POLAROID | OLIVENÇA

Fotografia da minha autoria


«Fotografar é uma maneira de ver o passado»


Olivença tem dialeto e sangue quentes. Localizada na fronteira entre Portugal e Espanha, preserva influências de ambos os países e recebe-nos com traços de património entre muralhas, quase como se fosse um segredo pronto a ser desvendado. A riqueza histórica e arquitetónica não passa indiferente a quem calcorrear as suas ruas, que nos prendem pelos detalhes sublimes. Neste local de fusão, o Castelo, a Igreja de Santa Maria Madalena, o portal do Palácio dos Duques do Cadaval, a Biblioteca Municipal Manuel Pacheco e as suas Praças são dignas de paragem. Fui num dia pacato e sei que não me importaria de ter ficado mais tempo. Porque Olivença tem identidade - e particularidades onde nos podemos rever, porque também carregam a nossa história.

























Já visitaram Olivença?

Comentários

  1. Já tive o prazer de visitar Olivença e aproveito para desejar a continuação de uma boa semana.

    Andarilhar
    Dedais de Francisco e Idalisa
    O prazer dos livros

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Só conheci este ano, mas já fiquei com vontade de voltar :)
      Obrigada e igualmente

      Eliminar
  2. Nunca visitei, mas fiquei com a vontade aguçada ao ver esta tua partilha. No entanto, acho que apanhaste a cidade com pouca gente porque não se vê ninguém nas ruas eheh

    Beijinhos,
    Ricardo, www.opinguimsemasas.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É uma cidade encantadora! E só vi uma pequena parte do seu património.
      O tempo estava um bocado incerto, o que pode ter contribuído para isso. Mas também tenho ideia que cheguei na altura da sesta :p

      Eliminar
  3. Já lá passei "à porta", mas o nosso destino era outro e não parámos.
    É curioso o que se diz sobre o facto de os espanhóis nos terem ficado com Olivença.
    Há tempos vi uma reportagem que me deixou com a ideia de que os portugueses e os espanhóis de Olivença estão muito bem resolvidos com essa parte da história e não vi ninguém "indignado" como os fulanos que, por cá, falam desse assunto.
    Não é um tema que se consiga debater num comentário, mas não me parece que os descendentes lusitanos de Olivença, estejam muito interessados em trocar. De uma forma simplista, basta olhar para a diferença de salário mínimo em Espanha e Portugal...
    Nem só de pão vive o homem, mas nunca vi ninguém comer história. eheheh

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quando tiverem oportunidade, aconselho a paragem :)
      Também li uma certa confusão em relação a isso, mas acho que acabam por ser "guerras" desnecessárias.
      Honestamente, penso o mesmo ahahah

      Eliminar
  4. Confesso que não me lembro se já visitei esse lugar, na qual quando era mais pequena era o que fazia com a família, mas é bem bonito para conhecer
    Beijinhos
    Novo post
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, podes ter ido quando eras mais pequena :)
      Fiquei rendida

      Eliminar
  5. Nunca visitei Olivença, mas fiquei curiosa com as tuas fotografias. =)

    Beijinho grande!

    ResponderEliminar
  6. Nasci no Baixo Alentejo, minhas raízes são alentejanas. Nunca fui a Olivença. Melhor dizendo, fui a uma Olivença, em Moçambique, quase lá na fronteira do Tanganica, ficava lá no fim do mundo!
    Gostei de ver essas belas imagens de Olivença espanhola, que já foi portuguesa!

    Tenha um bom dia de Quarta-feira Andreia.

    ResponderEliminar
  7. Muito muito obrigada mais uma vez por me deixares viajar ctg, pelo nosso país, atraves das tuas fotografias tao bonitas :)
    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  8. Deve essere una città affascinante!
    Buona serata.

    ResponderEliminar
  9. Chamou-me a atenção a poda singular das árvores :)

    ResponderEliminar
  10. Lindos lugares, fotos maravilhosas!
    Também amo fotografar!

    ResponderEliminar
  11. Encantador :)

    https://checkinonline.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  12. Nunca visitei mas que sítio tão bonito! <3

    pimentamaisdoce.blogspot.com

    ResponderEliminar
  13. Adoro particularmente estas publicações pela riqueza que trazes sempre, especialmente com as fotografias, que nos transportam imediatamente para onde estiveste!
    Encantador!

    ResponderEliminar
  14. Por acaso não conheço Olivença! Mas são umas belas fotos! :)

    ResponderEliminar
  15. Estive em Olivença uma única vez, era pequenina....
    Um dia gostava de lá voltar....

    Beijinhos.
    Sandra C.
    bluestrass.blogspot.com

    ResponderEliminar
  16. Estou encantada com o banquinho dos Smurfs! 😛

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Todos os bancos daquela praça eram decoradas com personagens de filmes/desenhos animados, achei um máximo *-*

      Eliminar
  17. Pelos teus posts vejo que é um imenso Portugal à minha espera!!

    Quero o banco dos strunfus para a minha varanda, sff!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não faltam mesmo motivos para nos perdermos por Portugal, mas dar um pulinho a Espanha também vale a pena :)
      Aqueles bancos eram mesmo um encanto

      Eliminar

Enviar um comentário