DOCE OU SALGADO //
CAFÉ DALGONA

Fotografia da minha autoria


«Cozinhar é como tecer um delicado manto»


A minha alma é feita de chá. Mas há outra bebida que ocupa um lugar de destaque: o café. Aliás, sou apaixonada pelo seu sabor em rebuçados, gelados e doces no geral. Portanto, estou sempre recetiva a receitas que o incluam, porque é quase uma aposta ganha. E há algum tempo que pretendia experimentar uma sugestão que invadiu as redes sociais.

O Café Dalgona é uma especialidade sul coreana, que rapidamente conquistou o mundo. Não só pelo seu ingrediente principal, mas também por ser simples de confecionar e por ficar com um aspeto delicioso. Além disso, o contraste de texturas é bastante interessante, quando o provamos. Embora, para mim, seja um pouco doce - pois não estou habituada a beber café com açúcar -, é uma receita para repetir, sobretudo, por ser uma opção fresca e agradável. O segredo centra-se mesmo no bater do preparado, porque o objetivo é sermos capazes de obter um creme cor de caramelo - que é o que lhe atribui este nome.

Quando encontrei a partilha de @umperdidonacozinha, percebi que não podia adiar mais a sua recriação. E deixei-me convencer por este refresco [aqui], que pode ser uma bela companhia no nosso quotidiano.


 🍴 CAFÉ DALGONA 


Ingredientes:
- 2 colheres de sopa de café instantâneo;
- 2 colheres de sopa de açúcar;
- 2 colheres de sopa de água quente;
- Gelo;
- Leite fresco.

Modo de Preparação:
- Num recipiente, colocar o café e o açúcar, misturando-os;
- Adicionar a água quente e envolver;
- Com a ajuda de uma batedeira, misturar o preparado durante, aproximadamente, 5 minutos, até formar um creme fofo;
- Num copo, colocar gelo a gosto e leite fresco;
- Por fim, acrescentar o creme.

Notas:
- Na minha primeira tentativa, usei a varinha mágica. Na segunda, já recorri à batedeira e faz mesmo a diferença. Por isso, tendo, utilizem sempre a segunda opção, para ficarem com a consistência no ponto;
- Podem fazer com leite vegetal.

Comentários

  1. Comecei a beber café há uns 4 ou 5 anos, pelos benefícios para a saúde. Actualmente bebo dois porque entretanto diagnosticaram-me uma enxaqueca. Adoro aqueles rebuçados que dão nos restaurantes com sabor a café, são tão bons *.*. Também sou fã de gelado de café. Fiquei mesmo curiosa com essa receita, tenho que experimentar.

    Beijinho grande!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Curiosamente, só passei a beber café na faculdade, mas, até lá, perdia-me em tudo o resto que tivesse o seu sabor. Sim, são mesmo deliciosos *-*
      Se experimentares, diz-me o que achaste

      Eliminar
  2. Bom dia!! Não sou também fã de café com açúcar, para parece-me muito bem!!!
    Não sou fã de doces , mas gosto de rebuçados de café!!

    Beijos e abraços.
    Sandra C.
    bluestrass.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quando comecei a beber café, punha só um bocadinho, mas rapidamente deixei de o fazer, porque sinto que fica mais enjoativo. Então, nunca ponho açúcar e, por isso, senti diferença nesta receita :)
      São tão bons!

      Eliminar
  3. Adoro! Tenho de experimentar 🧡 tenho uma daquelas mini batedeiras do Ikea, acho que vai dar jeito ☕️☕️☕️ Adoro café 🥰

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que sim :) quando experimentares, diz-me o que achaste

      Eliminar
  4. Bom dia:- Adoro café bebível, bem como, todo e qualquer doce feito à base de café. Caramelos de café, hhhuuuummmmmmm
    .
    Abraço poético

    ResponderEliminar
  5. Eu também adoro tudo o que tenha sabor a café. Os sul coreanos também já dão cartas no café? Estou surpreendida 😘
    Xoxo

    marisasclosetblog.com

    ResponderEliminar
  6. Oh que adorei bastante essa tua receita, parece ser bastante bom mesmo
    Beijinhos
    Novo post
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  7. Parece-me muito bem! :)
    beijinhos

    www.amarcadamarta.pt

    ResponderEliminar
  8. Beber o café sem açúcar é uma questão de hábito. Quem quiser sentir o verdadeiro sabor do café, deve bebê-lo sem açúcar.

    Tenha uma boa noite Andreia.

    ResponderEliminar
  9. Respostas
    1. Até começar a ver o instagram invadido por esta bebida, também não fazia ideia da sua existência. Mas já me conquistou ahahah

      Eliminar
  10. não gosto de café. não bebo, só muito raramente :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não sabes o que perdes :p estou a brincar, até porque só comecei a beber café já na faculdade. Mas, por acaso, sempre gostei do sabor em rebuçados/gelados/doces

      Eliminar
  11. Já anotei a receita, também sou mega fã de rebuçados de café!
    Rêtro Vintage Maggie | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se experimentares, diz-me o que achaste :) são uma delícia!

      Eliminar
  12. Eu não gosto de chá nem de café!

    Isabel Sá  
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A maioria das pessoas com quem convivo também não é grande apreciadora de chá, principalmente

      Eliminar
  13. Eu não bebo café, pois deixa-me extremamente alterada. Adoro o sabor, o cheiro... Mas se bebo, passo a noite sem dormir a durmo mal.
    Fiquei tentada a experimentar esta receita. Como leva o leite deve atenuar a quantidade de cafeína :).
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Assim, não vale a pena arriscar. Por acaso, beber café não me faz qualquer diferença.
      Sim, acaba por cortar um pouco :)
      Se experimentares, depois diz-me o que achaste

      Eliminar
    2. Pois... Para muitas pessoas não faz diferença! Infelizmente, eu não faço parte desse grupo.
      Depois eu digo ;).

      Eliminar

Enviar um comentário