MARATONA TBC

Fotografia da minha autoria


«Aproveita o isolamento social para pôr a leitura em dia»


O The Bibliophile Club é um dos clubes de leitura com o qual me comprometi, não só por fomentar a nossa paixão pela arte magnífica que é a literatura, mas também pela dinâmica do conceito, uma vez que se divide por temas - permitindo-nos exercer a nossa singularidade nas participações - e não por livros. Além disso, foi criado por pessoas que sentem as palavras com amor, partilhando este dialeto especial.

A Sofia Costa Lima [A Sofia World] e a Carolayne Ramos [Imperium Blog] já há algum tempo que pretendiam preparar uma maratona literária, contudo, a altura nunca se revelava indicada. Mas este período conturbado, que requer bastante proteção e prevenção, acabou por ser o impulso certo para a iniciativa. Assim, de 16 a 20 de março, desafiaram-nos a abraçar os livros - físicos e/ou digitais -, abrindo a porta a novas histórias, contextos e personagens, na companhia de autores familiares ou desconhecidos. Porque, apesar do processo de seleção e execução, o importante era mesmo dedicarmo-nos à leitura.

Era possível resgatar temas anteriores - nos quais não tivéssemos participado ou que quiséssemos repetir -, mas eu optei por continuar a explorar o de março: livros infantis/infanto-juvenis. Porque é um género a transbordar de potencial. Depois de Onde Vivem os Monstros, de Maurice Sendak, parti à descoberta de seis novos títulos. E usufruí de um dia extra. Porque há sempre espaço para aventuras fantásticas.


📖 A Minha Maratona

Monstros Fantásticos e Onde Encontrá-los // J. K. Rowling: O mundo de Harry Potter é verdadeiramente fascinante. E este exemplar permite-nos mergulhar em peripécias alucinantes, ficando a conhecer, em simultâneo, criaturas únicas, mágicas e desarmantes. Deste modo, a troca inocente de uma mala implicará uma série de contrariedades perigosas. O único senão é mesmo o formato não nos proporcionar o real contacto com uma das qualidades mais vincadas da autora: a sua atenção aos pormenores, que nos transportam para a magia do cenário descrito.
[Disponibilidade: Wook | Bertrand]

Monstros Fantásticos: Os Crimes de Grindelwald // J. K. Rowling: É o argumento original do filme e, por isso mesmo, há certas passagens que carecem de um detalhe mais aprofundando. Ainda assim, dos três que li [e mesmo não apreciando comparar obras], parece-me o mais coeso e estimulante. Socorrendo-me das palavras de David Yates, apresenta-nos personagens intemporais, cativantes e intrigantes, abrindo caminho num mundo, cada vez mais, complexo e arriscado. E não deixa de ser curioso compreender como a história tem traços cíclicos. E transversais à passagem do tempo e das várias gerações deste universo tão particular.
[Disponibilidade: Wook | Bertrand]

O Castelo dos Livros // Maria Teresa Maia Gonzalez: Uma narrativa terna, sobre o poder da literatura, dos livros e da escrita. Numa realidade imensa e tão heterogénea, é uma arte que nos salva, tendo em conta que nos possibilita descomprimir o peito de situações menos favoráveis. Ou, então, viajar sem sair do lugar. Além disso, a leitura permite-nos estabelecer pontes e criar laços com outras pessoas. Só gostaria que determinadas partes fossem mais desenvolvidas. Apesar disso, a escrita é maravilhosa. E a premissa enche-nos o coração.
[Disponibilidade: Wook | Bertrand]

Aladdin // Walt Disney: Um dos livros que me acompanha desde a infância, o que é comprovado por algumas marcas de desgaste na capa. Esta história, para além de nos estimular a imaginação e a vontade de encontrar o Génio da Lâmpada, faz-nos refletir no quanto a nossa ambição nos pode cegar. Na sua maneira descomplicada, mostra-nos, ainda, a distinção entre o bem e o mal, levando-nos a perceber que tudo termina bem quando estamos rodeados de pessoas de bom caráter.
[Disponibilidade: Wook | Bertrand]

O Diário da Princesa // Meg Cabot: Este manuscrito habita na minha estante desde 2002, mas nunca o tinha lido. E demorei demasiado tempo a associá-lo ao filme homónimo. Apesar de ser bastante juvenil, tem um tom cómico, que torna a leitura leve. Contudo, há dramas, frustrações e sentimentos desalinhados, próprios de quem está em crescimento. Mas tudo isso agrava quando a vida como a conhecemos não corresponde à nossa condição. Tenho que confessar que, por incrível que pareça, o meu coração prefere a adaptação cinematográfica. No entanto, estou tentada a adquirir os volumes seguintes, só para continuar a acompanhar a genuína, impopular e carismática Mia Thermopolis.
[Disponibilidade: Wook [ebook em português do Brasil] | 
Bertrand [ebook em português do Brasil]

Harry Potter e a Pedra Filosofal - Edição Ilustrada // J. K. Rowling: A história dispensa apresentações, mas as ilustrações de Jim Kay elevam toda a nossa experiência de leitura, porque nos permitem absorver cada traço deste mundo mágico, tão característico de Harry Potter. Além do mais, acredito que corresponda, fielmente, à imagem daqueles que leram o primeiro volume na infância, imaginando o desenrolar de cada sequência, muito antes de surgirem os filmes. A versão ilustrada da Pedra Filosofal é daquelas criações que agradará tanto a miúdos, como a graúdos, pois tem fragmentos únicos, que apelam a uma espécie de jogo simbólico dentro dos nossos pensamentos. E, claro, deixam-nos um pouco mais próximos da realidade representada.
[Disponibilidade: Wook | Bertrand]


Nota: O blogue é afiliado da Wook e da Bertrand. Ao adquirirem o[s] artigo[s] através dos links disponibilizados estão a contribuir para o seu crescimento literário - e não só. Obrigada ♥


Participaram nesta maratona?

