CANTO DE LITERATURA // A MINHA
ESTANTE NOVA

Fotografia da minha autoria


«Traz o seu amor em silêncio»


O bichinho da decoração tem assumido um impacto muito especial no modo como organizo os meus locais prediletos da casa. Embora as mudanças sejam mínimas, tenho estado mais consciente em relação à energia que a própria disposição dos móveis emana. Porque é fundamental sentir-me em paz. E um dos meus grandes objetivos é ser capaz de optimizar cada uma das divisões, contando as memórias e as histórias desta família.

Havia um canto da minha sala inutilizado, mas com potencial para ser algo mais. A hipótese mais óbvia para o aproveitar seria uma estante. E esta ideia foi balançando no meu pensamento. Porque, de facto, fazia todo o sentido, atendendo à quantidade de livros aglomerada em filas duplas. Após alguma pesquisa, optei por me deslocar ao IKEA, uma vez que descobri o modelo ideal para aquela tela em branco, funcionando como uma extensão do armário existente. Embora a cor destoe, não permiti que essa questão fosse um problema, sobretudo, porque estava mais focada na sua componente prática e funcional. E, nesse aspeto, conquistou-me de imediato. Além disso, dentro do orçamento que estipulei, achei o preço muito convidativo [35€]. Sem hesitação possível, trouxe um exemplar Billy, que tem feito sucesso cá por casa.


// O MODELO //

Esta estante tem prateleiras estreitas, mas oferece um nível de arrumação excelente, principalmente, quando necessitamos de ocupar um espaço limitado, como era, então, o meu caso. E isso é exequível, pois dispõe de uma prateleira irremovível e quatro reguláveis, que se adaptam às nossas necessidades. É recomendado que a fixem à parede, mas nós arranjamos maneira de a segurar ao armário lateral, mantendo-a estável. Produzida em fibra de madeira, tem 202 cm de altura, uma largura de 40 cm e 28 cm de profundidade. O seu designer, Gillis Lundgren, admite que é um dos seus artigos favoritos, esperando que continue a existir durante muitos mais anos. E eu compreendo a razão.



// O MEU MÉTODO DE ORGANIZAÇÃO //

Com a montagem finalizada, veio a parte mais entusiasmante de todo este processo: organizar os livros na sua nova casa. E o meu método era simples, pois pretendia dispor as minhas obras por autor, dividindo, posteriormente, por literatura lusófona e literatura estrangeira. Apesar de ter o plano bem delineado, confesso que esta tarefa demorou mais tempo do que o esperado, até porque é completamente diferente quando os manuscritos começam a ser agrupados. De um modo geral, consegui cumprir o objetivo inicial, mas acabei por ter, também, em conta as cores e os elementos decorativos que separei para complementar o ambiente. Com várias entradas, saídas e mudanças de lugar, tentei ter o mínimo de critério na ocupação de cada compartimento. E procurei, sobretudo, criar um espaço de homenagem aos livros da minha vida e destacar aqueles que quero descobrir num futuro próximo. Não se trata de retirar qualquer mérito aos restantes. Simplesmente, quis contar uma história através destas divisórias, abrindo portas a mundos que são uma parte de mim e àqueles que espero que me surpreendam. E, honestamente, fiquei bastante satisfeita com o resultado. Do topo para a base, a sequência final é a seguinte:

1ª prateleira // Livros para a vida [incluindo O Principezinho, A Bela e o Monstro e a Saga Millennium];

2ª prateleira // O meu pódio de autores portugueses [Miguel Esteves Cardoso, Miguel Sousa Tavares e Afonso Cruz];

3ª prateleira // Harry Potter [com quatro intrusos, pois senti que acabavam por se adequar à sua identidade, ao mesmo tempo que me transportam para a minha infância];

4ª prateleira // Autores Portugueses [que admiro imenso]

5ª prateleira // No Feminino [juntas somos mesmo mais fortes e esta divisória transborda de Girl Power];

6ª prateleira // Literatura Estrangeira [com destaque para Murakami].



// CONSIDERAÇÕES FINAIS //

Visualmente, a sala ficou mais composta e harmoniosa, porque não há um excesso de informação concentrado num único lugar. E consegui desocupar o compartimento sob a minha secretária, tornando o acesso aos livros muito mais facilitado, tendo em conta que vejo, exatamente, onde se encontram aqueles que procuro. Foi mesmo a escolha certa!

Comentários

  1. Respostas
    1. Já andava a idealizar esta estante há algum tempo. Finalmente, aconteceu. E estou mesmo satisfeita com o resultado *-*
      Obrigada e igualmente, Francisco

      Eliminar
  2. Eu também gosto de tudo organizado e visualmente agradável!

    Isabel Sá  
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
  3. Gostei o teu método de organização e a estante ficou mesmo gira =)

    Beijinhos grande!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada! Modéstia à parte, também acho que sim :)

      Eliminar
  4. É engraçado… tenho as minhas estantes divididas por temas muito idênticos… E tenho um local da casa que daria um ótimo escritório (mini biblioteca) mas teria que escolher entre isso e o local para jantar com os amigos ou a família… (sorrisos)

    Abraço e boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A sério? Que boa coincidência :)
      Um local para jantar com os amigos e a família é indispensável!

