Doce ou salgado q.b. #16

Fotografia retirada do site It's up to you


«Cozinhar é como tecer um delicado manto de aromas, cores, sabores, texturas. Um manto divino que se deitará sobre o paladar de alguém sempre especial», Sayonara Ciseski»



O meu desempenho culinário é, modéstia à parte, irrepreensível no que diz respeito a pequenos-almoços, lanches e snacks, simplesmente porque é a altura em que mais me divirto. Na maior parte das vezes, não há qualquer complexidade na ementa, mas o empratamento apela - e desafia - o meu lado criativo. E uma das opções que tanto combina com a primeira refeição do dia, como sabe bem a meio ou ao fim da tarde é Papas de Aveia, até porque não faltam alternativas. Não é algo que coma diariamente, mas sinto-me sempre saciada - e feliz - quando o faço. E, claro, a receita não podia ser mais intuitiva e rápida. Aceitam a sugestão?


Papas de Aveia


Ingredientes:
- 4 colheres de sopa de flocos de aveia;
- 150 a 200 ml de leite [consoante gostarem das papas mais ou menos grossas];
- 1 colher de sopa de açúcar ou adoçante [opcional];
- 1 colher rasa de canela em pó [opcional];
- 1 casquinha de limão [opcional].

Modo de Preparação:
- Numa taça grande, para não extravasar no microondas, colocar os flocos de aveia, a casca de limão, o açúcar e a canela;
- Misturar cerca de 150 ml de leite;
- Levar ao microondas durante 2 minutos e meio, na potência máxima;
- Antes de servir, polvilhar com um pouco mais de canela.

Notas:
- Mexer bem e, se necessário, adicionar um pouco mais de leite;
- Por normal, paro duas vezes o microondas a meio da cozedura para mexer as papas, porque as deixa mais cremosas;
- Nunca coloco açúcar [ou semelhantes], nem sinto que seja preciso. O mesmo acontece com a casca de limão;
- Em dias mais gulosos, substituo a canela por chocolate em pó;
- Sirvo-as, quase sempre, acompanhadas por banana, mas com mirtilos também fica delicioso.



Gostam de papas de aveia ou nem por isso?

Comentários

  1. Adoro este tipo de refeição saudável e apetitosa que é muitíssimas vezes o meu jantar.
    Aprendi em Inglaterra a gostar e a preparar as papas de aveia. Claro que sem açúcar.
    Gosto muito de frutos vermelhos.
    Ao pequeno-almoço prefiro beber café e comer pão com manteiga e doce de laranjas azedas.

    Beijocas de Düsseldorf para Vila Nova de Gaia com o grito FORÇA PORTUGAL 🏆

    ResponderEliminar
  2. Por aqui dia sim dia não como papas de aveia co
    banana e um quadrado de chocolate negro :) tem sido assim desde que amamentei porque a aveia e boa para fazer mais leite materno :) para quem dizia que não gostava de aveia, rendi me Hehe
    Nao temos microondas mas tb não sentimos falta :)
    Bjinhosss e boa semana*
    https://matildeferreira.co.uk/

    ResponderEliminar
  3. Optimo aspecto, mas a minha preguiça não permite ter trabbalho xD
    Por isso é que o meu pequeno almoço por exemplo é sempre igual xD

    ResponderEliminar
  4. Não gostava, e aprendi a gostar, esta sugestão parece óptima :-)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. nham delícia essa receita de mingau de aveia pro café da manha

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderEliminar
  6. Hum, olha que nunca fiz nada assim, mas parece ser bastante bom
    Beijinhos
    Novo post (Review Mala?) // CantinhoDaSofia /Facebook /Intagram
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  7. Adoro papas de aveia! :D

    amarcadamarta.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  8. Aceito a sugestão sim Andreia, que delícia! Ainda mais acompanhado de bananas. #AMO

    ResponderEliminar
  9. Também costuma ser o meu pequeno-almoço muitas vezes :)
    Faço como tu, apenas aveia e leite, com uma pitada de canela por cima. Tão bom!

