2020 // 12 MESES,
12 PEDAÇOS DE GRATIDÃO

Fotografia pessoal



«Sonhar, viver, agradecer»


A gratidão é um sentimento poderoso e vinculativo, demonstrando o caráter que habita no lado esquerdo do nosso peito. Porque reconhecermos - e agradecermos - o bem que recebemos é a prova que respeitamos o curso da vida, sem darmos algo por garantido. É certo que nem sempre o percurso é auspicioso, dificultando o processo, mas vamos aprendendo a fazer dos contratempos a nossa fortaleza, compreendendo que são mais uma excelente oportunidade para evoluirmos.

Seria, contudo, hipócrita se ocultasse que há circunstâncias que nos fazem vacilar e caminhar sobre uma corda bamba, soltando o trapezista que existe - ou não - em nós. Porque a nossa predisposição não é linear, impedindo-nos de ver a bonança de cada queda. Mas esta condição não é definitiva, podendo ser trabalhada com o intuito de desconstruirmos as revezes do nosso destino. Portanto, nem sempre estaremos bem e é crucial curtirmos a nossa neura - como alguém disse, «às vezes, é preciso dar um passo atrás para podermos dar dois passos à frente» [não garanto que sejam estas as palavras exatas, mas vocês acompanham a ideia]. Porque temos de encarar os problemas e não contorná-los, correndo o risco de ficarem feridas expostas. Além disso, é desta forma que seremos capazes de elencar mecanismos de defesa, que nos permitam olhar para a vida com diferentes filtros.

2020 trouxe-me mais desafios emocionais. No entanto, tendo em conta o panorama, só me posso sentir agradecida por estar bem e saber os meus na mesma realidade. E, para ser justa, este poderia ser o maior agradecimento do meu ano, pois sobrepõe-se a qualquer outro. Ainda assim, senti que tinha condições para destacar 12 pedaços de gratidão.


JANEIRO


Grata pela minha inspiração em movimento.


FEVEREIRO


Grata por ter visto Roda Bota Fora, no Hard Club.


MARÇO


Grata por ter voltado ao Estádio do Dragão.


ABRIL


Grata por ter entrado nos 28 com muitas manifestações de amor.


MAIO


Grata por ter acompanhado Como é Que o Bicho Mexe.


JUNHO


Grata pela luta incansável dos nossos profissionais de saúde e de todos aqueles que, de alguma forma, estiveram na linha da frente.


JULHO


Grata por ser incluída num sonho, celebrando outra vitória dos meus.


AGOSTO


Grata por conhecer lugares maravilhosos do nosso país.


SETEMBRO


Grata por ter matado saudades da minha gémea e da M.


OUTUBRO


Grata pelo retorno em relação à Portugalid[Arte].


NOVEMBRO


Grata pela iniciativa preciosa da Carolina Deslandes.


DEZEMBRO


Grata por poder estar com a minha família, ainda que sem abraços e com todos os cuidados possíveis, só para perceber que estão todos bem - e para desejarmos, juntos, que o próximo Natal já seja com todos à mesa.


Quais são os vossos pedaços de gratidão?

Comentários

  1. Acima de tudo agradeço ter mantido a saúde num ano de pandemia. Conseguimos proteger-nos bem a ponto de ninguém da família ficar infectado. Apesar de ter uma enxaqueca que me deixou de cama em 4 ocasiões do ano, a última antes do Natal. Agradeço ter saúde e os meus também terem. :)

    Um grande beijinho, minha querida e que entremos todos com o pé direito no tão desejado 2021.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso é ótimo, minha querida! Que continuam assim, protegidos 🍀
      As enxaquecas é que vêm desequilibrar essa harmonia

      Muito obrigada! Tu também <3

      Eliminar
  2. Agradecer torna a vida mais leve <3 Aprendi com a minha ame a agradecer pelas pequenas coisas :) Sou o que sou por estar sempre a agradecer e o meu pequenote vai pelo mesmo caminho :) Estou grata a 2020 por nos ter ensinado tanto, por nos ter ensinado a nao desistir <3
    Boas Entradas, minha querida <3 Venha 2021 com a sua esperança para nos tornar ainda mais fortes <3

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sermos gratos é extremamente importante!
      Oww, tão bom, isso é maravilhoso *-*

