GIRA-DISCOS | YOU ARE FORGIVEN

Fotografia da minha autoria


«Eu quis sonhar mais alto»


A música portuguesa apresenta-se com uma saúde de ferro. Tenho lido alguns comentários nesse sentido, exaltando a sua atual qualidade. E eu contraponho, porque sempre esteve numa forma invejável. A diferença é que, finalmente, há uma aposta mais digna nos artistas nacionais, valorizando os estilos, a identidade e a multiplicidade. E existe uma curiosidade maior por aquilo que é produzido - e cantado - pelos nossos. Como eterna apaixonada pelo nosso dialeto, existem nomes que acompanho desde sempre. E há outros que tenho abraçado pelo caminho.

Slow J. pertence ao segundo grupo. E é absolutamente inspiradora a sua entrega à música. Sem qualquer tipo de promoção, no passado dia 20 de setembro, surpreendeu o público ao disponibilizar o seu mais recente álbum nas plataformas digitais. You Are Forgiven conta com participações especiais e com uma mensagem poderosa. E, ao analisar todo o retorno que o tem envolvido, compreendo que a perceção é bastante unânime, tendo em conta que nos deixou completamente siderados e conquistados. Assim que escutei, pela primeira vez, as nove faixas, houve um pensamento que se fez sobressair no meu peito: será, muito provavelmente, um dos discos do ano. E com todo o mérito.

Acredito que não esteja a cometar uma falha ao mencionar que foi Pedro Teixeira da Mota a realçar uma questão de máxima importância: publicitar o nosso trabalho pode ser útil - e funciona -, mas, neste caso, foi a obra que prevaleceu. Não existiu um aviso prévio, no entanto, a novidade espalhou-se. Se o produto não tivesse valor, passaria despercebido. Porém, atendendo à qualidade do rapper, cantor e produtor, o passa a palavra assumiu proporções consideráveis. É esta confiança, que ele conquistou de pulso, que demonstra a verdade da sua arte. Os seus valores. E o lugar que pretende alcançar. Após algum tempo de afastamento da ribalta, quebrou o silêncio. E abriu a porta que nos fez perceber o motivo que o manteve nos bastidores.

O caminho é em frente, mas há alturas em que necessitamos de recuar, para entendermos as nossas competências, para percebermos aquilo que somos capazes de abraçar. Portanto, You Are Forgiven marca uma viagem introspetiva e de auto-descoberta. Tem uma história intensa, profunda e, inclusive, catártica, onde se canta o sonho, o perdão e o labirinto que é a nossa vinda, sendo imprescindível reconhecermos a nossa identidade. Há, ainda, um regresso às origens, muita saudade, inquietação, dor, amor e a certeza de que a ausência de som também comunica. Aquilo que somos, para onde pretendemos ir e a imagem que desconstruímos são linhas da mesma rota, que nos surgem condensadas nestas melodias e letras habilidosas - e que transbordam magia.

Slow J. convidou-nos a embarcar na sua jornada mais íntima, na qual procura ser feliz e não se desviar da sua essência. Por isso, nesta narrativa discográfica - e poética -, alternamos entre a culpa e o perdão. Entre o ruído e o silêncio. Entre a fama, a aceitação e as suas raízes. Inspirado nas suas experiências, a carga emocional negativa sofre uma metamorfose. E o artista renasce, chegando ao topo.

Comentários

  1. Confesso que tenho andado um pouco afastada da música.
    Isabel Sá  
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
  2. Slow J., gosto e ainda por cima é da minha cidade de Setúbal, aproveito para desejar um bom mês de Outubro.

    Andarilhar
    Dedais de Francisco e Idalisa
    O prazer dos livros

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tem uma energia musical incrível! Oh, pois, há esse elo :)
      Obrigada e igualmente

      Eliminar
  3. Nestes últimos meses não tenho ouvido assim muita Música, mas há sempre aquelas que nos marcam
    Beijinhos
    Novo post
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  4. Não conhecia e gostei bastante =)

    Beijinho grande!

    ResponderEliminar
  5. Como sou um bocado desligada no que toca à música (não só à portuguesa, mas no geral), tenho de te dizer que não conhecia o Slow J...

    ResponderEliminar
  6. Não conheço mas vou pesquisar!

    pimentamaisdoce.blogspot.com

    ResponderEliminar
  7. Não conheço nenhum lol mas se assim é fico contente :)
    Beijinho linda.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sou suspeita, bem sei, mas vale a pena conhecer Slow J :)
      Beijinho grande, minha querida

      Eliminar
  8. Nao conhecia mas adorei o entusiasmo com que falaste deles :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Slow J. tem uma energia inspiradoras! A forma como cria música com tanta verdade deixa-me sem palavras *-*

      Eliminar
  9. Andreia,
    Particularmente gosto da canção "Sonhei para dentro"

    🎶 Eu vivo em cada beco
    Em cada apartamento
    Eu vivo em cada escada
    Eu sonhei para dentro... 🎶

    Mesmo a parte que ele profere um xingamento, faz sentindo:

    🎶 Então nós saímos à rua,
    Uivamos à lua
    Trazemos o teu presente
    Filha da p*t*
    A luta continua... 🎶

    Gosto muito mesmo desse estilo mais ácido, se parece com o meu.
    Um beijo e bom final de semana!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É um estilo mais interventivo, sem filtros, que permite expor uma realidade que temos que combater. Acho que a música pode ser uma arma poderosa para quebrarmos muros!
      Obrigada e igualmente :)

      Eliminar
  10. Slow J é um dos maiores talentos que apareceu recentemente. Já me tinha conquistado há algum tempo, mas este álbum está incrível :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se havia alguém que eu sabia que ia gostar deste álbum eras tu :) está mesmo incrível!

      Eliminar

Enviar um comentário