    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  10. Tenho aprendido a gostar, no entanto, como não sou fã de canela, opto pelo chocolate em pó ou apenas com frutinha :)

    ResponderEliminar
  11. Muito bom. Adorei :)))

    Bjos
    Votos de uma óptima Segunda - Feira

    ResponderEliminar
  12. Acho que nunca comi papas de aveia, apesar de ser do tempo em que os meninos comiam papa. Hoje é um bocado ao contrário... eheheh

    Despertou-me a atenção o nome do autor da frase (Sayonara Ciseski) e como tenho uma imaginação muito fértil (cof cof) tenho estado cá a pensar se traduzido para português (dado que sayonara é adeus, em japonês), não será algo do género daquela expressão que usamos para a visitas indesejadas: "adeus ou vai-te embora". eheheheheheh
    Durante a pesquisa no tradutor do Google se "adeus" se escreve "sayonara" ou "saionara", obtive uma resposta muito interessante, que me escuso a mencionar aqui. eheheh

    ResponderEliminar
  13. Eu não me safo com esse tipo de comida!

    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
  14. Confesso que nunca experimentei, normalmente uso a aveia em panquecas,mas abriste-me o apetite.

    Beijinhos :)

    ResponderEliminar
  15. Olá
    Eu adoro flocos de aveia mas a última vez que comi fui parar às urgências e até contei a história no blog, dizendo que tinha cometido o pecado da gula😫
    Contento me com metade de um pão torrado com doce e um chá 😭
    Mas esse lanche deve ser uma maravilha.
    Xoxo

    marisasclosetblog.com

    ResponderEliminar
  16. Hum parece-me muito bem esta receita, tenho de experimentar.
    Beijinhos
    http://virginiaferreira91.blogspot.com

    ResponderEliminar
  17. ;)

    Nunca provei! Tem cara boa. Receita anotada!

    Ótima segunda!

    Beijo! ^^

    ResponderEliminar
  18. Muitas açordas eu comi,
    e muitas papas de milho
    outras coisas que não vi
    mas que existem acredito!

    Esperava mais da selecção,
    do que daquilo que hoje vi
    se não fosse aquele golão
    do Quaresma, já ficava aqui!

    Tenha uma boa noite Andreia.

    ResponderEliminar
  19. Também costumo me aventurar na cozinha e sempre me saio bem!
    Vou anotar a receita!

    clebereldridge.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
  20. Tenho de experimentar, têm ótimo aspeto! Já tentei inúmeras vezes fazer panquecas de aveia e correu sempre mal com a massa, não sei se escolhi mal o tipo de aveia ou lá o que foi... Parece-me que as papas são capazes de correr melhor porque é só misturar e comer. Vou experimentar! :)

    ResponderEliminar
  21. Eu gosto, mas como com iogurte ou leite.
    Por acaso nunca as cozinhei, mas também devem ser boas :)
    Beijinho minha linda.

    ResponderEliminar
  22. R: ahah, não te sei explicar, mas sempre que eles passam na rádio, por exemplo, eu mudo de estação :p pode ser embirração minha.
    Há coisas que se tiverem um ligeiro toque a canela até vão, mas se for exagerado já me enjoa muito :)

    ResponderEliminar
  23. P.S. O teu menino a dar-nos alegrias, Quaresma allez :p

    ResponderEliminar
  24. Ainda não provei confesso tenho de experimentar
    https://retromaggie.blogspot.com

    ResponderEliminar
  25. Vou tentar fazer qualquer dia! ;D

    Ótima terça!

    Beijo! ^^

    ResponderEliminar
  26. it look yummy and healthy too.
    i will try it.

    ResponderEliminar
  27. Acho que vais adorar, meu bem :D Resulta super e tem um cheiro maravilhoso!

    Tenho um vício com papas de aveia, para te ser sincero! ahaha
    Faço de forma diferente da tua, mas vou ter de experimentar esta receita. Nunca tinha pensado em colocar limão... deve dar um sabor brutal :o

    NEW OUTFIT POST | A LOT OF THINGS YOU DON'T KNOW ABOUT ME!!!! :O
    InstagramFacebook Official PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar
  28. Comi só umas duas ou três vezes, mas gostei :D

    ResponderEliminar
  29. Adoro aveia e papas de aveia quer no verão mais fresquinhas ou no inverno quentes para aquecer a alma :)
    Misturando com diferentes toppings dá sempre uma "vida" diferente!

    ResponderEliminar
  30. Gosto muito de aveia... às vezes tenho cada invenção, que nem te passa pela cabeça :P

    ResponderEliminar
  31. Nunca experimentei mas tenho que tratar disso!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário