GOODREADS:
READING CHALLENGE 2020

Fotografia da minha autoria



«O meu ano em livros»


A contracapa fecha-se devagar, numa despedida que nos custa quase sempre, porque não queremos arrumar na estante histórias e personagens que nos marcaram tanto. Contudo, ao terminar mais um livro, a lista em espera diminui, trazendo um aconchego maior. E é então que, em cada leitura, vislumbro um horizonte de novos vínculos e aprendizagens, garantindo que este tempo de descoberta transborda de qualidade e de imaginação. Portanto, interligo o desafio e o gosto que é ler cada vez mais - sem pressões desnecessárias. Porque a literatura é preciosa.

A minha meta literária, para este ano, estava marcada nos 55 livros. E, tal como acontece desde 2015, o Reading Challenge, da plataforma Goodreads foi o meu principal aliado nesta missão, complementando-o com os Clubes de Leitura e algumas propostas individuais. O plano pareceu-me exequível, mas fui surpreendida pela reviravolta de 2020: só num ano tão atípico como este é que conseguiria atingir o meu objetivo em junho, salvo erro, ultrapassando os três dígitos. Em simultâneo, ao definir melhor a minha rotina, encontrei novas estratégias, o que contribuiu para aumentar o número de obras lidas.

Fiz pouquíssimas releituras. Em compensação, contabilizei várias estreias, estreitei laços com autores que são parte da minha casa, inspirando-me de uma forma indescritível, e fiz as pazes com Saramago. E, assim, foram inúmeras as narrativas que me encheram as medidas. Apesar de ainda não ter concluído este capítulo, atendendo a que tenho exemplares que pretendo ler até terminar 2020, a minha jornada literária contém particulares que considero interessantes de registar.


📖 Livros lidos: 105, até ao momento, num total de 27 681 páginas;

📖 O livro mais pequeno: A Pequena Semente, Eric Carle [36 páginas];
📖 O livro mais longo: Apneia, Tânia Ganho [696 páginas];

📖 Livro mais popular: Harry Potter e a Pedra Filosofal;
📖 Livro menos popular: A Árvore Que Não Fazia Sombra [G. Câmara];

📖 A minha avaliação média ronda as 4,2 estrelas;

📖 Mês em que li menos: Fevereiro [cinco livros];
📖 Mês em que li mais: Maio [13 livros].


O MEU ANO EM LIVROS 
[ainda a contar]


 JANEIRO 



 FEVEREIRO 



 MARÇO 




 ABRIL 



 MAIO 



 JUNHO 



 JULHO 



 AGOSTO 



 SETEMBRO 



 OUTUBRO 



 NOVEMBRO 



 DEZEMBRO 

- Mataram a Cotovia, Harper Lee;
- A Lua de Joana, Maria Teresa Maia Gonzalez;
- Manual de Sobrevivência de Um Escritor, João Tordo;
- A Certeza do Acaso, Margarida Rebelo Pinto;
- Zona, Mathias Énard;
- O Filho de Mil Homens, Valter Hugo Mãe;
- Uma Dor Tão Desigual [proposto pela Ordem dos Psicólogos];
- Lago, Filipe Santos [a começar].

Se for possível, ainda pretendo ler, pelo menos, um destes dois: Isto Vai Doer [Adam Kay] e Minha Sombria Vanessa [Kate Elizabeth Russell].


Definiram alguma meta literária?

Comentários

  1. Olá querida! Eu adoro ler mas as vezes o tempo ao me deixa ler tanto como eu quero, no entanto a minha meta literária foca - se sempre em nunca parar de ler e ler todos os dias nem que sejam poucas páginas <3
    Continuação de boas leituras!

    www.pimentamaisdoce.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há alturas em que a leitura não é uma prioridade, porque necessitamos de nos concentrar noutras componentes, faz parte :)
      Isso é ótimo!

      Eliminar
  2. Tao bom <3
    Saudades de ler assim tanto :) mas este ano ate nem me portei assim tao mal, muito gracas ao kindle :) Acabei de ler/ouvir Vidas Adiadas de Dorothy Koomson e agora quero começar o do Obama :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este ano foi mesmo uma surpresa nas leituras. Alguma coisa tinha de correr bem :p
      Quero tanto ler o do Obama!

      Eliminar
  3. Ler mais de 10 livros por mês "é obra". Eu gostava de ser assim, mas acho que o máximo foi uns cinco xD Mas melhor que zero eheh
    Beijinhos e continuação de boas leituras.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Só num ano como este é que iria conseguir :p ahahah
      O que é ótimo!

      Obrigada e igualmente

      Eliminar
  4. Defino sempre 100 livros, infelizmente, ainda nunca a atingi. Por enquanto li 30 livros, veremos como termina :)

    Beijinho grande, minha querida!

