pois há alturas em que o nosso coração pede a familiaridade de histórias que conhecemos como a palma da nossa mão. E da mesma maneira como não hesitamos regressar a locais onde fomos felizes, não devemos excluir as histórias que nos preenchem a alma, apenas porque já as lemos uma vez. Há sempre mais mundo nas entrelinhas.

Comentários

  1. O problema minha amiga é que temos tão pouco tempo para tantos e bons livros, aproveito para desejar uma boa semana.

    Andarilhar
    Dedais de Francisco e Idalisa
    O prazer dos livros

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade, dava mais jeito que o tempo esticasse, mas o importante é que continuemos a ler :)
      Obrigada e igualmente!

      Eliminar
    2. Não nos podemos deixar intimidar por esta escassez de tempo :p

      Eliminar
    3. Ler e caminhar são os meus passatempos de eleição‼
      Prescindo de todos os programas de televisão‼‼

      Eliminar
    4. Também gosto bastante de caminhas :)
      Na televisão não dispenso as minhas séries, mas tenho conseguido conciliar tudo

      Eliminar
    5. Dos filmes policiais também não prescindo, e agora vou ver um‼

      Eliminar
    6. Um bom policial cai sempre bem :D qual vais ver?

      Eliminar
  2. E quanto mais o tempo passa, menos tempo temos para ler... acredita que tenho muitos livros acumulados por falta de tempo... e de concentracao, mas quando consigo tento recuperar o tempo perdido :) Perdoa-me as redundancias :)
    Beijinhos*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que acaba por ser mais condicionante essa falta de concentração, porque temos a nossa cabeça sempre ocupada com mil coisas em simultâneo, do que propriamente o tempo. Porque, em relação ao segundo, conseguimos encontrar alternativas, se o gerirmos de outra forma.
      Nem que seja uma página antes de dormir, acho que já é ótimo :)

      Eliminar
  3. Tens toda a razão no que dizes.
    Isabel Sá  
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
  4. Olá:- Gosto muito de ler mas, reconheço, não ser capaz de ler um livro duas vezes.
    .
    POEMA ** Folhas amarelas de Outono **
    .
    Desejando uma semana feliz

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É algo que nem todos apreciam e não deixo de compreender porquê :)

      Eliminar
  5. Ultimamente tenho relido alguns livros, curiosamente acabei por me surpreender pelo facto de já não me recordar de alguns pormenores. Quanto à questão daqueles livros cujo enredo não nos entusiasma, normalmente levo o livro até ao fim e depois não volto a lê-lo, a menos que tenha sido lido numa altura em que era jovem. Quando andava no secundário tive uma paixoneta por um professor que nos recomendou a leitora do "Mundo de Sofia", fui a única que o li e confesso que detestei o livro. Não tinha maturidade para o ler, e agora quero voltar a ele.

    Beijinho, minha querida!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A altura em que os lemos faz toda a diferença, até porque a nossa maturidade é completamente diferente e há pormenores que nos escapam. A vontade de reler não acontecerá com todas as obras, mas acho que algumas merecem esse revisitar especial :)
      Talvez ainda te surpreendas com o livro

      Eliminar
  6. Existem livros que quero voltar a ler porque já não me lembro do que trazem dentro... mas dos que me lembro, não gosto de reler... é avançar!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há livros aos quais regresso sempre, como o caso d' O Principezinho, d' A Bela e o Monstro ou d' O Quebra Nozes, porque têm uma mensagem muito especial

      Eliminar
  7. É mesmo verdade, lembro-me do meu mano quando fazia viagem de metro para o trabalho havia dias que tirava para ler, mas nem sempre o tempo dá para fazemos tudo que queremos
    Beijinhos
    Novo post
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  8. Respostas
    1. Bem tentei, mas em nenhuma das vezes me relacionei com a história :/
      Fico contente por teres tido uma experiência completamente diferente

      Eliminar
  9. Já me aconteceu não acabar de ler determinado livro, e numa nova tentativa chegar à conclusão que não ia mesmo conseguir ler aquele livro... e até hoje nunca o li.
    Por outro lado, reler determinada parte de um livro já me aconteceu, mas repetir a leitura total de determinado livro nunca aconteceu. Ao contrário de filmes, que já aconteceu ver um filme duas vezes.
    Tudo de bom.
    ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. São escolhas que precisamos de fazer, até para não nos atrasarmos em narrativas que nos podem preencher com mais entusiasmo :)
      Ah, sim, reler só partes também é frequente
      Igualmente!

      Eliminar
  10. Sou incapaz de parar um livro a meio, mesmo que o enredo seja mau, por isso é por vezes ando meses a ler um livro, e depois leio três ou quatro em algumas semanas!

    Bjxxx
    Ontem é só Memória | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também não consigo parar! Prefiro demorar um pouco mais, mas saber como termina, do que ficar no limbo

      Eliminar
  11. Nossa que artigo fantástico, por isso que estou quase todos os dias visitando e lendo seus artigos. Porque sempre tem conteúdos interessantes e de qualidade.

    Beijos💋💋!!

    Meu Blog: Mara Cap

    ResponderEliminar
  12. A vida é tão curta. Tudo aquilo que gostaríamos de fazer. Por muita vontade que tenhamos. Nunca o conseguiremos realizar!

    Gostei de ler o que está escrito nesse texto.

    Tenha uma boa noite Andreia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por muito que nos dediquemos, há sempre algo que não conseguiremos fazer.
      Muito obrigada :)

      Eliminar
  13. Excelente texto, ultimamente o tempo não me tem ajudado muito para a leitura, mas vou-me esforçar 😄

    ResponderEliminar
  14. Aconteceu-me com o Memorial do convento, fiz 3 tentativas para o ler.
    Desisti. Já não faço fretes.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  15. Adorei sua postagem de hoje, sempre estou aqui acompanhando seu blog. Tenho aprendido muitas coisas legais aqui e te agradeço por compartilhar...

    Beijos.

    Meu Blog: Dicas da Web

    ResponderEliminar
  16. Eu terei de dar um dia, uma segunda oportunidade, a «Os Maias». Foi o único livro que comecei a ler e não consegui acabar. Na altura eu não estava motivada para essa leitura, mas hoje sinto necessidade de lê-la e compreendê-la já com outra maturidade!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A nossa predisposição faz toda a diferença, porque condiciona, por completo, a maneira como nos dedicamos à obra. Por acaso, também tenho que dar uma nova oportunidade a' Os Maias

      Eliminar
  17. É mesmo isto, há livros que em determinadas fases não encaixam connosco, por isso, acho que uma segunda oportunidade é bem vista. Assim permite-nos concluir se realmente aquilo não faz o nosso género ou se a idade\tempo nos permitiu ter uma outra visão e compreensão das coisas :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois é! Há livros que não encaixam connosco de todo e há outros que só não descobrimos no nosso momento certo, por isso é que acredito que devemos dar uma nova oportunidade quando sentirmos que é a altura indicada :)

      Eliminar

Enviar um comentário