UM SEMESTRE DE LEITURAS

Fotografia da minha autoria


«Ler é crescer em silêncio»


A realidade que me ampara pode ser um caos. No entanto, se tiver um livro por perto, o meu peito desacelera. E como sou amante do silêncio, prefiro quando me refugio numa história, sem saber para onde vou, mas sabendo que chegarei a algum lugar; a algum estado de alma. No meio desta pandemia que nos virou a todos do avesso, a literatura foi uma das minhas âncoras, permitindo-me conquistar metas especiais.

Tenho de admitir que um dos meus objetivos era ser capaz de manter as publicações do Entrelinhas sintonizadas com o término da minha leitura atual. Porém, ainda estou a escrever sobre obras que li em junho... de 2019. É perfeitamente válido e não faço disso um drama, mas a verdade é que ambicionava uma partilha mais imediata, até para não perder sensações e detalhes. Portanto, há algum tempo que procurava uma maneira de retratar o ponto da situação, sem ter de esperar pelo texto final do Reading Challenge. Embora o vá conseguindo através da rubrica Moleskine, com o que aconteceu de melhor em cada mês, queria uma gaveta que me possibilitasse a compilação das leituras realizadas.

Inspirada pela Sofia - A Sofia World -, resolvi partilhar uma atualização sobre os livros que me acompanharam no primeiro semestre de 2020, compartimentando-os nos respetivos projetos/iniciativas.

 CLUBES DE LEITURA 

Participar em clubes de leitura, para além de tornar toda a experiência mais desafiante, deixa-me mais perto desse propósito de não demorar tanto tempo a publicar a minha opinião. E, este ano, renovei votos com Uma Dúzia de Livros e o The Bibliophile Club.

Uma Dúzia de Livros
A Rita da Nova partilha sempre a lista completa dos temas para cada mês. O que me ajuda a destinar logo as obras para os respetivos desafios - mas não significa que não mudem. E, até ao momento, li:
- A Sombra do Vento, Carlos Ruiz Zafón;
- O Cemitério de Raparigas, Miguel Esteves Cardoso;
- Sonhos Proibidos, Lesley Pearse;
- O Meu Irmão, Afonso Reis Cabral;
- Estar Vivo Aleija, Ricardo Araújo Pereira;
- Mulherzinhas, Louisa May Alcott;
- Deixa-me Entrar na Tua Vida, Margarida Fonseca Santos [brevemente].

The Bibliophile Club
A dinâmica é, ligeiramente, diferente. Não só porque os temas eram lançados no início de cada mês, mas também pela possibilidade de serem acrescentadas perguntas mensais. Recentemente, a Sofia e a Lyne optaram por partilhar a lista de temas que faltavam até ao final do ano e, assim, há uma margem de manobra maior. Até ao momento, li:
- A História de Uma Serva, Margaret Atwood;
- Ao Teu Lado, Ana Ribeiro;
- Onde Vivem os Monstros, Maurice Sendak;
- Serei Sempre o Teu Abrigo, Valter Hugo Mãe;
- Às Cegas, Josh Malerman;
- Felizmente Há Luar!, Luís de Sttau Monteiro;
- Trilogia A Todos os Rapazes que Amei: A Todos os Rapazes que Amei, P.S. Ainda Te Amo & Agora e Para Sempre, Jenny Han [brevemente].

 DESAFIOS LITERÁRIOS 

Em simultâneo, e com o intuito de explorar novas abordagens literárias, aderi a três desafios - e estipulei alguns pessoais.

Ler é Conhecer [@olhaoqueeujali & @bookwanderlustt]
- A Amiga Genial, Elena Ferrante;
- Uma Lágrima na Face da Índia, Daniel Nunes de Sousa;
- Vozes de Chernobyl, Svetlana Alexievich [brevemente]

Ler é Respeitar a História [Leituras Descomplicadas]
- O Rouxinol, Kristin Hannah.

Embora não tenha dedicado publicações ao terceiro [o que ainda pode mudar], também aderi ao desafio da Sofia - #umportuguêspormês -, resgatando Felizmente Há Luar, A Mulher que Correu Atrás do Vento [João Tordo] e O Guarda da Praia [Maria Teresa Maia Gonzalez]. A título pessoal, em março, participei na Maratona TBC e só li autoras. Em maio, tentei que a maioria dos livros fosse de autores nacionais.

