STORYTELLER DICE 2.0

Fotografia da minha autoria


«Todo o mundo tem um mundo de histórias 
bem bonitas para contar»


A capacidade de contar histórias fascina-me. Pela envolvência. Pela cadência. E por nos transportar para realidades alternativas, que tanto nos podem inquietar, como nos podem sossegar. No entanto, independentemente do trilho que o enredo prossiga - ou persiga -, há um traço de imaginação que floresce, concedendo-nos a possibilidade de criar. De sentir. De planar fora da caixa. E acho mesmo gratificante quando escutamos os contos que se tecem por mãos alheias. Por isso, há um ano, abri a gaveta de um projeto autónomo de escrita, com espaço suficiente para acolher todos aqueles que também o quisessem abraçar.

O Storyteller Dice nasceu sereno, ponderado e com naturalidade, quando descobri um conjunto de dados maravilhosos, na Flying Tiger. Antes disso, confesso, este conceito era um perfeito desconhecido. Porém, conquistou-me de imediato. Porque, para além de me desafiar em todo o meu processo criativo, permitiu-me acompanhar outras perspetivas e outros estilos de escrita. No mesmo compasso, tornou-se estimulante comprovar o quanto um tema comum é interpretado de maneiras tão distintas, trabalhando a nossa singularidade. Assim, mensalmente, lancei um dado. Partilhei a imagem com quem quis entrar nesta aventura imprevisível. E vi muita inspiração a ser publicada. Hoje, podemos não ser muitos a dar corpo a esta iniciativa - que já não é apenas minha -, mas guardo cada texto com o maior carinho. E, sempre que revisito o arquivo, sinto uma onda de energia, amor e de talento indescritível.

Os princípios basilares do projeto não sofrerão qualquer mudança, mas senti que era o momento certo para elevar a fasquia - e a dificuldade. Portanto, passarão a ser lançados dois dados, o que conferirá uma dinâmica maior a cada participação. Sem regras de maior e inflexivéis, o objetivo continua a ser contar uma história que inclua todos os desenhos que nos calharem em sorte. E relembro que o poderão fazer em prosa ou em poesia, contando um episódio real ou ficcional. Têm total liberdade nesse sentido, bem como para decidir se pretendem participar todos os meses ou só em alguns. Seja qual for o compromisso, acreditem, serão sempre bem-vindos. Não só por ter toda a confiança neste segmento, mas também por apreciar - e muito - estar rodeada de criadores que tratam as palavras como uma extensão da sua identidade.

Tal como mencionei na apresentação do Storyteller Dice, creio que somos todos feitos de histórias. Caso queiram juntar-se a mim, enviem-me um e-mail para asgavetasdaminhacasaencantada@hotmail.com. Terei todo o gosto em receber-vos. Acompanham-me nesta versão 2.0?

Comentários

  1. Respostas
    1. É um projeto que já me acompanha há um ano. Tenho-me divertido muito a partilhar aqui as histórias para cada tema 😊

      Eliminar
  2. Adoro esta inspiração tão boa :) Claro que estou contigo para cobrar mais histórias bonitas :) Vamos a isso ;)
    Beijinhos*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada por, um ano depois, continuares desse lado, minha querida. Significa muito 💛

      Eliminar
  3. Estou tentada a participar, pela dose de imaginação que oferece =)

    Beijinho grande e boa semana!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Terei o maior gosto em ter-te neste projeto, minha querida 💛

      Eliminar
  4. Considero ser um projecto muito interessante. Infelizmente, não tenho tempo para participar. Ficarei atento ao desenvolver dos temas e das estórias apresentadas.
    .
    Cumprimentos poéticos.

    ResponderEliminar
  5. Muito interessante!

    https://checkinonline.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  6. Adorei esse novo projecto, confesso que na nossa vida há sempre algo para contar
    Beijinhos
    Novo post
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Senti que estava na hora de dar uma nova abordagem ao projeto 😊
      Muito obrigada!

      Eliminar
  7. Mal posso esperar para acompanhar o desenrolar desse desafio!

    Bjxxx
    Ontem é só Memória | Facebook | Instagram | Youtube

    ResponderEliminar
  8. Respostas
    1. É um projeto que me tem dado imenso gozo. E acho que já estava na hora de lhe acrescentar outra dinâmica :)
      Obrigada!

      Eliminar
  9. Não tinha visto a primeira publicação sobre o projeto, mas irei ponderar. Acho super interessante! E os textos/poemas que tive o prazer de ler, foram incríveis! Há que dar voz às nossas histórias, fazê-las sair do cofre e isto é uma boa maneira de fazer isso acontecer.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada *-* se tiveres interesse, terei todo o gosto em receber-te neste projeto.
      Agradeço, de coração, por esse retorno tão positivo!

      Eliminar
  10. Os desafios seja na escrita ou seja noutra, qualquer, modalidade. Penso que são sempre importantes. No entanto, elogio a iniciativa. Mas de momento não me sinto preparado para, poder, participar!

    Sabendo que a Andreia é adepta do FCP, desde já lhe dão os parabéns por ter alcançado o primeiro lugar no campeonato.

    Tenha também uma boa noite e bons sonhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É sempre uma bela maneira de irmos estimulando a nossa criatividade, de crescermos neste processo de escrita e de nos aventurarmos em novos registos :)
      Sinta-se à vontade para participar quando quiser ou, então, para ir acompanhando.

      Muito obrigada, Edumanes!

      Continuação de boa noite

      Eliminar
  11. Super interessante! Se escrevesses aqui mini histórias com esses temas dos dados até os vinha com certeza ler. E se lançares dois em vez de 1 só? Imagina! Muito criativo mesmo! =O

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O objetivo deste projeto, como expliquei no texto, é exatamente esse :)

      Eliminar
  12. Adoro este projecto, mas tenho falhado com a minha participação, a ver se este mês concretizo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vais sempre a tempo! Tenho o maior gosto em ter-te no projeto 😊

      Eliminar
  13. Este projeto é incrível e acho que só fazes bem em arriscar mais e mais, tenho a certeza que darás conta do recado e nascerão grandes histórias, terei todo o gosto em lê-las todaaaas <3

    ResponderEliminar

Enviar um comentário