DOCE OU SALGADO //
MOUSSE DE CHOCOLATE

Fotografia da minha autoria


«Cozinhar é como tecer um delicado manto»


A minha relação com a cozinha é instável - o que não representa um segredo profundo. Porém, tenho um certo fascínio por experimentar receitas doces, sobretudo, quando aparentam ser deliciosas e sem passos complexos que nos façam repensar a nossa vontade de confecionar aquele prato em específico. Portanto, priorizando esta preferência, reproduzi uma das minhas sobremesas favoritas, mas com uma variante.

O Chef José Avillez criou uma combinação improvável, preparando uma Mousse de Chocolate de abacate, banana e framboesas. E eu cruzei-me com a receita no instagram da Bertrand Livreiros, no dia do meu aniversário. Perante esta coincidência tão boa, decidi guardá-la, para a preparar quando nos apetecesse algo guloso. Fi-la, pela primeira vez, em Maio e conquistou-nos de imediato. Confesso que estava um pouco receosa - embora adore todos os ingredientes -, mas percebi que não havia qualquer motivo para tal, atendendo a que fica mesmo deliciosa. A prova mais concreta disso é que tive pedidos para repetir. E um deles partiu da minha mãe, que não gosta de mousse. Sinto, então, que é seguro afirmar que a sobremesa foi um sucesso.

Da última vez que a fiz, optei por acrescentar outra alternativa: um pouco de bolacha torrada. O contraste das texturas é espetacular. Para além do sabor, naturalmente, a melhor parte é que não deixa de ser uma receita versátil. Convido-vos a experimentar. E a serem surpreendidos.


 🍴 MOUSSE DE ABACATE, BANANA E FRAMBOESAS 


Ingredientes:
- 400g de abacate maduro [sem pele, nem caroço];
- 340g de bananas bem maduras [e sem casca];
- 150g de leite de coco;
- 120g de chocolate em pó;
- Chocolate negro q.b.;
- Framboesas q.b.

Modo de Preparação:
- Cortar o abacate e a banana em pedaços;
- Acrescentar o chocolate em pó e o leite de coco;
- Triturar num copo misturador até obter um creme homogéneo;
- Colocar a Mousse em taças pequenas, levando-as ao frigorífico;
- Finalizar com raspas de chocolate negro e acrescentar framboesas.

Notas:
- É mesmo importante que o abacate, principalmente, esteja bem maduro. Caso contrário, a vossa sobremesa ficará um com travo amargo;
- Como não tenho copo misturador, recorri à minha varinha mágica;
- Quanto mais fresca estiver, melhor;
- Como podem ver, é bastante possível adaptarem os acompanhamentos finais às vossas preferências. Uma vez que não tinha framboesas, coloquei kiwi, mas também já servi com amoras e com banana;
- Eu utilizo chocolate em pó 100% cacau, mas podem escolher outro.


Já experimentaram?

Comentários

  1. Eu também não gosto de mousse.

    Isabel Sá  
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
  2. Parece ser uma receita deliciosa, nunca tinha experimentado. Obrigada pela partilha.

    Beijinho grande!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estava um bocadinho receosa de não gostar, mas conquistou-me por completo :)

      Eliminar
  3. Não a vou ler já, já, mas vou guardá-la nos Favoritos para mais tarde porque estou a babar-me a olhar para a fotografia <3

    ResponderEliminar
  4. Aspecto delicioso
    .
    Sexta-feira feliz
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  5. Hmmm :) adoro, que delicia :)
    Ja fiz muitas vezes para o Louis quando ele era bebe mas em vez de cacau em po, colocava alfarroba :) Mesmo bom :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tenho que experimentar fazer com alfarroba, para a próxima :)
      Obrigada pela dica, minha querida

      Eliminar
  6. Oh que deve ser bastante bom mesmo, nunca fiz nada assim
    Beijinhos
    Novo post
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  7. Imagino que seja uma delícia a avaliar pelos ingredientes, mas eu sou intolerante à maioria deles!!
    xoxo

    marisasclosetblog.com

    ResponderEliminar
  8. Eu que nunca gosto de nada, apetece-me agora a MOUSSE DE CHOCOLATE.
    Talvez, experimente a receita, embora eu seja uma azelha na cozinha.
    Bom apetite!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já provoquei estragos ahahah
      Se eu consigo, tu também consegues :D

      Eliminar
  9. Uau! Combinação bem interessante.

    Bom fim de semana!

    OBS.: O JOVEM JORNALISTA está em quarentena de 22 de julho à 31 de agosto, mas comentarei nos blogs amigos nesse período.

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderEliminar
  10. Eu por acaso costumo fazer mousse de abacate banana e chocolate desde que deixei de comer açúcares (tipo aquelas coisas boas das pastelarias e mousses de chocolate a sério). E adoro. E como sou viciada em framboesas, vou ter de experimentar esta versão! ;)Obrigada por partilhares. Bom Domingo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Confesso que nunca tinha experimentado, mas conquistou-me :)
      Acho que vais gostar, então! Se fizeres, diz-me o que achaste

      Eliminar

Enviar um comentário