 COLABORAÇÕES 

É muito gratificante quando um autor nos contacta para lermos o seu exemplar e partilharmos o nosso parecer. E fico ainda mais sensibilizada por dar um pouco mais de visibilidade a quem está a começar e/ou procura consolidar o seu lugar. Neste departamento, tive a oportunidade de escrever sobre três livros muito interessantes.
- Alecrim, José Vieira;
- Azul Instantâneo, Pedro Vale;
- A Poesia que Sai Dentro de Mim, Cláudia Lopes.

 GOODREADS: READING CHALLENGE 

A minha meta estava marcada nos 55 livros e, para minha surpresa, consegui alcançá-la no mês passado. Em condições normais, não seria possível, mas a pandemia foi útil nesse sentido. A partir daqui, qualquer conquista é um bónus. Veremos qual será o balanço final.

 ENTRELINHAS 

É muito provável que não leiam, por aqui, uma crítica sobre as leituras seguintes num futuro tão próximo, até porque gosto de as escrever por ordem cronológica. No entanto, para além de todos os exemplares mencionados anteriormente, fui acompanhada por:
- O Macaco Bêbado foi à Ópera, Afonso Cruz;
- A Cinza do Tempo, Daniel Sampaio;
- Grande Hotel de Paris, Octávio M. Félix;
- O Último Paraíso, António Garrido;
- O Segredo de Chimneys, Agatha Christie;
- Harry Potter e a Criança Amaldiçoada, J. K. Rowling;
- 1Q84 volume 1, Haruki Murakami;
- Lá, Onde o Vento Chora, Delia Owens;
- A Desordem Natural das Coisas, Margarida Rebelo Pinto;
- Monstros Fantásticos e Onde Encontrá-los, J. K. Rowling;
- Monstros Fantásticos - Os Crimes de Grindelwald, J. K. Rowling;
- O Castelo dos Livros, Maria Teresa Maia Gonzalez;
- Aladdin, Disney;
- O Diário da Princesa, Meg Cabot;
- Harry Potter e a Pedra Filosofal - Edição Ilustrada, J.K. Rowling;
- Mais Negro, E. L. James;
- Explicações de Português Explicadas Outra Vez, MEC;
- O Avô Tem Uma Borracha na Cabeça, Rui Zink;
- A Noite em que o Verão Acabou, João Tordo;
- O Principezinho - O Grande Livro Pop-Up, Antoine de Saint-Exupéry;
- A Vida Invisível de Eurídice Gusmão, Martha Batalha;
- A Pequena Semente, Eric Carle;
- 1Q84 volume 2, Haruki Murakami;
- Memorial do Convento, José Saramago;
- O Retorno, Dulce Maria Cardoso;
- Onde Cantam os Grilos, Maria Isaac;
- Rodopio, Mário Zambujal;
- O Vermelho e o Verde, José Jorge Letria;
- O Bairro das Cruzes, Susana Amaro Velho;
- Máscaras do Destino, Florbela Espanca;
- A Máquina de Fazer Espanhóis, Valter Hugo Mãe;
- Memórias de um Gato Viajante, Hiro Arikawa;
- Sou Um Crime, Trevor Noah;
- O Jardim das Borboletas, Dot Hutchison;
- O Ano do Pensamento Mágico, Joan Didion [a ler].

 MELHORES DO ANO 

É cedo para validar, mas, atendendo às histórias lidas, tenho seis favoritos: A Sombra do Vento, 1Q84 volume 1, Lá, Onde o Vento Chora, A Noite em que o Verão Acabou, O Bairro das Cruzes e Sou Um Crime.

O primeiro semestre trouxe-me muitas leituras maravilhosas. E espero, de coração, que o segundo corresponda no mesmo nível. Independentemente da quantidade que ainda possa vir a acrescentar.

Comentários

  1. Tal como tu, só um livro no peito é que mo desacelera.
    Li alguns da lista, mas vou guardar o post para ler os restantes :).
    Beijinhos
    Blog: Life of Cherry

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É tão maravilha a calma que a literatura nos promove *-*
      Boas leituras, querida Cherry!

      Eliminar
  2. Respostas
    1. A história é genial *-*
      Obrigada e igualmente, Francisco!

      Eliminar
  3. Tenho saudades de ler assim 🧡 Faz tão bem, mas por enquanto vou lendo as histórias ao meu filhote, mesmo que ele peça para repetir as mesmas histórias todos os dias 🧡 Quero muito ler esse do VHM 🧡

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Leva-nos por uma viagem maravilhosa! E que bom que é ter esses momentos de leitura entre mãe e filho *-*
      Aconselho muito! Aliás, recomendo ambos os que aparecem na lista

      Eliminar
  4. Nestes primeiros seis meses também li muito bons livros, alguns deles em ebook que fui adquirindo na quarentena e que só agora vou partilhar no blogue. Da tua lista li apenas o primeiro do Harry Potter.

