as coisas maravilhosas de março

Fotografia da minha autoria



«A vida é feita de momentos colecionáveis»


O mês da primavera, das andorinhas e da poesia começou com uma novidade bonita - o novo álbum de um dos meus artistas favoritos - e aproveitei a ocasião para comprar bilhete para um concerto ao qual irei sozinha. Arriscar em programas a solo não é algo regular, mas acho importante e estou bastante entusiasmada.

Março, por outro lado, faz sempre sentir o peso da ausência, das saudades e dos aniversários que ficaram em suspenso, mas nunca esquecidos. Por isso, as tulipas não permaneceram só em casa, foram preencher o vazio noutro lugar - mesmo que não tenha, em nenhum momento, a mesma energia (só homenagem). E no meio de um luto que nunca tem pausa, apenas deixa de trovejar por dentro, há sempre um manifesto de amor.

Acolhi muitas coisas maravilhosas neste mês e sei que a maior parte delas delas deixará saudades. Que bom que foi vivê-las na primeira pessoa, bem perto de todos aqueles que são o melhor que tenho na vida.


as coisas maravilhosas de março


 os fragmentos aleatórios

As eleições legislativas deram muito em que pensar, até porque sinto que o desnorte era uma sensação transversal a grande parte da população. Por esse motivo, foi um alento ler a newsletter do Jota, porque construiu uma espécie de guia eleitoral para totós, elucidando-nos sobre o assunto.

O Diogo Piçarra lançou o seu mais recente álbum, SNTMNTL, que representa uma aventura pela música eletrónica, mas sem esquecer as origens e a sua identidade. Como o próprio procurou transmitir através do título, este trabalho «não significa só sentimental» - daí a omissão das vogais - e, creio, é mais uma prova do quanto consegue ser camaleónico, como escrevi aqui. Ter uma representação física é mesmo especial.

      

      

POTTS: Tea, Coffee, Cakes and Books
O facto de o nome ser «inspirado em Mrs. Potts, a famosa bule do clássico "A Bela e o Monstro"», um dos meus filmes favoritos, já era indicador do quanto este espaço tinha tudo para me arrebatar, mas é claro que os fatores não se esgotaram nesta curiosidade. Leiam aqui a minha opinião completa sobre o espaço.

Como ramo de Páscoa, o meu afilhado ofereceu-me um bilhete para o concerto d' Os Quatro e Meia, no Super Bock Arena. A Rita da Nova anunciou a data em que sairá o seu segundo livro (17 de abril). Tive mais uma sessão de escrita. E celebrei tanto o Dia Mundial da Poesia, como o Dia do Livro Português.


as músicas e os álbuns

🎧 Bênção, Mizzy Miles, Van Zee & Bispo;
🎧 Sentimento Bom, Wander Isaac;
🎧 Saudade, Miguel Araújo & Os Quatro e Meia;
🎧 Obeah Me, Richie Campbell & Notnice;
🎧 Não És Tu, Sou Eu, Bárbara Bandeira


💿 SNTMNTL, Diogo Piçarra;
💿 Beco Com Saída, Diana Lima;
💿 Subida Infinita, Capitão Fausto;
💿 Borogodó, Firgun;
💿 Cowboy Carter, Beyoncé


 as publicações

Não me conformei com a possibilidade de nunca vir a ser uma autora publicada, apenas compreendi que não é bem isso que me move. Quero, mas não será o fim do mundo se nunca vier a acontecer. Porque, quando mais nada fizer sentido, a escrita estará lá para mim. E, por isso, continuarei a escrever.

O Supergigante, que conhecemos como Edgar no livro de Ana Pessoa, estava sempre a correr, muitas vezes sem saber se corria atrás de algo em concreto. E há uma passagem na qual afirma que é como se ele «próprio tivesse chegado atrasado à [sua] história». De repente, parecia que a sua vida já ia a meio, mas ele tinha acabado de chegar ali: àquele momento, àquele sentimento. E a minha dúvida foi: quem o fez acreditar nisso?


 os filmes, as séries e os podcasts

Aos poucos, as séries que acompanho vão regressando. Este mês, estreou a temporada 7 de S.W.A.T.: Força de Intervenção e a temporada 2 de Alert: Unidade de Pessoas Desaparecidas.

