SÉTIMA ARTE //
TRÊS CARTAZES À BEIRA DA ESTRADA

Fotografia da minha autoria


«Passaram-se sete meses sobre o brutal assassinato de Angela»


O meu compromisso de priorizar mais a sétima arte tem-se manifestado em passos subtis, quase como se fossem um novelo de lã a desenrolar-se com cuidado. Mas entre o AXN e o AXN Movies, encontrei dois aliados de peso: não só para estabilizar este período conturbado, mas também para motivar a minha jornada, descobrindo argumentos surpreendentes.

Em 2018, quando partilhei os sete filmes que pretendia ver até ao final do ano, Três Cartazes à Beira da Estrada figurava no topo das minhas preferências. Mas fui adiando o momento. Até que, finalmente, permiti que a sua história me desarmasse. Inspirado na realidade de Marianne Asher-Chapmam [artigo DN], acompanhamos a luta de uma mãe em desespero, que decidiu, em nome próprio, desafiar as autoridades locais a resolverem o homicídio da sua filha, uma vez que parecem pouco predispostas a continuar a averiguar quem é, efetivamente, o culpado. Esta aparente inércia, aliada a toda a revolta e frustração sentimental, é o gatilho incendiário que colocará a comunidade local em alvoroço. Porque Mildred, a nossa protagonista, não tem mais a perder e, por essa razão, utiliza as armas todas de que dispõe. Por consequência, tem a ideia genial de recorrer a outdoors para manter o crime em primeiro plano, até porque só ambiciona que se faça justiça.

Emocionalmente dicotómico, mistura drama e comédia. E inquieta-nos, pois mostra o peso das relações disfuncionais, da incompetência, da desigualdade [sobretudo, racial e de género] e do abuso de poder. Além disso, leva-nos a caminhar ao lado do preconceito, da hipocrisia da igreja, da doença [alcoolismo e cancro] e da propagação de ódio, que é gritante, ao ponto de toldar o caráter dos intervenientes. Mas é, também, uma prova de redenção, de libertação e da necessidade de fazer as pazes com o passado. Porque nem sempre conhecemos o suficiente das pessoas para compreendermos as suas motivações. E, por vezes, a mágoa e as feridas são tão grandes e avassaladoras, que não as gerimos de uma forma pacífica, abraçando a escuridão que se abate sobre o peito. E os comportamentos erráticos multiplicam-se, marcando um padrão.

A atitude de Mildred foi ousada, provocando uma onda de violência. E é interessante como uma figura consegue virar a dinâmica de um lugar do avesso. Em simultâneo, alerta-nos para o quanto estamos dispostos a ultrapassar todos os limites, apenas para obtermos respostas. Portanto, há questões morais dúbias, não nos sendo possível julgar o outro através da nossa lente. E um dos aspetos que mais me fascinou neste filme, para além da temática em si, foi a transversal carga humana, pois todas as personagens apresentam «áreas de sombra», conferindo bastante credibilidade ao enredo. Às ações. E aos diálogos. Num clima de hostilidade notório, compreendemos que todos, sem exceção, partilham um objetivo comum: atribuir sentido à sua vida.

Três Cartazes à Beira da Estrada foca-se nas consequências de um crime horrendo, mas também nas ligações interpessoais - e no quanto nos desarrumam por dentro. Assistindo a uma mudança, há uma paz de espírito que renasce. E, afinal, talvez existam histórias que não precisem de um fim fechado para que o ceticismo dê lugar à compaixão.

Comentários

  1. Um filme muito interessante que eu também quero ver.
    Um abraço e continuação de uma boa semana.

    Andarilhar
    Dedais de Francisco e Idalisa
    O prazer dos livros

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Recomendo, Francisco, vale bem a pena!
      Obrigada e igualmente*

      Eliminar
  2. Three Billboards Outside Ebbing, Missouri (Três Cartazes à Beira da Estrada) é um dos filmes que tenciono ver no sofá, durante o período de recolhimento. Sou uma grande admiradora de Frances McDormand,

    ResponderEliminar
  3. Bom dia:- Um filme que, decerto, prende que o vê, ao sofá. Vou tentar ver.
    .
    Tenha um dia feliz

    ResponderEliminar
  4. Já disse que adorei este filme? E fiquei a pensar na continuação dele... :) Ainda bem que gostaste ;)
    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  5. Thanks for share it with us!
    HAPPY WEDNESDAY
    xoxo
    http://stylishpatterns.blogspot.com

    ResponderEliminar
  6. Já ouvi falar muito bem deste filme, mas ainda não o vi. Fiquei curiosa para ver.

    Beijinho grande! :*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quando tiveres oportunidade, lê, minha querida. É incrível!

      Eliminar
  7. Tenho que ver o filme :)

    https://blogda-joana.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  8. Este filme é mesmo incrível, acho que está mesmo muito bem construído e era o meu favorito na altura dos Óscares :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não nos deixa sossegados um segundo. É mesmo extraordinário *-*

      Eliminar
  9. Confesso que ainda não conhecia, mas vou ver se assisto
    Beijinhos
    Novo post
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  10. Parece ser uma história de nos colar à tv, tenho de ver.
    Beijinhos
    http://virginiaferreira91.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  11. Já vi o filme e até gostei, mas é de longe um dos meus favoritos.

    ResponderEliminar
  12. Muito bom, o filme.
    E o Oscar muitíssimo bem entregue a Frances McDormand.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fiquei sem palavras! Sim, acredito que sim, porque teve uma interpretação soberba *-*

      Eliminar
  13. Sempre quis ver esse filme, mas como tu sempre fui adiando porque prefiro séries. Mas depois desta publicação vou ver se o vejo no fim de semana com o meu namorado!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também sou mais de séries :) se tiveres oportunidade, recomendo imenso!

      Eliminar
  14. Esses filmes que passam nas televisões. Só muitos anos depois de terem sido exibidos nas salas dos cinemas. Os filmes que ainda não chegaram às televisões. Deviam autorizar que os canais das televisões os exibissem. Nesta altura que a maioria das pessoas se deve manter em casa. Para sua proteção e proteção daqueles que trabalham para o bem comum de todos!

    Tenha uma boa noite Andreia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Seria uma boa aposta, sem dúvida! E acho que acabaria por aproximar ainda mais as pessoas da sétima arte. Apesar disso, há bons filmes a passar na televisão

      Obrigada e igualmente :)

      Eliminar
  15. Fiquei com muita vontade, deu em que canal?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este, por acaso, acho que deu na Fox Movies, mas não sei se ainda está disponível. Pelo que vi no site, será novamente transmitido em abril

      Eliminar

Enviar um comentário