    Neste momento estou a ler o primeiro da autora Colleen Hoover.

    Beijinho grande!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que bom *-*
      Tenho mesmo que apostar em Colleen Hoover! A curiosidade só aumenta

      Eliminar
  5. .Desejando boas leituras
    .
    Tenha um dia feliz
    Saudação amiga

    ResponderEliminar
  6. É mesmo quando conseguimos ter leituras assim, mas acho que é para quem gosta mesmo de ler um bom livro
    Beijinhos
    Novo post
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  7. Que leituras boas! 😍
    Sabes que, tal como tu, também tento publicar sobre os livros em ordem cronológica. No início do ano escrevi sobre muitos livros do ano passado, que tinha em atraso, mas agora já está mais normalizado... porque tenho lido pouco.


    A Sofia World

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada! E obrigada pela inspiração *-*
      Quando lemos muito, acaba por ser difícil acompanhar o ritmo. Ainda para mais, sendo os nossos blogues mais generalistas e não escrevendo só sobre livros - mas acho que já estive mais longe, só para ver se isto normaliza ahahahah
      Há sempre um lado positivo :)

      Eliminar
  8. Até então só conto com 19 leituras concluídas, sendo que desafiei-me a ler 35 obras este ano. Espero mesmo conseguir ahah.
    Quantas obras!! Meu deus!! Entendo perfeitamente o porquê de não conseguires escrever/publicar a opinião quando acabas de ler. Tenho também imensa dificuldade em escrever assim que termino. Ainda não consegui escrever sobre o último livro que li e o que já escrevi apaguei. 🤷🏻‍♀️🤦🏻‍♀️ Espero em breve poder terminar A Sombra do Vento (que estou a adorar!!), A Minha Pequena Livraria e começar a ler com afinco o 1Q84 (vol. 1). Gostei imenso desta tua partilha. 😍

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E é um belo número na mesma :) claro que sim! Vais ver que consegues, ainda tens muito tempo
      Pois, acaba por ser um pouco difícil acompanhar o ritmo. Mas hei-de lá chegar ahahah
      Awww, que bom. Fico tão feliz por saber que estás a gostar d' A Sombra do Vento. É um livro mesmo especial *-* A Minha Pequena Livraria não conheço, mas vou já pesquisar. Estou a adorar 1Q84. Queria ver se este mês lia o volume 3
      Muito, muito obrigada, minha querida

      Eliminar
  9. Ler, sem dúvida alguma, desacelera e aquece o coração. Lestes bastante. Nunca participei em nenhum clube de leitura, mas era algo bom a fazer um dia destes. Tens ai várias obras que pretendo adquirir e ler no futuro.

    http://arrblogs.blogspot.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Da maneira como estes clubes estão estruturados, é mesmo uma ótima maneira de nos desafiarmos. Até porque, como funcionam por temas e não por livros específicos, conseguimos priorizar o nosso gosto.
      Abençoada leitura *-*

      Eliminar
  10. Não fico rendida às tuas leituras, Andreia, mas às tuas FOTOGRFIAS, que são simplesmente maravilhosas.

    ResponderEliminar
  11. Um fartote de livros, para uma leitura prolongada. Mais feliz se sentirá. Quem gosta do que faz!

    Tenha uma boa noite de bons sonhos Andreia.

    ResponderEliminar
  12. Gostei de ler o livro A Sombra Do Vento
    Continuação de boas leituras.
    Bj

    ResponderEliminar
  13. Ah, afinal não sou a única a escrever sobre obras que li há já algum tempo considerável :P e também gostava de conseguir fazê-lo num imediato exactamente pelo que referes... para não perder detalhes e sensações que com o tempo inevitavelmente vão desvanecendo :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não, não te sintas só, eu sou igual :p ahahah
      Era o desejável, mas, quando lemos muito ou pretendemos focar-nos noutro conteúdo, acaba por não ser possível

      Eliminar
  14. Nem me pronuncio :$ tenho a desculpa do encerramento das bibliotecas, mas não é só isso. devia voltar à leitura :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Podes sempre reler os que tens ;)
      Acho que é um excelente compromisso, sabe pela vida!

      Eliminar

Enviar um comentário