2020 // 12 MESES, 12 PUBLICAÇÕES

Fotografia da minha autoria


«Escrever é expressar os seus sentimentos»


O blogue é o meu refúgio. É o meu porto seguro. É o impulso para desbloquear a criatividade. E, este ano, talvez mais do que em qualquer outro, foi o colo que me permitiu cuidar da minha sanidade, impedindo-me de sucumbir. Porque as palavras tornam livre a mente e equilibram o peso que, por vezes, se abate no coração. Por isso, em folhas pautadas ou lisas, a lápis ou a caneta azul, ofereci um par de asas à minha imaginação inquieta e deixei-me levar nesta onda de palavras e no conforto que é criar conteúdo para este lar virtual.

Acredito que, quem chega, percebe que As gavetas da minha casa encantada tem esse traço familiar, acabando por regressar - independentemente da frequência -, atendendo a que gosto de receber bem. E a melhor maneira de o fazer é partilhar publicações nas quais me reveja, porque nunca me fez sentido o lado ausente de uma produção em massa. Embora escreva num registo diário, o que me motiva é a temática e não a quantidade. E, enquanto sentir o entusiasmo deste desafio, continuarei a caminhar do lado certo da margem. Além disso, é através da escrita que estabeleço vínculos com outros leitores, ficando sempre sensibilizada com a generosidade presente na caixa de comentários. Defendo que a interação é uma parte imprescindível nesta plataforma e, portanto, invisto tempo nesse cuidado, para que os laços não se quebrem. E é graças a todo o retorno que vou recebendo que acalento o compromisso de explorar novas abordagens e conteúdos, mas sem descurar temáticas que já são parte da identidade deste projeto.

Modéstia à parte, sinto que partilhei textos interessantes, superando qualquer expectativa que pudesse ter para 2020. E, sobretudo, diverti-me imenso a redigi-los, porque foquei-me em assuntos que têm o meu coração. Honestamente, não sei que planos traçar para o próximo ano, nem estou, propriamente, preocupada, pois só quero que o blogue continue a ser o meu dialeto, tal como tem sido até aqui. No meio de tantas publicações que me entusiasmaram, tive alguma dificuldade em reduzir a lista. No entanto, estas 12 ficaram com uma luz distinta.


JANEIRO


HP // Os Meus Horcruxes: A nossa vida é uma passagem. Não digo para a outra margem, mas por uma fita cinematográfica recheada de momentos e de magia, se possível. Acredito que parte da nossa existência será eterna, enquanto habitarmos as memórias e o coração daqueles que nos querem tanto. Porque é este vínculo que torna a nossa jornada autêntica. Mas quando o corpo parte, por onde deambula a nossa alma?


FEVEREIRO


O Adeus aos Nossos Heróis: A morte de Kobe Bryant abalou-me profundamente, uma vez que foi sempre uma referência no Basquetebol - desporto que me fascina desde que tenho plena noção de quem sou - e por toda a capacidade de entrega, de superação, de união. Pois só alguém verdadeiramente especial poderia criar a onda de amor que se fez sentir em todo o mundo. Depois do choque da notícia, chorei. Chorei muito. E em silêncio. A ler as homenagens que foram sendo publicadas e a recordar fragmentos da sua carreira brilhante.


MARÇO


A Minha Imagem de Marca: Um dos maiores superpoderes da blogosfera, no meu entender, é a capacidade da partilha em matrioska, inspirando-nos uns aos outros na nossa pegada virtual. Enquanto deambulava pelas casas que visito com regularidade, cruzei-me com esta publicação da Cherry. E percebi que era uma recriação do tema abordado pela Inês Mota, do blogue Bobby Pins [aqui]. Inspirada por ambas, descrevi aquela que é a minha imagem de marca [publicação completa aqui].


