32: palavras que me definem

Fotografia da minha autoria



«(...) tenho a vida toda para viver»


O Próprio, álbum do Dillaz, continua a ecoar pela sala (e pela minha vida), tal como tem acontecido desde a data em que saiu. Quando cheguei à faixa Pé no Mar, fiquei presa aos versos «Amor tu não vivas com ódio/Pois quando a neblina passar/Vais ver que é só mais uma história». Tinha gostado deles à primeira, mas houve algo que me impactou ali, porque fiquei a pensar se não é isso que procuramos todos: uma história.

Os pensamentos divagam, nem sempre de uma forma metódica, linear. Muitas vezes, manifestam-se de uma maneira descoordenada, alvoroçada, como se dentro do peito habitasse um qualquer tom de caos - mas este caos não tem, necessariamente, de ser pronúncio de fatalidade, pode ser só um estado de euforia que nos desorganiza e nos embala por outros comprimentos de onda. Seja como for, os pensamentos divagam e a vida segue adiante, comigo a navegar, sem que se equilibrem os passos, os traços, a ordem no geral. Portanto, sim, fiquei a idealizar que, se nada resultar desta infinita travessia emocional, pelo menos alguma história há-de aparecer pelo meio: para ajudar a lamber as feridas ou para ser o mais vibrante apontamento de celebração.

Há uns dias, partilhei com uma amiga a intenção de tatuar com o Fred Gomes. Numa troca de vontades, acabamos por realçar a forma bonita como ele nos conta as histórias por trás de cada tatuagem que faz. Por vezes, sem qualquer desmérito pelo desenho, salto logo para a legenda da fotografia, porque quero descobrir o que escondem aqueles traços. E, depois, apaixono-me um bocadinho mais pelo resultado e pela ideia de, no futuro, ter essa oportunidade. Eu sei o que quero deixar gravado na pele, mas também confidenciei que não tenho uma narrativa extraordinária que sustente aquela imagem. Ainda assim, é a minha e isso valerá de alguma coisa. Porque, neste processo de autodescoberta, aprendi que todos os nossos contos têm valor.

Seja no papel ou no quotidiano, apesar do que nos mova, há elos que se afiguram transversais. É por isso que acredito que todos procuramos por uma história que nos transcenda - mesmo que, racionalmente, já a estejamos a viver. E eu tenho uma caixa cheia de polaroids que me prova isso mesmo. Apeteceu-me apenas deixar registado, para servir de lembrete para quando a memória se afigurar turva e o peito inquieto.

Quando a neblina passar, tenho a certeza, continuarei a procurar por uma infinidade de histórias: para escrever, num exercício de liberdade criativa, e para viver, procurando sempre aquela que me servirá melhor. Mais tarde, poderá ser necessário realinhar tudo, mas estarei sempre ali, a unir todas as pontas soltas.

Enquanto refletia sobre tudo isto (sinto que a idade vai trazendo mais reflexões e ponderações, pelo menos, parece-me que passo mais tempo a analisar certos pensamentos) e pensava numa dinâmica diferente para acolher os 32, recordei-me do verso «há sempre uma história», do Diogo Piçarra, e pensei que a minha é feita de muitas palavras. Por esse motivo, fui à procura das trinta e duas que acredito que me definem.

  • abraços (recebidos, para dar, aquele colo que nos permite ancorar em qualquer lugar);
  • tulipas (pelas memórias e pelas pessoas que agregam);
  • porto (cidade, clube, casa);
  • margens (das minhas cidades, do blogue, de tudo o que me inspira);
  • poesia (porque me aconteceu, como diria Sophia, e porque o meu peito pensa sempre em verso);
  • escrita (mesmo que tudo falhe, esta é a minha constante);
  • livros (e livrarias, que tanto mundo e conforto me dão);
  • podcast (o meu, que é uma forma de me desafiar, e todos os que ouço);
  • blogue (o meu caminho começou em 2009 e continua a fazer todo o sentido);
  • insegurança (porque duvido muito e vou aprendendo a geri-la);
  • amor (que sinto pelos meus e porque sei que sou muito amada);
  • família (o meu grande pilar, a minha identidade);
  • madrinha (questiono-me muito se estou à altura desta responsabilidade, mas enche-me o coração);
  • alma (lusitana, em tudo o que faço);
  • pavlova (por ser um doce que adoro e por trazer muitas horas de escrita);
  • raiz (levo sempre a minha, para onde for);
  • fotografia (uma das minhas paixões mais antigas);
  • saudade (de pessoas, de lugares, de momentos felizes);
  • miguxos (a família que escolhi);
  • maracujá (só para mostrar que tenho gostos simples);
  • mulher (de nascença, de crença, em tudo o que acredito);
  • liberdade (hoje, sempre, em todas as minhas ações);
  • solitude (porque vou aprendendo a desfrutar da minha companhia);
  • silêncio (que é paz, que é dialeto, que é, tantas vezes, a resposta que procuro e que tanto aprecio);
  • abril (sou mesmo filha de abril, com todas as mensagens que isso implica);
  • andorinha (nos sonhos, na liberdade, em todas as viagens que imagino possíveis);
  • primavera (estação que me enche as medidas);
  • sentimental (não só pelo álbum do Piçarra, mas porque sou muito mais sentimental do que racional);
  • empatia (porque há lugar para todos);
  • dança (mesmo que não tenha jeito, é algo que me completa);
  • évora (não sei qual, nem porquê, mas uma das minhas costelas é de lá);
  • sonho (porque só sei viver assim e ainda tenho muito para sonhar).

No Instagram, perguntei que palavras é que me definiam e não ficaram esquecidas. Obrigada ♥

  • harmonia e fotografia;
  • amiga;
  • lealdade, amizade, humildade, carinho, casa;
  • criativa


32, façam a vossa magia ✨

8 comments

  1. Yeah! Hoje é Dia de Festa neste Cantinho Feliz *.* Muitos Muitos Parabéns, minha querida :) Espero que tenhas um dia muito especial na companhia daqueles que mais amas :) Nao respondi no Instagram mas respondo aqui: és inspiração boa que enche o coração e aquece a alma :) Jamais percas a tua essencia *.*
    Revi-te em cada uma destas palavras *.*
    PS: Coincidencia boa: O melhor amigo do meu Louis tambem faz hoje anos, 8 aninhos *.*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não tenho palavras para agradecer tanto carinho, mas... Muito, muito obrigada, minha querida. Significa muito ler isso <3
      Owww, que coincidência tão bonita, adoro!

      Eliminar
  2. Parabéns, minha querida, que seja um dia com tudo o que mais desejas.

    Para mim, és sorriso. És alma. És poetisa. És liberdade.

    Revejo-te em todas estas palavras espalhadas pelo teu cantinho.

    Um beijinho especial.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Awwwww, assim não aguento! Muito, muito obrigada, minha querida. Ler isso faz-me o dia <3

      Eliminar
  3. Parabéns Andreia família pra mim é tudo é a minha base, bjs.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada, Lucimar! É aquele pilar que nos conforta sempre e que nos permite chegar mais longe

      Eliminar
  4. Espero que o teu aniversário tenha sido incrível tal como mereces, minha querida. Que este novo capítulo seja recheado de muitas coisas boas.🤍

    ResponderEliminar