Comentários

  1. Confesso que ainda não aderi ao The BIbliophile Club, irei fazê-lo para o ano. Porém, ando com vontade de ler os livros do Harry Potter já olhei para eles mais que uma vez. Está na lista =).

    Beijinho grande!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sou suspeita, porque adoro o conceito, mas é uma experiência que vale a pena. Não só pelo facto de ser por temas, mas também por te dar liberdade de participares todos os meses ou só quando te fizer mais sentido :)
      Lê, vais adorar!

      Eliminar
  2. Interessante estas maratonas literárias. Eu tenho feito a minha maratona e já li uns quantos livros que tinha em atraso.
    Um abraço e boa semana.

    Andarilhar
    Dedais de Francisco e Idalisa
    O prazer dos livros

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nunca tinha participado numa, até porque não sou a maior adepta de cronometrar leituras, digamos assim. No entanto, tento em conta que foi uma iniciativa com mais liberdade, resolvi arriscar :)
      Isso é ótimo!

      Obrigada e igualmente, Francisco

      Eliminar
  3. Bom dia:- Já li muito na vida. Agora não tanto. Não ligo a filmes. Gosto de documentários tipo Odisseya, Discovery. Leio jornais desportivos- agora com menos interesse,

    Admiro essas maratonas de leitura.
    .
    Votos de uma semana feliz

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As nossas prioridades vão-se moldando às nossas necessidades :)

      Obrigada e igualmente, Ricardo!

      Eliminar
  4. Não conhecia, mas achei um belo desafio! :)

    www.amarcadamarta.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi muito enriquecedor, até porque pude descobrir histórias distintas :)

      Eliminar
  5. Adorei este desafio :) Por aqui aproveitamos o isolamento social em leituras com o pequenote :) E actividades, muitas actividades com ele :) O mundo gira em torno dele :)
    Beijinhos*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que bela maneira de o aproveitarem, sem qualquer dúvida :)

      Eliminar
  6. Eu tenho aproveitado para fazer limpezas!
    Isabel Sá  
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
  7. Oi... Não participei em nenhum desses desafios.
    Confesso que apesar de estar em casa, não tenho tido muita oportunidade para ler.
    Força para este desafio...

    Bom dia!
    Cá por casa já nos deixamos de ver os canais de noticias a toda a hora... Só na hora de almoço se der e na hora do jantar!
    Temos mesmo que ter outros focos... Miúdos,teletrabalho, lida da casa,entre outros...
    A Tv aqui em casa, liga-se para os miúdos verem as séries que gostam de vez em quando, filmes, ouvir música...
    Tem de ser, se não damos em loucos!!

    Beijos e abraços.
    Sandra C.
    bluestrass.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estar em casa não é, forçosamente, indicativo de que temos mais tempo para nos dedicarmos aos nossos hobbies, ainda que esse fosse o cenário ideal.

      Também tenho procurado abstrair-me mais dos canais de notícias, caso contrário, lá se ia a minha sanidade mental. É importante mantermo-nos atualizados, sobretudo, nesta altura, mas também é necessário filtrar

      Beijinhos e boa semana

      Eliminar
  8. Maratonas de corridas sim‼️
    Maratonas de leituras não‼️

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cada um com as suas :D
      Eu dispenso as maratonas de corrida ahahah

      Eliminar
  9. Poxa, nesses dias de quarentena eu planejei fazer tantas coisas, mas juro, não tenho tido tempo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acredito, Ana. Mesmo em casa, há sempre imensa coisa para fazer e nem sempre é fácil acrescentarmos um hobbie na rotina

      Eliminar
  10. Realmente é um desafio bastante bom para fazer, agora que temos mais tempo
    Beijinhos
    Novo post
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  11. Grande maratona.
    Poder viajar no conforto do nosso sofá, muito bom.

    ResponderEliminar
  12. Acho que o isolamento é necessário e deve ser cumprido à risca, para bem de todos e sem protestos, porque sempre e sempre em primeiro lugar está a saúde em defesa da vida. Há sempre como passar o tempo sem quase dar conta que mais o dia se passou. Ver televisão e ler livros é bom remédio!

    Tenha uma boa noite Andreia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro que sim. E quanto mais depressa as pessoas compreenderem isso, melhor. Bem sei que custa, mas é por um bem maior.
      Só precisamos de ser mais organizados :)

      Obrigada e igualmente

      Eliminar
  13. Nunca li mais nenhum livro da autora do Harry Potter. Que tal, vale a pena?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nada têm que ver com os sete primeiros volumes da saga. E, por serem guiões, acabamos por perder a essência tão característica de J. K. Rowling. Ainda assim, não desgostei. Acho que também nos permitem descobrir uma nova abordagem :)

      Eliminar
  14. Ainda não li nenhum, mas tenho muito interesse no Aladdin. Especialmente, porque fiquei fanática desde que foi lançado o último filme. Ainda não me aventurei nesses clubes de leitura mas espero um dia fazê-lo. 🤞🏼

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É uma bela maneira de recuarmos à infância :) tenho que ver o filme!
      Valem bem a pena, até porque têm uma dinâmica com maior liberdade

      Eliminar
  15. Agora que li o primeiro do Harry Potter devo dizer que estou a ficar com um pouquito de curiosidade para ler os próximos xD
    R: Acho que vais adorar a Rede de alice

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Compreendo! A história torna-se viciante *-*

      Pela tua análise, também acredito que sim

      Eliminar

Enviar um comentário