      Obrigada e igualmente*

      Eliminar
  5. Sou um desarrumado por natureza. Para mim tudo está bem, mesmo quando, a olho nu, se nota que não está. Admiro a "paciência" de quem consegue ter sempre as coisas nos seus devidos lugares
    .
    Cumprimentos poéticos

    ResponderEliminar
  6. Ai, estou muito contente por teres encontrado uma forma de falar destas pequenas mudanças! Eu gosto muito de ver como as pessoas arrumam os livros, quase como inspiração porque eu não tenho espaço para os ter "à vista", então está tudo dentro do armário grande da sala. Acho que para ti ficou muito bonito e com uma organização perfeita.


    A Sofia World

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ficou uma abordagem muito simples, mas achei que fazia todo o sentido partilhar, porque também adoro ler/ver como é que as pessoas organizam os seus livros :)
      Houve uma altura em que achei que ia ter que fazer o mesmo, porque o espaço não estica.
      Muito obrigada <3

      Eliminar
  7. Bom dia de paz, querida amiga!
    Tenho meu cantinho dos livros bem juntinhos e, agora, poucos... Já doei muitos.
    Gostei da frase inicial e tenho um post cujo título é bem parecido.
    Tenha dias abençoados e felizes!
    Bjm carinhoso e fraterno de paz e bem

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Continuação de uma ótima semana, Roselia :)
      Isso é muito generoso. E inspirador. Até porque permite que outras pessoas viagem através das histórias desses livros.
      A sério? Tenho que ir espreitar.
      Muito obrigada!

      Eliminar
  8. Adorei o teu cantinho :) Tambem temos uma dessas cá em casa :)
    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  9. As coisas arrumadas dão uma sensação de conforto e harmonia que não só é agradável visualmente como também nos transmite tranquilidade.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Assino por baixo, Magui. Por muito que nos possamos entender no meio de alguma desorganização [ponderada], nada estimula mais do que termos os nossos cantinhos organizados. Há logo outra paz e motivação *.*

      Eliminar
  10. Que cantinho mais bonito e organizado
    parabéns
    Beijinhos
    Novo post
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  11. Estou a ponderar adquirir uma exatamente igual (a ver se encontro algo por cá, visto que não há um IKEA -.-), para pôr no quarto. A minha mesinha de cabeceira já não aguenta com mais livros. Como tenho consumido cada vez mais, o espaço vai ficando reduzido até mais não.
    Adorei como dividiste as estantes!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estou mesmo muito satisfeita com este modelo, até porque parece mínimo, mas tem uma arrumação excelente!
      Pois, a mesinha de cabeceira começa a não ser suficiente. Espero que encontres uma estante ao teu gosto :)
      Muito obrigada!

      Eliminar
  12. Nada melhor para um bom leitor ter os livros bem arrumados e organizados.
    Beijinhos, boa leitura.

    ResponderEliminar
  13. Tenho que voltar aqui para ler com toda a atenção a tua organização livreira. Os livros portugueses, que são menos estão num sítio especial. Quando chegar a PRIMAVERA tenho que me desfazer de alguns livros.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Volta quando quiseres! Se tiveres outras dicas de organização, sou toda ouvidos :)
      Os meus optei por dividir em duas prateleiras, mas tenho mais obras de autores portugueses no outro armário. Nesta estante quis mesmo dar destaque aos que me roubaram o coração.
      Há alturas em que precisamos mesmo de deixar voar alguns exemplares. Certamente que farão outras pessoas felizes

      Eliminar
  14. Andreia, preciso de ti cá em casa...mas que bem que ficou! Tenho tantos livros para organizar e alguns recantos para aproveitar! Pode ser?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh, que querida, muito obrigada *-*
      Claro, é só dizeres ahahah

      Eliminar
  15. Tudo está bem arrumadinho,
    cada coisas em seu lugar
    onde existe amor e carinho
    há paz, alegria e bem estar.

    Boa neite bons sonhos Andreia.

    ResponderEliminar
  16. Eu bem precisava de uma estante nova. Coitados dos meus livros nem em exposição estão e bem mereciam.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. No IKEA tem modelos bem giros e a preços muito em conta :)

      Eliminar
  17. Também preciso organizar os meus livros, e adorei como ficou a tua estante!!!

    ResponderEliminar
  18. Acho que já sabes a minha opinião em relação a esta estante!
    Como não amar?
    A melhor parte para mim, confesso, é mesmo esta que descreveste ao teu método... é o organizar ao meu gosto <3

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tão bom! Muito obrigada pelo retorno 💛
      Achei que fazia sentido alargar para o método de organização das prateleiras, porque a parte mais divertida é mesmo essa, dispor ao nosso gosto, por temáticas que nos digam algo

      Eliminar

Enviar um comentário