Erro 404
A nova série da RTP1 tem Inês Aires Pereira no papel de protagonista e uma premissa que me pareceu intrigante. Estes dois fatores foram o suficiente para querer ver e posso já adiantar que está a prometer e a cumprir. Rita acabou de perder a melhor amiga e companheira de casa. Mergulhada numa tristeza profunda, completamente desmotivada e apática, encontra uma réstia de esperança numa aplicação: a Appy, que lhe permitirá viver a vida de outras pessoas. No estado em que se encontra, sente que não tem algo a perder, no entanto, a fase experimental desta aplicação pode trazer-lhe consequências irreparáveis.

Quanto a podcasts, destaco três episódios extraordinários: Alexandra Lucas Coelho no A Beleza das Pequenas Coisas (Parte 1 e Parte 2), Capicua no Voz de Cama e Tomás Wallenstein no Watch.tm.


os livros

📖 alma lusitana
Uma Vida Assim-Assim, Cláudia Araújo Teixeira | O Caminho Imperfeito, José Luís Peixoto | Antes Que o Amanhã Se Vista de Fogo, Cátia Cardoso;

📖 ler djaimilia
Ajudar a Cair, Djaimilia Pereira de Almeida;

📖 clube do livra-te
In Memoriam, Alice Winn;

📖 12 livros para 2024
As Primas, Aurora Venturini


Outros livros do mês:
A Cicatriz (Maria Francisca Gama) | Supergigante (Ana Pessoa) | Finalmente o Verão (Mariko Tamaki) | A Importância do Pequeno-Almoço (Francisca Camelo - releitura) | Um Preto Muito Português (Telma Tvon) | Nini (Ticas Graciosa) | Ode Triumphal à Cona (Cláudia Lucas Chéu) | A Ilha das Árvores Desaparecidas (Elif Shafak).


os momentos

Acompanhei a minha melhor amiga a uma ecografia e fazer parte deste momento, para além de me comover, deixou-me com ainda mais vontade de conhecer a Lúcia - estamos todos à tua espera, pequenina. Além disso, há uns dias, surpreendemo-la ao aparecermos no chá de bebé que as colegas de trabalho organizaram.

   

A minha família também vai aumentar! Quando o meu primo ligou a dar a boa nova, fiquei de coração a transbordar de felicidade. Vem aí mais um menino para acompanhar toda a loucura deste núcleo duro.

   

Diogo, Luís Franco-Bastos
Tem sido entusiasmante acompanhar a sua evolução, enquanto humorista, porque acho que se predispõe a explorar várias camadas, interligando uma certa crítica social e apontamentos mais descontraídos e pessoais com bastante naturalidade. No grupo de artistas que faço por ver ao vivo, ele aparece destacado, mas já tinha assumido a derrota de não ter conseguido assistir ao seu mais recente solo - restava-me aguardar pela possibilidade de o disponibilizar numa plataforma online. Mas os pequenos milagres existem e o Luís Franco-Bastos regressou ao Porto, em sessão dupla - leiam aqui a experiência completa.


Como foi o vosso mês?

8 comments

  1. Março é o mês de aniversário do meu pai, fomos jantar os três fora e foi muito intimista. Li 4 livros, dos quais gostei bastante, estreando-me na escrita da Rosa Lobato de Faria. E continuei a jornada da nova edição do meu manuscrito, que a passos largos se vai cumprindo.

    Beijinho grande, minha querida!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tanta coisa boa, minha querida. Que bom! Espero que abril continue com a mesma energia

      Eliminar
  2. Que maravilha de mês *.* Março é meu mês! Adoro celebra-lo... mesmo qu este ano tenha sido sobre o efeito de antibioticos mas nao desisto pois parar é morrer e enquanto ha vida ha esperança hehe e Março mostra-nos isso :)
    Venha o teu/nosso Abril com a sua constante Liberdade *.*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A energia certa para enfrantar qualquer contratempo! Espero que abril seja generoso contigo, minha querida.
      Seguimos juntas *-*

      Eliminar
  3. Tantos momentos bons!!
    Por aqui Março foi caótico! No blog entrevistas que acabaram por não se concretizar, mas de um modo geral um mês inteiro dedicado ao teatro. Mas já passou, correu tudo bem!
    Que venha Abril!!

    Beijos e abraços.
    Sandra C.
    Bluestrass

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Levar sempre o que fica de melhor, tão bom *-*
      Espero que tenhas um excelente abril!

      Eliminar
  4. Espero que Abril esteja a ser ainda melhor :)

    ResponderEliminar