ABRIL


Semana das Sete Coisas: A propósito do Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor, resolvi criar uma semana temática para homenagear esta arte que me apaixona. Deste modo, escrevi sobre personagens literárias com quem gostaria de tomar café, sobre livros Infanto-Juvenis, sobre trilogias e sagas que pretendo ler, sobre a Estante Cápsula, sobre podcasts literários, sobre citações para guardar no coração e sobre músicas inspiradas em livros. Como se não fosse suficiente, prolonguei a comemoração mais um dia, só para responder ao desafio da @bichodagalaxiaobras literárias para desabafar.


MAIO


As Tatuagens que Um Dia Terei Coragem de Fazer: O nosso corpo é uma tela em branco. Que esconde histórias, cicatrizes, memórias e uma série de experiências mais ou menos inspiradoras. E eu acho maravilhoso eternizar, em desenhos de traços singulares, cada fragmento que marca a voz das nossas vivências. Por essa razão, há um pensamento de Mário Pereira Gomes que me representa, pois acredito na sua veracidade: fazer uma tatuagem significa mostrar na pele o que se esconde na alma. E, não sendo propriamente vital, considero estes registos uma maneira de homenagear [publicação completa aqui].


JUNHO


Separar o Artista da Obra: Utopia ou Necessidade?: A arte tem múltiplas vozes. É uma extensão da nossa identidade. E um passaporte para a liberdade de ser, alargar horizontes, pensar de maneira diferente e, até, criar. Nem sempre temos uma noção clara da sua importância, mas a verdade é que é um refúgio quando a vida nos vira do avesso, colocando à prova a nossa resiliência. Constituída por figuras de vários departamentos, há personalidades que crescemos a admirar, enquanto outras nos surpreendem durante o percurso. Mas quando a realidade se revela antagónica à nossa perceção, existe uma questão que se impõe: seremos capazes de separar o artista da obra? A resposta a este dilema não é universal [publicação completa aqui].


JULHO


Máquina de Escrever // Um Dia, Iremos Render-nos: A um passo do precipício / De braços abertos para voar / Nesta luta sem armas / Desleal e sem pontos de retorno [publicação completa aqui].


AGOSTO


Inconfidências // Como Ser Solteira & a Importância de Sabermos Estar Sozinhos: Na teoria, a maioria reconhece que cada ser humano tem ritmos e prioridades diferentes. No entanto, quando somos confrontados com certas realidades, resvalamos e as observações empáticas tendem a desvanecer [ainda mais, caso não compreendamos as motivações que as sustentam]. E, por mais evoluída que seja a nossa mentalidade, enquanto sociedade, permanecemos demasiado formatados, como se as nossas histórias tivessem de conter os mesmos capítulos [aqui].


SETEMBRO


Os Bastidores do Meu Blogue: A blogosfera é a minha casa. E os bastidores têm muitas camadas, que podem ser uma autêntica personificação de caos. Mas, sabem, são o impulso que torna esta aventura tão especial e feita à nossa medida [publicação aqui].


OUTUBRO


Até Que Ponto Queremos a Verdade nas Redes Sociais?: As redes sociais podem ser um falso espelho. Porque há filtros e as partilhas nem sempre correspondem à verdade dos bastidores. No entanto, numa altura em que se clama tanto pela autenticidade daquilo que se publica, questiono-me se as pessoas procuram mesmo essa transparência ou se é apenas mais uma maneira de ficarem bem vistas [publicação aqui].


NOVEMBRO


Organizar Livros Fora das Estantes: Sinto que, por vezes, só temos de interpretar a nossa casa, porque há divisórias que se adaptam, com naturalidade, a esta nova função. Ainda assim, podemos usufruir de artigos específicos - ou combinar outros recursos - para um efeito mais surpreendente, original e aconchegante [publicação aqui].