    ResponderEliminar
  5. Acabei de ler o «Isto Vai Doer» de Adam Kay e é tão bom! Recomendo muito :)

    ResponderEliminar
  6. Quantos livros maravilhosos, ler faz bem, você leu muito livros magníficos, desejo um Feliz Natal bjs.
    http://www.lucimarmoreira.com/

    ResponderEliminar
  7. Defini uma meta de cerca de um livro por semana, portanto fazendo um total anual de 53 ou 54 livros e acho que vou cumpri-la. Muitos parabéns pelo número incrível de livros que leste ultrapassando bem a tua meta! Maravilhoso!

    ResponderEliminar
  8. Neste tão atípico eu li menos. Porém pesquisei mais. Minha leitura foi mais pedagógica e menos literária. Tua lista é invejável Andreia
    Desejo a você um Feliz Natal pleno de paz, amor, fé e muita saúde e um Ano Novo cheio de realizações! Que Deus, em sua infinita bondade, abençoe e encha de paz todos os corações. Natal é tempo de comemorar a vida, espalhar o amor e semear a esperança.
    Beijinhos Natalinos carregadinhos de amor

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É tão bom aprendermos através da leitura :)

      Obrigada e igualmente, Gracita!

      Eliminar
  9. Também é preciso fazer a contabilidade do nosso trabalho!!
    Boas leituras!
    xoxo

    marisasclosetblog.com

    ResponderEliminar
  10. É sempre nostálgico quando terminamos a leitura de um livro, pelo menos é essa a sensação que tenho. Leste muito este ano, eu nem por isso e não me parece que o faça em 2021 por causa do nascimento do meu filho.

    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo!
      Pode ser que os livros infantis acabem por fazer parte da vossa rotina e partilha de mãe e filho :)

      Eliminar
  11. Ultimamente leio muito pouco.
    Li alguns dos livros aqui apresentados.
    As tuas fotografias são sempre MARAVILHOSAS.
    Morro de inveja!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há alturas em que procuramos outros hobbies :)
      Muito obrigada, Teresa!

      Eliminar
  12. Acho que isso é que foi ler, acho que é mesmo só para quem tem um amor a leitura, parabéns
    Beijinhos
    Novo post
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  13. Ler livros é um bom lenitivo para alegrar a alma e refrescar o coração
    .

    Deixo também votos de um SANTO E FELIZ NATAL
    Cumprimentos poéticos

    ResponderEliminar
  14. O ano em que atingir as 105 leituras será um grande marco ou milagre 😂, mas só este ano comecei a ler muito mais. Consegui completar o meu desafio no Goodreads (35 livros) e no próximo quero ler 55. 😬 A ver se consigo! 🤞🏼Releituras não fiz 🤦🏻‍♀️ mas pretendo reler no próximo ano, A Lua de Joana, que gosto muito. Já o li uma dezena de vezes e nunca deixa de ser interessante a temática abordada. Pretendo também ler Eça de Queirós. Tenho dois livros há anos, desde o tempo de escola, que nunca li. A Cidade e as Serras e Relíquia. Não sei mesmo o que esperar destas leituras, mas vou tentar! Que ano bom em leituras! Precisas mesmo de ensinar-nos como ler mais do que 3 livros num único mês!! 😅 Beijinho 😘

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Achei que nunca iria acontecer. Só mesmo 2020 para acontecer semelhante 😂
      A sério? Isso é excelente. Que bom *-* vais conseguir, vais ver! Li A Lua de Joana pela primeira vez e sei que é um livro que também vou querer reler. Gostei muito d' A Cidade e as Serras.
      Nada como experimentar :)
      Acho que é só mesmo uma questão de encontrarmos uma estratégia que funcione connosco. Por exemplo, desde que troquei os episódios das séries por mais um capítulo de um livro [deixando as séries para o fim de semana], passei a ler mais

      Eliminar
    2. Tenho mesmo de experimentar! A única coisa que fiz diferente foi desligar-me das redes sociais e ler mais. Ajudou-me de ambas as maneiras. 🙏🏼 muito obrigada pelas dicas! Como sempre ❤️

      Eliminar
    3. Também ajuda bastante :)
      Oh, nada que agradecer, minha querida

      Eliminar
  15. Tinha noção de que tinhas lido muito, mas não tinha noção de que tinhas lido tanto! 😱

    Fico a aguardar a publicação em que explicas como é que se faz para ler assim. 😂


    A Sofia World

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não fosse registando as leituras e até me parecia impossível este número :o

      Quando descobrir o segredo, partilho ahahahah

      Eliminar

Enviar um comentário