BULLET JOURNAL LITERÁRIO: EXPERIÊNCIA E PLANOS PARA 2021

Fotografia da minha autoria



Um livro, um refúgio


As minhas críticas literárias adquirem forma no papel. Primeiro, enquanto descubro a história, através de tópicos e pensamentos orientadores. E, depois, num texto que reúna essas observações de um modo harmonioso e coerente. Portanto, com o intuito de garantir que nenhuma obra cai no esquecimento, compilo tudo num caderno, que posso consultar a qualquer momento. E foi por essa razão que, durante este ano, me comprometi a criar o meu aguardado Bullet Journal Literário.


ORGANIZAÇÃO E EXPERIÊNCIA

📝 O meu objetivo era desenvolver algo descomplicado, que fomentasse o meu lado criativo, porém, sem retirar tempo de qualidade à leitura. Assim, optei por um design minimal e idêntico entre os seus conteúdos.

📝 Por uma questão de organização, criei uma folha de rosto [com o tema, os compartimentos e a meta do Reading Challenge] e um índice [apenas com a referência aos assuntos, mas sem uma ordem limitativa].

📝 Escolhi um Bullet Journal pontilhado - da Flying Tiger - e dividi-o em quatro partes: Uma Dúzia de Livros, The Bibliophile Club, Entrelinhas e Ler é Conhecer. A minha rubrica não necessitou de qualquer nota introdutória, no entanto, criei uma página inicial para os desafio/clube de leitura, enumerando os respetivos temas mensais.

No geral, a experiência foi bastante positiva e, por isso, quero fazê-la transitar para o ano que se avizinha. Contudo, refletindo sobre o plano inicial, senti falta de certos marcadores, que pretendo incluir.


PLANOS E MARCADORES

Atendendo ao que descrevi, quero continuar a privilegiar a simplicidade e a praticabilidade deste método. Em simultâneo, pretendo

Manter
✏ Índice livre;
✏ Segmento para o Uma Dúzia de Livros [espero que haja nova edição];
✏ Segmento para o Entrelinhas.

Acrescentar
✏ Livros na estante por ler [para gerir melhor esta informação];
✏ Livros para o Alma Lusitana;
✏ Leituras mensais [para ter uma ideia mais concreta do que li];
✏ Os livros lidos em 2021;
✏ Os favoritos do ano;
✏ 30 livros antes dos 30 [acho que faz todo o sentido];
✏ Citações marcantes [esta ainda estou a ponderar].


O BULLET JOURNAL

É importante, para mim, ter um caderno versátil e intuitivo, até porque, para além de fazer um registo global, aproveito o BuJo para apontar os pontos-chave de cada leitura. Neste sentido, investi num Caderno Inteligente, pois permite uma personalização completa do artigo, sendo possível retirar e/ou acrescentar páginas - e colocá-las noutro lugar, de acordo com as nossas necessidades. Considerando o meu propósito para o desafio, sinto que é mesmo a opção mais indicada.


Têm Bullet Jounal? Como o organizam?

Comentários

  1. Gostei mesmo muito do teu planeamento, inspirou-me pois esta vida de mãe deixa-me levar ao sabor da maré na questão das leituras 🧡

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quis começar com algo muito simples, até porque o meu jeito não é o mais evidente, e ir descobrindo outras possibilidades :)
      Acho que te darias bem com este método

      Eliminar
  2. Ainda não tenho, mas em breve gostava! :)

    www.amarcadamarta.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que é sempre uma excelente aposta, pois consegue adaptar às tuas necessidades :)

      Eliminar
  3. Tenho muita curiosidade com o Bullet Jornal, não tenho nenhum, mas tenho que arranjar.

    Beijinho grande!

    ResponderEliminar
  4. Comecei um há uns meses, mas para outras coisinhas. Para apontar as minhas leituras utilizo um caderno normal e dou uns toques meus 🥰

    ResponderEliminar
  5. Que isso é mesmo uma dica bastante boa para quem lé muitos livros
    Beijinhos
    Novo post
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  6. Já vi muita gente a falar e dizer que fazem BuJo, mas nunca tive vontade de criar um. Tenho uma agenda em papel (2021 será o terceiro ano) e tem-me dado imenso jeito para apontar as minhas coisas.

    Mas, hey, há BuJo's bem bonitos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu tinha vontade, achava era que não ia ter jeito. Na realidade, não tenho muito, mas fui percebendo que é possível criar um BuJo com uma vertente mais simples :p
      Não dispenso uma agenda e hei-de continuar a investir numa. Mas para anotar as leituras vou privilegiar este método

      Eliminar
  7. Pessoalmente adoro bullet journals, dão imenso jeito <3

    www.pimentamaisdoce.blogspot.com

    ResponderEliminar
  8. Espero que tidos os teus objetivos sejam cumpridos.

    ResponderEliminar
  9. Em tempos tive um onde anotava passagens de livros que me marcaram.
    Actualmente só faço anotações de viagens.
    Boa semana

    ResponderEliminar
  10. Também já ando a planear o próximo ano!
    Espero que corra tudo como pretendes!

    Bjxxx
    Ontem é só Memória | Facebook | Instagram | Youtube

    ResponderEliminar
  11. Não tenho nenhum, mas tenho ouvido falar muito disto ultimamente. Quando for à tiger vou ficar de olho eheh

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gostei imenso do modelo da foto, porque é simples, mas muito prático. E estava mesmo tentada a investir noutro, só que encontrei os cadernos inteligentes e quis arriscar :p

      Eliminar
  12. Também tenho um caderno onde aponto as leituras, os livros da estante e os livros para o desafio. Também vou fazendo alguns apontamentos ao longo das leituras em folhas de rascunho, mas acho a tua ideia muito boa.

    No próximo ano irei manter os registos em papel. Tal como escreveste, ajudam imenso na organização.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sinto que é um método muito prático, até porque nos permite ter sempre ali um registo do que sentimos ou ponderamos durante a leitura :)

      Eliminar
  13. Já tentei ter um Bullet Journal mas a meio, vi que não tinha jeitinho nenhum! Ando em busca de uma “agenda” onde possa anotar muitas das informações sobre leituras e sobre o blog, mas por enquanto, ainda não encontrei a ideal e a que tenha estes tópicos. 😕 Adorei a forma como delineaste o teu bullet journal.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O meu jeito também não é muito e, por isso, fui adiando a criação de um bullet journal. Mas, depois, comecei devagarinho, com um design muito simples, até porque quero algo prático e acho que esse é mesmo o ponto chave do bujo, pois permite-nos adequar as nossas necessidades :)
      Espero que encontres um que te satisfaça

      Eliminar

Enviar um comentário