ENTRELINHAS // AS MINHAS AVENTURAS NA REPÚBLICA PORTUGUESA

Fotografia da minha autoria



«Em Portugal sofre-se muito. Eu sofri muito»


A minha alma viaja pelo mundo através dos livros. Por isso, onde não consigo ir fisicamente, sou transportada por palavras com distintos tamanhos e experiências. Querendo percorrer o nosso país de Norte a Sul, aproveito a boleia de autores que o sabem descrever e sentir como nenhum outro, sendo notório que Miguel Esteves Cardoso é o pioneiro desta minha travessia sentimental, que me faz sentir sempre em casa.

«A manutenção do amor exige um cuidado maior. Qualquer palerma 
se apaixona, mas é preciso paciência para fazer perdurar uma paixão»

As Minhas Aventuras na República Portuguesa tem mais de 25 anos. No entanto, as crónicas aqui compiladas preservam um toque intemporal, continuando a fazer bastante sentido. Escritas para O Independente, evidenciam a «fase antropológica» do autor, retratando Portugal e os Portugueses enquanto observador e não tanto como parte integrante da sociedade, mas sem deixar de, hoje, se rever nessa análise. Apesar de ter vivido as circunstâncias descritas mais no papel, como o próprio menciona no Prefácio, há um vínculo que também as torna tão suas.

«Devíamos provocar a lembrança [...] Como é que 
eu torno as minhas saudades em lembranças?»

O estilo do MEC é inconfundível, atendendo a que interliga a irreverência e o sentimento; a ironia e o humor. E, neste livro, mantendo um olhar crítico, mas igualmente terno, proporciona-nos uma leitura descomplicada, sobre os mais variados temas, mas sempre com um toque visionário, que impulsiona a refletir sobre a nossa identidade.

«Nas artes e nos espectáculos (mas não na amizade e no amor), mais vale 
termos coisas boas à nossa frente do que termos simplesmente coisas nossas»


// Disponibilidade //
Wook: Livro | eBook
Bertrand: Livro | eBook

Nota: O blogue é afiliado da Wook e da Bertrand. Ao adquirirem o[s] artigo[s] através dos links disponibilizados estão a contribuir para o seu crescimento literário - e não só. Muito obrigada pelo apoio ♥

Comentários

  1. Gosto bastante do Miguel Esteves Cardoso, mas ainda não li essa obra!


    Bjxxx
    Ontem é só Memória | Facebook | Instagram | Youtube

    ResponderEliminar
  2. Já não leio MEC desde "Como é linda a puta da vida". Tenho que lhe dar outra oportunidade. Obrigada pela sugestão.

    Beijinho grande, minha querida!

    ResponderEliminar
  3. Vale sempre a pena ler o MEC.
    Mesmo que sejam textos antigos.
    Boa sugestão.
    Continuação de boa semana, querida amiga Andreia.
    Beijo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vale mesmo, Jaime! Assino por baixo :D

      Obrigada e igualmente*

      Eliminar
  4. Oww o livro parece ser muito bom! Obrigada pela partilha <3

    www.pimentamaisdoce.blogspot.com

    ResponderEliminar
  5. Ja disse que adoro MEC? <3 Este está na minha lista para ler :)

    ResponderEliminar
  6. Parece ser bastante interessante, ainda não conhecia esse livro
    Beijinhos
    Novo post
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  7. Não conhecia, mas parece-me ser bastante interessante :)

    ResponderEliminar
  8. não conhecia, mais parece ser uma ótima leitura. bjo

    segredosdamarii.blogspot.com

    ResponderEliminar
  9. Hello :)
    Nunca li nada do Miguel Esteves Cardoso e esta pareceu-me uma excelente opção. Mais excelente ainda por saber que tem ebook :)
    Beijinho

    ResponderEliminar
  10. Gosto de ler Miguel Esteves Cardoso, estou muito interessada nesse livro já está na lista, só depois de ler o Manuscrito de José Rodrigues dos Santos que comecei ontem aler, oferta de uma amiga.
    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A sua escrita é mesmo fascinante :)
      Ofertas assim enchem o coração. Boas leituras, querida Amélia!

      Eliminar

Enviar um comentário