TBC // PÁGINAS COM SABOR

Fotografia da minha autoria


«Que prato escolhias para acompanhar o livro?»


A Sofia [A Sofia World] e a Carolayne [Imperium Blog] criaram o The Bibliophile Club, um dos clubes de leitura em que faço questão de participar. E o que o distingue não é apenas a dinâmica de leitura mensal, pois é selecionado um tema, em vez de um livro, mas também o facto de, sempre que possível, complementarem com uma pergunta, ajudando-nos a aprofundar a temática e a descobrir a obra com outra propriedade - ou, então, a estabelecer uma ponte com a realidade.

Para julho, desafiaram-nos a ler um livro relacionado com culinária e, além disso, questionaram-nos sobre os sabores que não nos passaram despercebidos aquando da leitura e sobre a receita que a poderia, eventualmente, acompanhar. Tendo em conta o exemplar - ou terão sido exemplares? - que escolhi, a verdade é que poderia confecionar vários pratos, sobretudo, na área das sobremesas. Ainda equacionei outra possibilidade, mas percebi que o meu coração me guiava para uma em particular, pois a própria insistência da protagonista tornou-a central. Portanto, pus a mão na massa e fiz bolachas de chocolate negro, que combinam bem com lanches e com literatura, harmonizando-os.

O ambiente literário, para mim, simboliza conforto. E nada melhor do que preparar uma comida que siga essa linha tão aconchegante.


🍴 BOLACHAS DE CHOCOLATE NEGRO


Ingredientes:
- 190g de farinha sem fermento;
- 180g de chocolate preto de culinária;
- 150g de açúcar;
- 65g de manteiga;
- 5g de fermento em pó;
- 5g de sal fino;
- 3 ovos.

Modo de Preparação:
- Colocar o chocolate e a manteiga em banho-maria, mexendo;
- Retirar o preparado do lume e deixar arrefecer;
- Num recipiente, juntar os ovos e o açúcar, envolvendo-os;
- Acrescentar o chocolate e a manteiga derretidos, mexendo;
- Juntar a farinha, o fermento e o sal, envolvendo tudo;
- Cobrir a massa e colocar no frigorífico durante, pelo menos, 4h;
- Aquecer o forno a 180ºC e forrar o tabuleiro com papel vegetal;
- Fazer bolas com a massa;
- Dispor no tabuleiro e pressionar com a mão;
- Levar ao forno durante 10 a 15 minutos, aproximadamente;
- Retirar, deixar arrefecer e servir.

Notas:
- Na receita original, acrescentam nozes e essência de baunilha;
- Deixem algum espaço entre as bolachas, porque elas crescem bastante.

Foi a minha primeira vez a fazer bolachas, mas acho que correu bem. E estas ficam deliciosas. No entanto, vou querer repetir para aprimorar.

Comentários

  1. Já comia umas bolachinhas dessas!

    Isabel Sá  
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
  2. Que bom aspecto, logo eu que sou perdida por chocolate *.*. Vou levar a receita.

    Beijinho grande!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como te entendo, minha querida! Se as fizeres, quero saber do feedback :D

      Eliminar
  3. Assim que vi a imagem que ilustra esta publicação soube que só podia vir coisa boa! Que bom aspecto! Já guardei para poder experimentar. 🤤


    A Sofia World

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo para adoçar o coração :D
      Quero veredicto depois ahahah

      Eliminar
  4. Hmmmm nhami 😋🥰 Nem de proposito, ainda ontem fizemos bolachas com pepitas de chocolate glúten free(pois eram as únicas que haviam no supermercado e o Louis mal esperou que arrefecessem hehe 😊😊😊 Vou guardar esta tua receita 😘🧡

    ResponderEliminar
  5. Bolachas com um aspecto delicioso. Apetitosas demais
    .
    Um dia feliz
    Abraço

    ResponderEliminar
  6. Nunca provei nada assim, mas deve ser bastante bom mesmo, quem sabe não faça
    Beijinhos
    Novo post
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  7. Que bom aspeto! Tenho que experimentar! :)

    www.amarcadamarta.pt

    ResponderEliminar
  8. Comecei a fazer bolachas o ano passado. Tenho seguido algumas receitas da Tri Mamy (procura no instagram) que tem receitas super apetitosas.
    Vou levar esta receita para depois experimentar.

    Fiquei curiosa sobre esse clube de leitura :).
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tenho que pesquisar. Obrigada pela sugestão :)
      Depois diz-me o que achaste.

      Participo desde o início e tem sido espetacular. Porque a dinâmica é mesmo envolvente e ajuda a que cada participante ajuste as leituras ao seu gosto

      Eliminar
  9. Que maldade mostrar as balachinhas deliciosas e não poder provar😫
    Beijinhos e bom apetite.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda por cima, já acabaram, nem posso enviar por correio :p

      Eliminar
  10. Fiquei a desejar essas bolachas 😍 estão com bom aspecto!

    ResponderEliminar
  11. Eu bem tinha dito que vinha à página ler a receita! Agora só falta experimentar! Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que bom! Muito obrigada *-* se experimentares, diz-me o que achaste

      Eliminar
  12. Mais uma receita maravilhosa que vai para os meus favoritos <3

    ResponderEliminar

Enviar um comentário