Entrelinhas #25

Fotografia da minha autoria

«Os volumes da série Selecções do Livro são publicados com intervalos de dois a três meses entre si»


Tenho uma lista vasta de livros que gostava de ler. Apesar de já ter lido a maior parte das obras que existem cá em casa, ainda há títulos que estão por descobrir. Foi com o intuito de reverter isso que me aventurei com um dos volumes da série «Selecções do Livro». Que traz não uma, mas quatro histórias!

Na Promessa da Mentira: Escrita por Howard Roughan, permite-nos conhecer Dr. Remler, psicólogo, que «recebe um telefonema perturbador da sua nova doente intrigante, Samantha Kent». Ao procurar auxiliá-la, «nem dá conta que está a ser habilmente atraído para uma terrível armadilha». Esta narrativa caracteriza-se por um grande mistério. E é impossível não imaginarmos as cenas descritas. Há, inclusive, momentos em que sentimentos a urgência da ação, até porque as informações que vão sendo reveladas aumentam a vontade de descobrir o que acontecerá depois. Levantando várias questões, há uma que nos acompanha sistematicamente: «porquê?». O enredo é mesmo envolvente e carregado de tensão, mas também fica marcado por algum humor e sarcasmo, que permitem aligeirar o ambiente. Cheio de voltas e reviravoltas, prevalece uma incerteza: será que podemos confiar verdadeiramente nas pessoas?

«Fazemos tudo para não termos de nos confrontar com a crua e perturbadora realidade: gente boa é capaz de praticar actos verdadeiramente hediondos» (p.20)

Olhar as Estrelas: Da autoria de Belva Plain, a história foca-se na vida de Adam. Nas mudanças. E nas relações humanas. Paralelamente, evidencia um pensamento não muito distante da realidade, onde ainda se encara a diferença de idades numa relação como algo negativo. A passagem do tempo é muito rápida, sobretudo nos primeiros capítulos. Mas esta «saga de amor e família», faz-nos acompanhar todas as vivências da personagem principal, que a certa altura «sucumbe a um momento de fraqueza» que pode colocar tudo em causa.

«- Alguma vez lamentou eu ter nascido? Diga-me a verdade, Pa» (p.195)

A Odisseia Branca: Este conto de Nicolas Vanter é uma verdadeira aventura, que nos provoca emoções variadas. Com uma escrita fluída e concreta, conseguimos sentir a jornada longa, difícil e carregada de dúvidas que assombra o protagonista. Página após página, vamos conhecendo a sua missão, bem como todas as adversidades e frustrações. Contudo, a base de toda esta narrativa é um sonho que começa a ganhar forma. E isso acalenta-nos a esperança. A parte final da obra é dedicada a uma das personagens, por isso acabamos por ter dois relatos. Uma das particularidades é que sentimos o quanto esta viagem é solitária, por todos os pensamentos partilhados, mas que o espírito de equipa é fundamental - e esta equipa em concreto é bastante especial!

«Atravesso a linha de chegada como se estivesse a entrar num buraco negro. Tenho um cão nos braços e uma nuvem de jornalistas à minha volta» (p.436)

O Estranho Caso do Cão Morto: Mark Haddon juntou no mesmo plano de escrita um rapaz que «sofre de uma forma de autismo» e a morte do cão «de uma vizinha». Aparentemente, não há algo de misterioso, mas facilmente compreendemos que os contornos deste enredo não são assim tão simples. A componente descritiva desta história torna a leitura ainda mais interessante. E enquanto Christopher tenta apurar a verdade, «tropeça num segredo que vai virar-lhe a vida do avesso». Além disso, vemos todas as superações e mudanças comportamentais que, inevitavelmente toda a aventura lhe provoca.

«Tirei a forquilha do cão, peguei-lhe ao colo e abracei-o. Eu gosto de cães» (p.455)

Não me recordo como é que obtive este livro, mas foi uma agradável surpresa. Apesar de serem contos completamente distintos, todos eles têm a capacidade de prender a nossa atenção. Fiquei cheia de vontade de ler mais obras escolhidas e editadas pelas Selecções do Reader's Digest!

Comentários

  1. Obrigada, princesa, com este post trouxeste me memórias muito boas da minha infância e adolescência :) as seleções do readers digest eram presença constante lá em casa :) adorava receber as revistas e os livros deles :)
    Bjinhosss
    https://matildeferreira.co.uk

    ResponderEliminar
  2. Não conhecia este livro, mas é sempre bom ler histórias diferentes, descobrir estilos de escrita diferentes.

    Fiquei curiosa!

    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  3. Eu confesso que tenho andado um pouco distanciada da leitura!



    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
  4. Não tenho lido nada :(
    Boas leituras linda
    Beijinho

    ResponderEliminar
  5. Não conhecia este livro e fiquei mesmo curiosa com "
    Olhar as Estrelas" e "O estranho caso do cão morto" :)

    ResponderEliminar
  6. Andreia que maravilhosos os títulos dos livros, são livros com uma boa leitura, Andria bjs.
    http://www.lucimarmoreira.com/

    ResponderEliminar
  7. Não li, mas pelas descrições fiquei com vontade.
    Logo que tenha oportunidade, vou procurar...
    Continuação de boa semana, amiga Andreia.
    Beijo.

    ResponderEliminar
  8. Não conhecia nenhum, mas ultimamente não tenho tido vontade, nem tempo para ler nada xD
    R: Que tudo te corra bem e que tão rápido quanto possível arranjes emprego :)

    ResponderEliminar
  9. Por cá também tem estado tudo tranquilo. Já temos internet finalmente, só que agora são as frequências e os trabalhos que começam a aparecer -.-

    ResponderEliminar
  10. Have a great day.
    www.rsrue.blogspot.com

    ResponderEliminar
  11. Não conhecia mas fiquei com curiosidade, pois parece ser muito bom :)

    ResponderEliminar
  12. Não li, não sei explicar,
    continuação de boa leitura
    estou passando para lhe desejar
    uma noite com sonhos de ternura!

    ResponderEliminar
  13. Fiquei curiosa com a história do cão
    https://retromaggie.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  14. Eu nunca tinha ouvido falar nestes livros :s
    Mas com a tua opinião deixaste-me curiosa

    ResponderEliminar

Enviar um comentário