DEZEMBRO


Alma Lusitana Edição 2.0: Em maio, com o intuito de assinalar o Dia do Autor Português, estruturei uma iniciativa simples e fiz nascer o Alma Lusitana. Composto por 12 categorias, a finalidade consistia em criar uma lista de sugestões livrólicas, apenas com nomes nacionais. No entanto, não queria que esta dinâmica se limitasse a um dia e fui acalentando o propósito de a desenvolver com outro pormenor. Sustentando-se numa base de clube de leitura, mas com uma orientação mais livre e adaptada a cada participante, o desafio transitará para 2021, ciente que tornará a minha relação com os livros mais diversificada e especial. O conceito em si permaneceu inalterável, porém, senti necessidade de rever duas das categorias [aqui].


Que publicações marcaram o vosso ano?
[Esta reflexão inclui o desafio lançado pela Mas Bea]

Comentários

  1. Escrever é tão isto 🧡 Já não vivo sem a tua escrita,muito muito obrigada pelas tuas partilhas 🌈

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada, minha querida. Sou mesmo grata por te saber sempre desse lado <3

      Eliminar
  2. Adoro a diversidade do teu blogue, estou sempre ansiosa pelas 9h para ver o que nos trazes. :) Obrigada.

    Vou levar este desafio para o próximo ano.

    Beijinho grande!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh, que bom! Fico mesmo de coração cheio com esse retorno tão generoso <3

      Vou adorar ler, tenho a certeza

      Eliminar
  3. Relaciono me profundamente te com as tatuagens que um dia terei coragem para fazer Hahaha

    www.pimentamaisdoce.blogspot.com

    ResponderEliminar
  4. Parabéns pelo blog e continua por cá durante muitos anos!

    ResponderEliminar
  5. Não há como entrar aqui e não ser surpreendida com a diversidade e a escrita com que nos habituas. Já o disse e volto a dizer: visitar e ler As Gavetas da Minha Casa Encantada é sempre uma lufada de ar fresco. Gostei de várias publicações tuas e de ano para ano, consegues superar-te sempre. É muito gratificante acompanhar-te Andreia. De coração. Um beijinho ❤️

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Assim fico completamente sem palavras! Obrigada, de coração *-*

      Eliminar
  6. É sempre adorável abrir as gavetas desta tua casa! Tens sempre tanto para nos dizer, não tenho a certeza se li todos estes posts (mea culpa por isso), mas li muitos deles!
    És linda! E quem escreve assim já merecia um prémio! Aliás todos os dias tu recebes... recebes as visitas de quem te segue e de quem te admira como eu!!

    Beijos e abraços.
    Sandra C.
    Bluestrass

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sem dúvida, não há maior prémio do que ter-vos desse lado! Refiro várias vezes que escrevo para mim, no sentido em que abordo temas que me interessam, mas a verdade é que esta aventura não teria o mesmo significado sem o vosso retorno, que tanto me motiva a continua e a refletir. Obrigada, de coração, por seres presença constante nestas gavetas <3

      Eliminar
  7. Boas entradas!!
    Que o ano de 2021 traga uma "enxurrada" de coisas boas!

    Beijos e abraços.
    Sandra C.
    Bluestrass

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada e igualmente, querida Sandra! Que seja um 2021 espetacular *-*

      Eliminar
  8. Não há mesmo comonão entrar cá e não gostar de ti e da tua criatividade não é mesmo, espero que o teu novo ano te traga só coisas boas
    Beijinhos
    Novo post
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  9. Adoro os teus projectos e quero mt saber o que mais vais trazer para 2021 ;)

    ResponderEliminar
  10. Gostei principalmente das publicações que referes de Agosto e Setembro. Continuarei a acompanhar o blog em 2021. Desejo-te um excelente ano :)

    ResponderEliminar
  11. Desde que te acompanho que leio sempre tudo, embora não comente todos os posts, raramente me falha um, porque encontro sempre um conselho, uma partilha, um pedaço de ti que me traz alguma sabedoria e aprendizagem. 12 publicações incríveis no meio de tantas outras, parabéns <3

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Deixas-me sempre sem palavras! Muito, muito obrigada por estas palavras que aconchegam o coração e pela presença constante <3

      Eliminar

Enviar um comentário