      Votos de um excelente 2021, minha querida 🍀

      Eliminar
  3. Apesar de tudo, agradeço por todas as oportunidades que tive, pela prorrogação do meu contrato (que foi devido ao Covid) por mais 9 meses, pela descoberta de lugares especiais e lindos da minha ilha, pela minha persistência e pela coragem que tive, durante todos os problemas que tive (que começaram logo em janeiro). Agradeço muito pelas pessoas que conheci e as que foram embora. Ensinaram-me que a amizade de hoje em dia, nem sempre é pelos melhores motivos, pois às vezes, só se querem aproveitar de nós. Agradeço MUITO por ter mantido a minha saúde, visto ser do grupo de risco e só tenho mesmo pena de não poder estar com quem mais gosto nesta virada de um ano tão importante e atípico, mas faz parte. Este ano fez-nos fortes, no próximo, logo se vê. Um grande beijinho minha querida, que a entrada no novo ano seja cheia de sorrisos e perto de quem mais gostas. Um bom 2021, com muito sucesso e felicidade. ✨

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mesmo no meio do caos, há sempre raios de sol para nos aconchegar! E é bom perceber quais nos envolveram, porque assim ganhamos outra motivação para continuar.

      Obrigada, minha querida! Desejo-te o mesmo 🍀

      Eliminar
  4. É tão importante darmos nos conta das coisas importantes que aconteceram este ano! Desejo-te um Feliz ano novo! <3

    www.pimentamaisdoce.blogspot.com

    ResponderEliminar
  5. É bom poder olhar para trás e no meio de tanta coisa menos positiva, compreendermos que també houve coisas muito positivas!!
    Que o ano de 2021 seja repleto de momentos maravilhosos!!

    Beijos e abraços.
    Sandra C.
    Bluestrass

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ajuda-nos a encontrar força e outra motivação para o caminho :)
      Obrigada e igualmente, querida Sandra!

      Eliminar
  6. Como tem sido o ano de 2020, que não haja mais nenhum. Com saúde, paz, amor e alegria, para si Andreia e sua família desejo Feliz ano de 2021.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  7. Muitas vezes olhamos para o copo meio vazio em vez do copo meio cheio. Hoje no Instagram e agora no blog também recolhi algumas fotos do telemovel em que olho o copo meio cheio :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como costumo dizer, acho importante curtirmos a nossa neura, porque é uma forma de não adiarmos a resolução de determinados problemas. Mas, por outro lado, também é fundamental vermos o copo meio cheio para não sucumbirmos :)
      Isso é ótimo!

      Votos de um excelente 2021 🍀

      Eliminar
  8. Como é sempre bom acabar por recordar esses momentos que passaram na nossa vida, espero que este novo ano te traga muita coisa boa e que acabes por realizar os teus sonhos
    Beijinhos
    Novo post
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo! Dá-nos outro alento.
      Obrigada e igualmente, Sofia 🍀

      Eliminar
  9. Estou grata pelas ideias e pelo conteúdo que nos dás. Obrigada Andreia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aww, que querida! Não estava mesmo à espera desta. Fico de coração cheio, obrigada *-*

      Eliminar
  10. estou grata por a doença ainda não ter chegado até mim (pelo menos que eu saiba). estou grata por ter estado tanto tempo com a minha família em 2020.

    ResponderEliminar
  11. Agradecer será sempre uma das melhores qualidades do ser humano. Tenho aprendido ao longo dos anos a olhar com atenção os pormenores e a aproveitar as boas e pequeninas coisas da vida, mas 2020 foi visto ainda com um olhar mais atento, sem dúvida. Talvez te roube a ideia e faça os meus pedaços de gratidão, é um exercício a nível mental e pessoal <3

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Rouba à vontade, coração, acho que é mesmo importante sermos gratos <3

      Eliminar
  12. Adoro ver estes pedaços de gratidão. E é bom refletirmos sobre isso para vermos que, na verdade, podemos ser felizes com poucas coisas simples 💖

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sei que há alturas em que é difícil identificarmos coisas boas, porque nem todos os dias são fáceis. Ainda assim, acredito que parar e fazer esta análise é uma excelente forma de percebermos que temos muitos momentos felizes

      Eliminar

Enviar um comentário