VISEU // ALOJAMENTO & MESA REDONDA

Fotografia da minha autoria


«Uma cidade com muito para oferecer»


A minha Pão de Forma seguiu viagem, no início de fevereiro, rumo a um fim de semana de celebração. O que me permitiu desvendar recantos da bela cidade de Viseu. Embora o tempo tenha condicionado, em parte, a magia da descoberta, não nos impediu de perceber que é um lugar carismático. Cheio de charme. Portanto, após partilhar o roteiro palmilhado, só ficou a faltar uma descrição gastronómica e hoteleira.

A estadia não foi longa. Contudo, tenho três sugestões que poderão ser úteis para uma futura vista, porque só posso tecer os maiores elogios a cada uma delas. Se o palco da Feira de São Mateus estiver nos vossos planos, deixo-vos com a recomendação de um hotel e dois restaurantes.

Hotel José Alberto: Localizado na Rua Cândido dos Reis, tem a classificação de três estrelas e fica a 400 metros do centro da cidade, facilitando o acesso a inúmeras paragens turísticas, até porque é possível estacionar-se o carro na garagem privativa e partir a pé, conhecendo a malha urbana, como eu tanto adoro. A fachada pode passar um pouco despercebida, mas o interior é muito acolhedor. Moderno. E elegante. Assim que entramos, o nosso olhar é atraído para uma confortável sala comum e para um amplo espaço exterior. Com serviço de receção 24h, lavandaria, engomadoria, wireless gratuito, sala de reuniões e mais um conjunto de serviços, sinto que é uma opção bastante acessível. Além disso, é notório o cuidado no atendimento e na higienização. Os quartos, a julgar por aquele onde pernoitamos, são muito simpáticos e, no nosso caso, por ser indicado para três pessoas, tínhamos uma varanda à disposição. A casa de banho não é muito grande, mas está bem equipada. E, claro, não posso deixar de destacar o pequeno-almoço buffet, incrivelmente completo e com toque a casa. Sem dúvida que, quando voltar à cidade, será uma escolha prioritária.

Serra da Estrela: É frequente, até para aproveitarmos o dia ao máximo, optarmos por um almoço mais ligeiro e rápido. Desta vez, o princípio não era diferente e deslocamo-nos ao Palácio do Gelo. No entanto, quando percebemos que existia lá o Serra da Estrela não resistimos. Conheci este espaço de restauração no Arrábida Shopping e fiquei conquistada pela confeção e pela ótima relação entre a qualidade e o preço. Ainda assim, estava ciente de que a experiência poderia não ser tão positiva. Mas foi. E, contas feitas, todos os pratos que experimentamos, tanto no sábado, como no domingo, superaram as expectativas. Embora tenha adorado as minhas escolhas - Bifinhos com Cogumelos e Alheira -, tenho que confessar que me arrependi de não ter acompanhado as seleções do meu pai, pois o Arroz de Tamboril e o Arroz de Polvo estavam divinais. O Serra da Estrela tem sala e serviço de esplanada, existindo menus com valores especiais para o segundo. E é uma excelente maneira de desfrutarmos de comida mais tradicional.

O Pateo: Quando, durante a tarde, me cruzei com a entrada deslumbrante deste restaurante, confidenciei, em jeito de brincadeira, que seria o palco do nosso jantar. E a verdade é que foi mesmo, para minha grande felicidade. Porque o espaço é maravilhoso. Não só pelo serviço/atendimento, mas também pela variedade - e qualidade - gastronómica. Eu e os meus pais revolvemos pedir picanha e foi, muito provavelmente, das mais saborosas que comi até hoje. Além disso, como partilhei no Moleskine 2020 // O Melhor de Feveiro, não posso deixar de colocar em destaque o Cheesecake, tão delicioso e com um empratamento belíssimo. Situado na Rua Direita, contem com uma excelente receção e com uma refeição agradável, pois a sala torna tudo ainda mais aconchegante. Para estações mais quentes, a esplanada será a escolha mais óbvia. E tem catering para todo o tipo de eventos.


Já conheciam? Que outros espaços recomendariam?

Comentários

  1. Excelentes sugestões! Vou anotar. Vale a pena a visita ao Centro Comercial Palácio do Gelo, por ser diferente, se a memória não me falha tem um restaurante que parece um iglu.

    Beijinho grande!

    ResponderEliminar
  2. Definitivamente, não conhecia. Mas se for algum dia a Viseu terei isto em conta! Fizeram ótimas escolhas :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se tiveres oportunidade, são três sugestões que recomendo. Fiquei mesmo satisfeita com os serviços 😊

      Eliminar
  3. Bom dia:- Anotei as sugestões. Quem sabe se um dia não me vão ser muito úteis quando visitar a cidade de Viseu
    .
    Votos de uma semana de POaz, Saúde e Amor

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É uma cidade que vale muito a pena 😊

      Obrigada e igualmente

      Eliminar
  4. Viseu conheço mal, mas não é a cidade que está nos meus planos.
    Tenciono visitar cidades mais ao sul, como por exemplo, Évora ou Leiria‼️

    Semana borbulhante 💙

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viseu é uma cidade amorosa, adorei conhecer. E espero voltar em breve 😊
      Évora tem o meu coração! E Leiria também vale a pena conhecer

      Eliminar
  5. Gostei bastante da tua sugestão, confesso que ainda não tinha ouvido falar,
    Beijinhos
    Novo post
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  6. Mas que boas sugestões, o Serra da Estrela já fui.
    Devias ter ido ao Muralha, fica na muralha mesmo do lado direito da Sé.
    A última vez que fui a Viseu foi para ir ao centenário do Museu Grão Vasco!!
    xoxo

    marisasclosetblog.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Numa próxima visita a Viseu, vou aproveitar essa sugestão :)

      Eliminar
  7. Adorei este roteiro :) O quarto tem um ar tao reconfortante :)
    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  8. Gostei da foto do quarto! Tem um ar de "aconchego" :D

    www.amarcadamarta.pt

    ResponderEliminar
  9. Já vi o serra da estrelas mas nunca experimentei. :)))

    ResponderEliminar
  10. Não conhecia querida! Também ainda não fui a Viseu :)

    http://blogda-joana.blogspot.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quando tiveres oportunidade, acredito que é uma cidade que vale a pena explorar :)

      Eliminar
  11. Não conhecia, mas vou tomar nota!

    Isabel Sá  
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar

Enviar um comentário